Praça Marechal Deodoro em 1942O Minhocão e a renovação dos bairros do Centro de São Paulo

Os profissionais independentes arquitetos urbanistas Luiz Carlos Esteves e Maria Elizabet Paez Rodriguez e o engenheiro de transportes Luís Antônio Seraphim, apoiados ainda por outros consultores, se reuniram para estudar e propor soluções para a renovação da região centro oeste da capital. Juntos prepararam o Bairros do Centro: um projeto de renovação que tem como espinha dorsal a remoção do Elevado João Goulart, responsável pela degradação urbana presente de forma crônica em várias partes da região. 

Leia mais...

Volvo FH 540Volvo FH 540 6x4 é o “Campeão de Revenda” em caminhões pesados com motor acima de 500cv

O FH 540 6x4 conquistou o primeiro lugar na certificação “Campeão de Revenda 2020”, concedida pela Frota&Cia, uma das principais e mais tradicionais publicações do segmento de veículos comerciais do País. A premiação é um certificado oficial de que o veículo da Volvo teve a menor depreciação de preço no período de três anos, com base na Tabela Fipe, entre todos os caminhões pesados com motor acima de 500cv.

“É um grande orgulho receber essa premiação. O FH 540 6x4, que já é o líder de vendas de caminhões novos no Brasil, se consolida mais uma vez como a melhor opção no mercado de seminovos. Leia mais...

Pirelli Circuito PanamericanoPirelli lança Circuito Panamericano com investimento R$ 90 milhões e estrutura da mais alta tecnologia

Instalações com 1.650.000m² serão dedicadas para eventos e experiências exclusivas, além de desenvolvimento de novos produtos.

Investimento de cerca de 90 milhões de reais em estrutura da mais alta tecnologia, em meio a natureza, com foco no segmento high value.

A Pirelli abriu as portas do Circuito Panamericano, o maior complexo multipistas de toda a América Latina.  Leia mais...

Volvo CE Latin AmericaVolvo CE oferecerá no Brasil novo período de garantia de dois anos para peças de reposição

A Volvo Construction Equipment inova mais uma vez ao lançar no Brasil e nos demais países da região hispânica da América Latina uma extensão no período de garantia para suas peças de reposição genuínas.

A medida vale para componentes instalados pelo distribuidor autorizado, passando a ter dois anos de cobertura, limitados a 6 mil horas de operação.

Leia mais...

CASE Zeus CASE REVELA O "PROJETO ZEUS", A PRIMEIRA RETROESCAVADEIRA TOTALMENTE ELÉTRICA DO MERCADO

 

Retroescavadeira elétrica tem emissão zero, reduz significativamente os custos operacionais diários e diminui a necessidade de manutenção.

A CASE Construction Equipment apresenta o "Projeto Zeus", a primeira retroescavadeira totalmente elétrica da indústria de construção, a 580EV. 

Leia mais...

Scania 63anosScania comemora 63 anos com lançamento de Edição Especial Heróis da Estrada

Marca também cria o Dia da Paixão Scania para celebrar o 2 de julho anualmente com fãs e clientes.

A Scania completa, neste dia 2 de julho, 63 anos de presença oficial no Brasil. Para tornar a data ainda mais emblemática anuncia o lançamento da Edição Especial Heróis da Estrada, com os modelos R 450 6x2 e R 410 4x2 e primeiro pagamento após seis meses depois do faturamento. Além da criação do Dia da Paixão Scania, que a partir de 2020 será marcado anualmente por um dia de ações com clientes e fãs.  

Leia mais...

schindlerAtlas Schindler traz soluções para reduzir propagação de microrganismos em elevadores e escadas rolantes

Renovador de ar para cabinas, proteção de botoeiras e luz ultravioleta para desinfecção de corrimãos são algumas das novidades.

Para trazer mais segurança e tranquilidade aos usuários, a Atlas Schindler desenvolveu novas soluções. Para elevadores, as novidades são o renovador de ar de alta vazão e a proteção de botoeiras e, para escadas e esteiras rolantes, o Dispositivo Ultra UV para desinfecção de corrimãos.

Leia mais...

