Caterpillar celebra 300 mil máquinas produzidas no Brasil

CATERPILLAR - Linha de montagem de minicarregadeirasCaterpillar celebra 300 mil máquinas produzidas no Brasil
Marco é alcançado quando a empresa conclui investimentos de 600 milhões de reais na fábrica de Piracicaba que inclui a maior linha de montagem de motoniveladoras do Brasil.
Exatos 60 anos após produzir a primeira motoniveladora no Brasil, a Caterpillar celebra um marco histórico ao alcançar 300 mil máquinas de construção fabricadas no país. A história da Caterpillar no Brasil antecede a produção local de máquinas Cat, iniciada em 1962. A Caterpillar foi a primeira fabricante de máquinas de construção a iniciar operações locais: em 1954, com a abertura do escritório comercial e armazém de peças de reposição para o suporte a então crescente frota de equipamentos importados em operação. 
“Este marco é alcançado em um ano especial para nós, pois estamos concluindo o investimento de 600 milhões de reais na modernização da fábrica de Piracicaba”, comenta o presidente da Caterpillar Brasil, Carlos Alexandre Oliveira. “Este ciclo de investimentos de cinco anos começou em meados de 2018 com conclusão prevista em 2023. Inclui a construção da maior linha de montagem de motoniveladoras da América Latina, que entrou em operação em agosto passado. O investimento também abrangeu a aquisição de novos equipamentos de produção, como robôs de soldagem, a introdução de novos processos industriais e a otimização do layout da fábrica. Para melhor apoiar as operações, um novo prédio de logística está sendo construído.”
Investir para o Futuro
Meses antes de inaugurar a nova linha de montagem em Piracicaba, a Caterpillar concluiu a expansão das operações de sua unidade de Campo Largo, no Paraná, com uma nova linha de montagem de produtos compactos. Como resultado desse investimento, a Caterpillar tornou-se a única empresa produtora de minicarregadeiras no Brasil, além de incorporar àquela unidade processos industriais avançados, ferramentas inteligentes e automação de operações de soldagem. Estas são otimizações que permitem à empresa dobrar a produção de máquinas da unidade e exportar para mercados com normas rígidas de emissões. A fabricação de minicarregadeiras no país gerou aproximadamente 400 empregos diretos na unidade.
Uma líder local e global
A Caterpillar é a maior fabricante de equipamentos de construção do Brasil. As fábricas de Piracicaba-SP e Campo Largo-PR juntas produzem diversos modelos e portes de motoniveladoras, carregadeiras, tratores de esteiras, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores. A produção supre parte da demanda brasileira e ajuda a abastecer clientes de praticamente todo o mundo.
“A Caterpillar tem um legado de prover produtos e serviços que melhoram continuamente a qualidade de vida das pessoas, ajudamos nossos clientes a atender às necessidades de infraestrutura da sociedade, como residências, água potável, transporte e energia confiáveis. Temos orgulho de como ajudamos nossos clientes a construir um mundo melhor e mais sustentável”, conclui Carlos Alexandre Oliveira.
Foto: Linha de montagem de minicarregadeiras da Unidade de Campo Largo-PR: única no Brasil

Banner
Banner
Banner

Site Login