Niterói é a 4ª melhor cidade do país e a primeira do Rio de Janeiro em saneamento básico

Grupo Águas do Brasil 05 2023Niterói é a 4ª melhor cidade do país e a primeira do Rio de Janeiro em saneamento básico
Município operado pelo Grupo Águas do Brasil subiu 19 posições no Ranking do Trata Brasil e é o único do RJ entre os 20 primeiros colocados no país.
Niterói ocupa lugar de destaque no Ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia as melhores cidades em saneamento básico no país. Subindo 19 colocações, o município passa a ser o quarto mais bem avaliado em nível nacional e o único do estado do Rio de Janeiro no ranking dos 20 melhores do Brasil. Um dos principais motivos pelos quais a cidade avançou tantas posições no ranking é o resultado do programa de combate a perdas de água promovido pela Águas de Niterói, empresa do Grupo Águas do Brasil. O nível de perdas é reduzido a cada ano e, em 2022, chegou a 25%. Petrópolis e Campos dos Goytacazes, cidades também operadas pelo Grupo, permanecem em segundo e terceiro lugares do estado no ranking, respectivamente.
O Grupo Águas do Brasil se diferencia pela concreta aposta em iniciativas de redução de perdas de água e ações de sustentabilidade colocadas em prática ao longo de quase 25 anos de atuação. Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era abastecida por poços e carros-pipa. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundos do Rio Macacu. Hoje, a concessionária atende com água tratada 523 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a preservação dos mananciais e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“O trabalho realizado pela concessionária Águas de Niterói é contínuo e demonstra na prática como a operação eficiente dos serviços de água e esgoto pode impactar a vida das pessoas, aumentando a qualidade de vida e a proteção ao meio ambiente. Essas são premissas básicas para o Grupo Águas do Brasil, por isso é gratificante receber o reconhecimento do Trata Brasil, instituto de tamanha credibilidade no país”, diz Marilene Ramos, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil.
Em todo o Grupo, que hoje atende mais de 5 milhões de pessoas em 32 municípios da Região Sudeste, o investimento no combate a perdas chegou a mais de R$130 milhões nos últimos cinco anos, por meio do programa Água de Valor. Com o programa, a companhia já deixa de perder, anualmente, o suficiente para abastecer uma cidade de 260 mil habitantes.
O atendimento com coleta e tratamento de esgoto em Niterói saltou de 35%, em 1999, para 95% da população. Todas as melhorias nos sistemas de água e esgoto são fruto de um investimento de mais de R$1,3 bilhão feito pela concessionária. Um dos reflexos mais visíveis para os moradores e visitantes da cidade é a balneabilidade das praias, como se nota, por exemplo, em Icaraí, Boa Viagem, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
"A posição de Niterói no Ranking do Trata Brasil mostra os investimentos contínuos da Águas de Niterói no saneamento do município. Temos um programa robusto de melhorias de abastecimento, redução de perdas, e medição das comunidades e áreas irregulares, para que tenhamos cada vez mais controle operacional do sistema, melhorando nossos indicadores com uma gestão sustentável, gerando impacto positivo enorme para o social e para o meio ambiente. Essa conquista é um resultado do trabalho de todos os nossos colaboradores, da nossa Operação que não para, e do nosso serviço 24 horas para a população”, declara o diretor de Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.
As três melhores no RJ
Além de Niterói, outras duas cidades operadas pelo Grupo Águas do Brasil estão entre as melhores do estado do Rio de Janeiro, segundo o Ranking do Instituto Trata Brasil: Petrópolis, que fica na região serrana, é a segunda no estado, e Campos dos Goytacazes, localizada no interior, a terceira. No ranking nacional, os municípios ocupam o 33º e 35º lugares, respectivamente.
Sobre o Grupo Águas do Brasil
Fundado em 1998, o Grupo Águas do Brasil é um dos principais grupos privados de saneamento básico do país, presente em 32 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com 15 concessionárias e duas unidades industriais, e mais de 5,1 milhões de pessoas atendidas, a companhia é 100% nacional e possui contratos de longo prazo de concessão, contribuindo para universalizar a cobertura dos serviços de água e esgoto no Brasil.
Foto: divulgação

Site Login