Construção

Transporte

Energia

Indústria/Tecnologia

Saneamento

Máquinas

Publicidade

Banner

Cotações

Livro Técnico

Banner

Newsletter

Vídeos

Logo BRASIL ENGENHARIA NOVO copy

Capa 02-2020

BRASIL ENGENHARIA CAPA - SANEAMENTO BÁSICO

SANEAMENTO BÁSICO EM XEQUE
DÉCADAS A RECUPERAR

Há algo de podre no “reino” de Pindorama. Abusando um pouco do recurso semântico que as parábolas oferecem, o reinado citado acima é claramente uma metáfora do nosso país, onde nada menos que 100 milhões de pessoas não contam nem nunca contaram com acesso ao esgoto sanitário. Vale dizer que praticamente metade dos brasileiros está hoje exposta ao esgoto a céu aberto e para escapar dessa perigosa situação depende de novos e vultosos investimentos, que se tornam ainda mais essenciais após a pandemia do Coronavírus. Ao mesmo tempo, a expectativa é também que o saneamento comande a retomada da economia pós-Covid-19 impelido por regulação que foi construída, entre outras coisas, de olho na atração de empreendedores dispostos a entrar firme no setor. Ou seja, a nota alvissareira é que há a estimativa de que o novo marco regulatório aprovado em julho passado possa abrir espaço para 700 bilhões de reais em novos investimentos para levar à universalização do fornecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto até 2033. Passando ao desfile dos números publicados pelo portal do Instituto Trata Brasil, o abastecimento de água tratada não chega a aproximadamente 20% da população brasileira. Vale dizer: são quase 35 milhões de pessoas que não têm acesso a este serviço básico no país.

Liderança em Foco - Carlos Manuel Afonso SaiasBRASIL ENGENHARIA | LIDERANÇA EM FOCO

“ESTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E COMPETIÇÃO SAUDÁVEL SÃO EXPECTATIVAS DO SANEAMENTO”

Carlos Manuel Afonso Saias - Responsável pelo Grupo de Logística, Infraestrutura e Projetos Especiais da Pöyry

A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria que atende globalmente clientes nos setores infraestrutura, indústria e energia e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. No Brasil há 40 anos, a empresa pertence ao grupo AFRY, com mais de 17 000 especialistas, alcançou uma receita 36% maior em 2019 em comparação com o ano anterior e planeja se tornar referência local também em gestão urbana. Para o engenheiro Carlos Manuel Afonso Saias, responsável pelo Grupo de Logística, Infraestrutura e Projetos Especiais da Pöyry, as novas regras trazidas pela Lei 14.026/2020 geraram expectativas positivas para os setores de saneamento básico e de gestão. “O novo marco regulatório cria condição de estabelecer um novo horizonte de negócios estáveis de médio e longo prazos, com previsibilidade de resultados e um ambiente de competição saudável.” Português, formado em Engenharia Industrial pelo Instituto Industrial de Faro em 1974, Saias possui mais de 30 anos de experiência em projetos industriais e de infraestrutura urbana.

Entrevista - Pedro Ronald Maranhão Braga BorgesBRASIL ENGENHARIA | ENTREVISTA

“O ACESSO ÀS INFRAESTRUTURAS DE SANEAMENTO SEMPRE FOI ESSENCIAL PARA A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO”

Pedro Ronald Maranhão Braga Borges - Secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional

O deficit de infraestrutura de saneamento básico no Brasil e a necessidade de investimentos – hoje considerados inviáveis tendo como única fonte o poder público – são dois fatores que o Governo Federal quer alinhar e solucionar a partir do novo marco legal do saneamento básico. O objetivo é que 99% da população tenha acesso às infraestruturas de abastecimento de água e 92% às de esgoto sanitário nos próximos 13 anos. De acordo com o secretário a nova Lei 14.026/2020 traz a segurança jurídica necessária para atrair investimento privado. Para a universalização dos serviços de saneamento no país, a Secretaria estima a necessidade de investimento de cerca de 600 bilhões de reais até 2033. “Esse montante faz com que o país seja um caso único de atração de investidores na área de saneamento no mundo”, afirma. O projeto de iniciativa do Governo foi aprovado no Senado e teve sanção presidencial em julho. Ele facilita a privatização de estatais do setor, extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto, entre outras regulamentações.

Artigos

Livros Técnicos

Espaço Leitor

Arte&Vinho

Ciência & Talento

Cenas da Vida

Ponto de Vista

Site Login