7DE62FB6-3DD2-4BDA-B46B-7DD8CC7053ACPATRUS TRANSPORTES RECEBE O SELO BV ESG360 DO GRUPO BUREAU VERITAS

 

Certificação reconhece o cumprimento de normas ambientais, sociais e de governança não-obrigatórias que transformam negócios e aumentam a confiança no mercado.

Leia mais...

CODEX GEOTECNOLÓGICACODEX LANÇA SOLUÇÃO GEOTECNOLÓGICA INTEGRALMENTE CUSTOMIZADA PARA GOVERNOS ATUAREM NA PREVENÇÃO E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS

As ferramentas são personalizadas para permitir o desenvolvimento de políticas públicas e planos de contingência que evitem que incidentes ambientais se tornem desastres humanitários.

A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, lança uma solução geotecnológica com plataformas integralmente customizadas para a prevenção e resposta a desastres naturais. Leia mais...

BrasilEngenharia homenagem copyDIA DO ENGENHEIRO – 11 de dezembro

Homenagem do Portal Brasil Engenharia ao Engenheiro, aquele que faz do sonho realidade.

“O homem e suas mãos, ferramentas toscas. É preciso cavar a terra, alicerçar barreiras, Construir a morada, erguer refúgios. Abrigado, espírito inquieto, admira lua e estrelas... Uma luz interior o impele para avançar, descobrir e desvendar novos horizontes.

Busca ajuda e inventa a roda, polias, alavancas, engenho e arte para projetar e edificar maravilhas...

Leia mais...

Showroom Virtual da KomatsuShowroom Virtual da Komatsu reforça o DNA de tradição e inovação da marca em seu centenário

O espaço, que acaba se der inaugurado de forma online, será um ambiente de conteúdo e relacionamento que traz as soluções da Komatsu para o mercado brasileiro.

No ano em que completa 100 anos de história, a Komatsu – fabricante japonesa de equipamentos para construção, mineração e florestal – lançou o Showroom da Komatsu em evento online, que reuniu clientes, distribuidores, fornecedores, parceiros, funcionários e parte da liderança da companhia no Brasil. Leia mais...

ACCIONA ENERGÍA BrasilACCIONA ENERGÍA chega ao Brasil com projetos eólicos de 850 MW

ACORDO: A ACCIONA Energía assinou com a Casa dos Ventos um contrato de compra de dois projetos em desenvolvimento na Bahia.

A ACCIONA Energía, maior empresa de energia renovável 100% livre de combustíveis fósseis do mundo, assinou um acordo com a Casa dos Ventos, maior grupo investidor em energias renováveis do Brasil, para a aquisição de dois projetos eólicos em desenvolvimento (Sento Sé I e II), no estado da Bahia, que somados podem chegar a até 850MW de potência.

Leia mais...

Consórcio concretagem das duas torres Ponte da IntegraçãoConsórcio finaliza concretagem das duas torres principais da Ponte da Integração

Conclusão marca o fim da fase de concretagem de grandes volumes da obra, que tem recursos da Itaipu Binacional. Índice de execução da nova ponte já está em 73%.

O consórcio responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que ligará Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco (Alto Paraná), vai concluir nesta sexta-feira (26) a concretagem do mastro principal na margem paraguaia, que terá 184 metros de altura, da fundação ao topo.

Leia mais...

BUREAU VERITAS 29-11-21BUREAU VERITAS LANÇA PROGRAMA BV RENOVABIO VOLTADO PARA PRODUTORES E IMPORTADORES DE BIOCOMBUSTÍVEIS

O Programa é voltado a negócios comprometidos com as metas de descarbonização da matriz energética brasileira, com Certificação de Biocombustível inclusa e concedida em processo ágil e completo, com atuação de especialistas do Grupo em todas as etapas do processo.

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), amplia suas soluções para o mercado nacional de biocombustíveis, com o lançamento do Programa BV Renovabio.

 

Leia mais...

Construção

Transporte

Energia

Indústria/Tecnologia

Saneamento

Máquinas

Publicidade

Banner

Cotações

Livro Técnico

Banner

Newsletter

Vídeos

Logo BRASIL ENGENHARIA NOVO copy

Capa 004

BRASIL ENGENHARIA CAPA - CRISE HÍDRICA E O SETOR ELÉTRICO

OS LADOS OPOSTOS DA MESMA MOEDA

 “Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. A letra da música de Jorge Ben Jor poderia ter sido escrita em homenagem às múltiplas possibilidades de geração de energia elétrica no Brasil. Afinal, aqui temos abundância de sol, vento, gás natural, água (apesar da seca atual) e até mesmo urânio – citando somente os mais populares. Também não faltam soluções de engenharia, locais ou trazidas de fora. E tem quem afirme que tão pouco falta dinheiro para investimento. Ou seja, poderíamos ter fontes diversas, intermitentes ou não, em maior equilíbrio e ainda privilegiar as de emissão zero de carbono, contribuindo para diminuir a crise climática mundial. Mas, apesar de ter uma das matrizes geradoras mais limpas do mundo, a pouca diversidade das fontes faz o Brasil correr risco de apagão de energia pela terceira vez em 20 anos, ao viver sua pior crise hídrica nos últimos 91 anos.

Por que o país chegou, mais uma vez e em tão curto espaço de tempo, a um problema já conhecido?

 

ENTREVISTA - ADRIANO PIRESBRASIL ENGENHARIA | ENTREVISTA

“A SEMELHANÇA ENTRE AS CRISES DE ENERGIA
É QUE TODAS FORAM CAUSADAS POR FALTA
DE ÁGUA NOS RESERVATÓRIOS”

ADRIANO PIRES - Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE)

Falta de diversidade na matriz energética e planejamento de longo prazo. Essas são as principais falhas que levaram o Brasil a enfrentar em 2021 mais uma crise de energia, na avaliação do economista Adriano Pires, sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), com mais de 30 anos de experiência no setor de energia, sendo sua última participação no governo na Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
Doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII e mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, Pires desenvolve atividades de pesquisa e ensino nas áreas de economia da regulação, economia da infraestrutura, aspectos legais e institucionais da concessão de serviços públicos e tarifas públicas.

LIDERANÇA EM FOCO - Vinícius MarcheseBRASIL ENGENHARIA | LIDERANÇA EM FOCO

“TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E MAIS FISCALIZAÇÕES SÃO METAS DO CREA-SP"

VINÍCIUS MARCHESE - Presidente do Crea-SP

"Um dos nossos principais desafios é a continuidade da prestação de serviços relevantes para a sociedade, com uma fiscalização eficiente que resulte em mais profissionais habilitados à frente das atividades técnicas, com maior segurança para a população”, afirma o engenheiro Vinícius Marchese, que iniciou este ano seu segundo mandato consecutivo como presidente do Crea-SP. Maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina e um dos maiores do mundo, o Crea-SP tem hoje cerca de 350 000 profissionais e 95 000 empresas registradas. Anualmente, recebe cerca de 25 000 novos registros. O órgão tem a meta de alcançar 200 000 fiscalizações este ano. Até o início de agosto, já haviam ocorrido 105 000 ações, o que representa 95% do que foi realizado em todo o período de 2020.

 

 

Artigos

Livros Técnicos

Espaço Leitor

Arte&Vinho

Ciência & Talento

Cenas da Vida

Ponto de Vista

Site Login