Livros Técnicos

Banner

'Roteiro da Água' tem passeios para celebrar Dia Mundial da Água

sabesp ete'Roteiro da Água' tem passeios para celebrar Dia Mundial da Água

Entre as atividades gratuitas estão visitas a reservas florestais, estações de tratamento de água e museus

A Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo (Sabesp) aproveita o Dia Mundial da Água, comemorado na quinta-feira, 22 de março, para oferecer ao público uma série de visitas em suas dependências.




 

Nos locais sugeridos, que integram o "Roteiro da Água", a população tem a oportunidade de visitar reservas, conhecer de perto os trabalhos realizados pela Sabesp para tratar a água consumida pela população e saber mais sobre a importância da preservação deste recurso da natureza. Os passeios gratuitos podem ser feitos durante o ano todo.

Sistema Cantareira e Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú
Quem quiser conhecer como funciona o processo de tratamento da água pode agendar visita monitorada ao maior sistema de abastecimento operado pela Sabesp, o Sistema Cantareira. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú são tratados 33 mil litros de água por segundo, provenientes das represas Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. O sistema é responsável por abastecer aproximadamente 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e traz água de longe, a 120 km da capital. A visita inclui parada na Represa Paiva Castro, na Estação Elevatória Santa Inês e na ETA Guaraú. Na Estação Elevatória Santa Inês, construída em meio a rochas, os visitantes poderão ver equipamentos instalados a 60 metros da superfície. A Estação permite que a água supere os 120 metros de obstáculo natural da Serra da Cantareira, sendo bombeada até a represa Águas Claras. São quatro unidades de bombeamento com capacidade de 11 mil litros por segundo cada uma. Quem preferir também pode fazer uma visita mais curta e conhecer apenas a ETA Guaraú.

As visitas devem ser solicitadas à Sabesp por uma instituição ou entidade responsável. Os grupos devem ser de no mínimo 20 e no máximo 40 pessoas. O transporte fica por conta dos visitantes. Quando o passeio é agendado por escolas, é preciso o acompanhamento de dois professores ou mais por turma. É permitida a participação de estudantes a partir do 6º ano (5ª série) na ETA Guaraú, e a partir do ensino médio na visita pelo Sistema Cantareira.

Ponto de encontro: km 2 da Estrada de Santa Inês, no bairro Pedra Branca, São Paulo

Data deve ser agendada no site da Sabesp (www.sabesp.com.br) - acesse a área Sociedade e Meio Ambiente/Educação/Visite a Sabesp/Estação e Tratamento de Água do Guaraú, ou Sistema Cantareira/Reservar
Contato: (11) 3388-8111
Início da visita: 10h30

Entrada gratuita

Reserva do Morro Grande e ETA Alto Cotia

No município de Cotia, a Reserva Florestal do Morro Grande é uma opção para quem quer fugir da agitação da cidade. Com mais de 10 mil hectares de remanescente da mata atlântica e localizada a 34 km da capital, a área encontra-se preservada e exibe grande variedade de plantas e animais. A reserva é uma das maiores extensões florestais no sudoeste da metrópole e de grande relevância: criada em 1979, foi tombada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1981 e, em 1994, foi incorporada, por reconhecimento internacional da Unesco, à Reserva do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

Sob jurisdição da Sabesp, a área protege todo o sistema de produção de água do Alto Cotia. A água vem da represa Pedro Beicht, formada pelos rios Capivari e Cotia do Peixe. A captação é feita na represa Cachoeira da Graça e transportada para a Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia. A produção de aproximadamente 1.250 litros de água por segundo abastece cerca de 400 mil habitantes.

Em visitas monitoradas, é possível conhecer a ETA Alto Cotia e todo o processo de tratamento de água. Quem quiser também pode fazer uma trilha até a represa da Cachoeira da Graça e ainda conhecer um viveiro de plantas na região. As visitas devem ser solicitadas à Sabesp por uma instituição ou entidade responsável. Os grupos precisam ter entre 20 e 40 pessoas. O transporte fica por conta dos visitantes.

