CAT 920K bCaterpillar alcança 30.000 máquinas produzidas no Paraná

A unidade da Caterpillar, estabelecida em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, está celebrando a produção da máquina no 30.000. Trata-se de uma Carregadeira de Rodas Cat® 920K, muito usada na construção e agricultura e adquirida por um cliente do revendedor Sotreq em sua filial em Rondônia.

A moderna fábrica da Caterpillar em Campo Largo produz desde 2011 e sua operação atende aos requisitos do Sistema de Produção Caterpillar. A abertura desta unidade permitiu à Caterpillar reorganizar sua produção no país, liberando espaço em sua outra fábrica, em Piracicaba, São Paulo, que passava na época por uma ampla modernização. Leia mais...

Volvo VM Light Mixer 8Volvo traz novidades para o setor de construção, com um caminhão ainda mais leve e eficaz

Novo Volvo VM Light Mixer permite aproveitamento total da capacidade de implementos betoneira, aumentando a produtividade das empresas transportadoras de cimento. Cerca de 900 kg mais leve, nova versão permite transportar até 1m³ a mais de concreto.

A construção civil tem apresentado números surpreendentes em 2020. Mesmo com a retração geral da economia, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, o setor vem crescendo mês a mês.

Leia mais...

Praça Marechal Deodoro em 1942O Minhocão e a renovação dos bairros do Centro de São Paulo

Os profissionais independentes arquitetos urbanistas Luiz Carlos Esteves e Maria Elizabet Paez Rodriguez e o engenheiro de transportes Luís Antônio Seraphim, apoiados ainda por outros consultores, se reuniram para estudar e propor soluções para a renovação da região centro oeste da capital. Juntos prepararam o Bairros do Centro: um projeto de renovação que tem como espinha dorsal a remoção do Elevado João Goulart, responsável pela degradação urbana presente de forma crônica em várias partes da região. 

Leia mais...

Volvo FH 540Volvo FH 540 6x4 é o “Campeão de Revenda” em caminhões pesados com motor acima de 500cv

O FH 540 6x4 conquistou o primeiro lugar na certificação “Campeão de Revenda 2020”, concedida pela Frota&Cia, uma das principais e mais tradicionais publicações do segmento de veículos comerciais do País. A premiação é um certificado oficial de que o veículo da Volvo teve a menor depreciação de preço no período de três anos, com base na Tabela Fipe, entre todos os caminhões pesados com motor acima de 500cv.

“É um grande orgulho receber essa premiação. O FH 540 6x4, que já é o líder de vendas de caminhões novos no Brasil, se consolida mais uma vez como a melhor opção no mercado de seminovos. Leia mais...

Pirelli Circuito PanamericanoPirelli lança Circuito Panamericano com investimento R$ 90 milhões e estrutura da mais alta tecnologia

Instalações com 1.650.000m² serão dedicadas para eventos e experiências exclusivas, além de desenvolvimento de novos produtos.

Investimento de cerca de 90 milhões de reais em estrutura da mais alta tecnologia, em meio a natureza, com foco no segmento high value.

A Pirelli abriu as portas do Circuito Panamericano, o maior complexo multipistas de toda a América Latina.  Leia mais...

Volvo CE Latin AmericaVolvo CE oferecerá no Brasil novo período de garantia de dois anos para peças de reposição

A Volvo Construction Equipment inova mais uma vez ao lançar no Brasil e nos demais países da região hispânica da América Latina uma extensão no período de garantia para suas peças de reposição genuínas.

A medida vale para componentes instalados pelo distribuidor autorizado, passando a ter dois anos de cobertura, limitados a 6 mil horas de operação.

Leia mais...

CASE Zeus CASE REVELA O "PROJETO ZEUS", A PRIMEIRA RETROESCAVADEIRA TOTALMENTE ELÉTRICA DO MERCADO

 

Retroescavadeira elétrica tem emissão zero, reduz significativamente os custos operacionais diários e diminui a necessidade de manutenção.