Estrada do Morro Grande, km 42,5, Cotia

Contato: agendamento pelo telefone (11) 4614-9213/9215

Entrada gratuita

 

Palácio Saturnino de Brito

O local é opção para quem quer conhecer a história do saneamento na Baixada Santista. Reúne móveis, equipamentos e projetos originais do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, pioneiro na implantação de sistemas de drenagem e de rede de esgoto da cidade. O visitante também pode conferir fotos, vídeos e painéis das obras do Onda Limpa, da Sabesp, o maior programa de saneamento do litoral brasileiro.

Construído no final do século XIX para abrigar a antiga Repartição de Saneamento, o Palácio Saturnino de Brito apresenta arquitetura de estilo clássico. O edifício conta com uma grande porta de entrada em ferro batido, uma escadaria em mármore nacional e um vitral que retrata a escalada da Serra do Mar pelos Bandeirantes. Hoje, o prédio é sede da Unidade de Negócio da Baixada Santista da Sabesp.

O palácio também é uma das estações de parada do bonde que percorre os principais pontos turísticos de Santos, realizado pela Prefeitura.
Av. São Francisco nº 128, Centro Histórico, Santos
Terça a domingo, das 11h às 17h

Contato: (13) 3201-2657

Entrada gratuita

 

Museu do Hidrômetro e Laboratório de Hidrometria

No Museu do Hidrômetro, o visitante tem a oportunidade de conhecer a evolução tecnológica pela qual passaram os medidores. Também conhecido como relógio, o equipamento faz a apuração do consumo de água. No local, são encontrados os mais diferentes tipos de hidrômetros, desde o primeiro instalado em São Paulo, de 1888, até os mais recentes. Em visitas monitoradas, os participantes aprendem detalhes sobre o funcionamento dos aparelhos. Além disso, são alertados sobre os problemas causados pelas fraudes nos medidores, que podem comprometer inclusive o abastecimento da população.

Depois de passar pelo museu, o visitante pode estender o passeio até o Laboratório de Hidrometria, onde os equipamentos são reparados e aferidos. A precisão na medição é fundamental para que o cliente controle o seu consumo e pague uma conta justa. Mensalmente, o laboratório recupera aproximadamente 4.000 hidrômetros e realiza a inspeção em cerca de 3.000 medidores.

As visitas devem ser agendadas por grupos em torno de 10 a 20 pessoas. O transporte fica por conta do visitante. O Museu e o Laboratório de Hidrometria estão localizados na unidade da Sabesp no Guarapiranga.

Rua José Rafaelli, 284, Guarapiranga, São Paulo

Contato: agendamento pelo telefone (11) 5683-3244

Entrada gratuita

Estações de Tratamento de Esgoto (foto)

O tratamento de esgoto não é um processo simples, envolve diferentes etapas que dependem das características físicas, químicas e biológicas dos efluentes e é fundamental para a preservação dos corpos d’água: rios, represas e córregos. Para saber como acontece este tratamento, os interessados podem conhecer as Estações de Tratamento da Sabesp. Atualmente, estão abertas para visitação a ETE ABC e a ETE Suzano. O roteiro inclui palestra e passagem pelas diferentes fases do tratamento.

A ETE ABC beneficia cerca de 1,4 milhão de habitantes das regiões de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano, Mauá e parte da cidade de São Paulo. Já a ETE Suzano serve a aproximadamente 720 mil habitantes nos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.

As visitas monitoradas devem ser solicitadas à Sabesp por uma instituição ou entidade responsável. Os grupos devem ter entre 20 e 40 pessoas. A idade mínima para participar é de 11 anos. Quando a visita é solicitada por escolas, é preciso que a cada cinco alunos do ensino fundamental haja um professor para acompanhar. Já para o ensino médio, a cada dez alunos um professor acompanha o grupo. O transporte fica por conta do visitante.

ETE ABC: Avenida Almirante Delamare, 3.000, São Paulo
ETE Suzano: Rua Major Pinheiro Froes, 1.560, Suzano
Contato: agendamento pelo telefone (11) 3388-6952, ou, preferencialmente, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Início da visita: 9h
Entrada gratuita

Banner
Banner
Banner

Site Login