A CASE Construction Equipment apresenta o "Projeto Zeus", a primeira retroescavadeira totalmente elétrica da indústria de construção, a 580EV. 

Leia mais...

Construção

Transporte

Energia

Indústria/Tecnologia

Saneamento

Máquinas

Publicidade

Banner

Cotações

Livro Técnico

Banner

Newsletter

Vídeos

Logo BRASIL ENGENHARIA NOVO copy

capa 03

BRASIL ENGENHARIA CAPA - INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

NOVAS REGRAS E INVESTIMENTOS

“O Brasil não é para principiantes”, disse Tom Jobim certa vez. E a expressão de um dos maiores expoentes da música popular de todos os tempos se tornou comum no ambiente de negócios ou na política. E também casa muito bem no setor de transporte e infraestrutura de logística, seja do ponto de vista da legislação, dos investimentos, dos modais priorizados ou da regulação. O país de dimensão continental, com riqueza de rios e uma costa de quase 7 500 quilômetros de extensão, um dos maiores produtores de grãos e minério do mundo, tem 65% do transporte de cargas feito pelo modal rodoviário, 15% por ferrovias e 11% por cabotagem. Mas o Governo Federal vem prometendo, desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mudar essa realidade, que encarece e torna mais lenta a logística. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, terminou a Infraweek, temporada de leilões de infraestrutura de transportes, realizado de 6 a 9 de abril, comemorando o arrendamento de cinco terminais portuários com investimento de cerca de 611,9 milhões de reais, o investimento de 3,3 bilhões de reais em 537 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e 6,1 bilhões de reais de investimentos em 30 anos com o leilão de 22 aeroportos.

entrevista - ricardo sallesBRASIL ENGENHARIA | ENTREVISTA

“NOSSO PRIMEIRO PONTO DA AGENDA AMBIENTAL URBANA É
A UNIVERSALIZAÇÃO DA COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO”

RICARDO SALLES - Ministro do Meio Ambiente

Preservação do meio ambiente e crescimento econômico há muito deixaram de ser pautas divergentes. Uma caminha ao lado da outra em quase todo o mundo. E no Brasil, onde estão localizados 60% da maior floresta tropical do mundo, que corresponde a quase metade do território nacional, o assunto ganha atenção não só dos brasileiros, mas também das lideranças internacionais. À frente das discussões, polêmicas e políticas sobre o tema no país está o advogado Ricardo Salles, 45 anos, ministro do Meio Ambiente do Governo Jair Bolsonaro. Formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Salles cursou pós-graduação nas universidades de Coimbra e Lisboa, em Portugal, e tem especialização em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Liderança em Foco - WAGNER TILLMANNBRASIL ENGENHARIA | LIDERANÇA EM FOCO

“AGRONEGÓCIO E RETOMADA DA INDÚSTRIA IMPULSIONAM O TRANSPORTE DE CARGAS POR RODOVIAS"

WAGNER TILLMANN - Gerente de Vendas de Soluções da Scania no Brasil

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável e um dos principais fabricantes de caminhões pesados, ônibus e motores, está otimista quanto às vendas de caminhões em 2021 no Brasil. A demanda represada de 2020, quando teve início a pandemia de COVID-19, os sucessivos recordes de produção do agronegócio brasileiro, especialmente de grão, a idade avançada da frota de caminhões, a mineração e a esperada retomada da indústria são os pilares que sustentam essa projeção, que não é isolada. De acordo com a Anfavea, em 2021 o mercado de caminhões deverá crescer 15% na comparação com 2020. Para a Scania, apesar da pandemia seguir impactando todo o mundo, o setor de transportes iniciou uma retomada a partir de agosto passado e não há sinais de desaceleração, pela forte demanda de transporte de cargas.

Artigos

Livros Técnicos

Espaço Leitor

Arte&Vinho

Ciência & Talento

Cenas da Vida

Ponto de Vista

Site Login