Dotada de adesivos da Loctite, colheitadeira da New Holland bate recorde mundial de grãos colhidos

16/09/2015 - Dotada de adesivos da Loctite, colheitadeira da New Holland bate recorde mundial de grãos colhidos
 
henkel_new_holland2.jpgColheitadeira CR 1990, da New Holland, utiliza mais de 20 tipos diferentes de adesivos anaeróbicos da Henkel, específicos para altas temperatura e pressão
Em um mundo onde a escassez de alimentos e terras para cultivo é um desafio cada vez mais presente, aperfeiçoar o tempo de colheitas é essencial. Para os produtores, a alta competitividade do mercado faz com que a produtividade seja o diferenciador entre lucro e prejuízo. Para aumentá-la, os fabricantes de equipamentos para colheita têm investido em novas tecnologias, sendo que uma importante frente de desenvolvimento são máquinas mais resistentes e que requerem menos paradas para manutenção. O período disponível para colheita é sempre muito curto e exige trabalho intensivo, que não comporta paradas.
Este é o caso da New Holland, cuja colheitadeira CR 1990 entrou recentemente para o livro Guiness de recordes como a mais rápida: colheu 551 toneladas de grãos em apenas 8 horas com tecnologia de última geração. Para garantir uma operação contínua a alta velocidade, o projeto desta colheitadeira utiliza mais de 20 tipos diferentes de adesivos anaeróbicos da marca Loctite, da Henkel, fornecedora líder em soluções de adesivos, selantes e tratamento de superfícies.
Na vedação de flanges do diferencial é utilizado um adesivo anaeróbico que não apenas proporciona uma vedação confiável, mas também age como protetor contra a corrosão. Aplicado antes da montagem, ele evita a penetração de umidade durante o processo de lavagem a que o conjunto é submetido.
Outra aplicação de grande importância é o travamento dos parafusos no rotor batedor duplo. Ele é uma das peças que mais sofrem esforço, por isso um trava roscas anaeróbico de máxima resistência à vibração é ideal para que os parafusos não se soltem. Ao mesmo tempo, trata-se de uma peça de difícil acesso, e evitar longas paradas em sua manutenção é um objetivo estratégico na escolha de seus componentes.
Situação similar acontece na engrenagem principal do debulhador, que impulsiona dois rotores batedores com 3 metros de comprimento, capaz de debulhar 100 toneladas por hora. Um adesivo fixador cilíndrico anaeróbico de altíssima resistência é necessário para que a peça suporte todo esse esforço contínuo.
Outra solução adesiva essencial são os veda-roscas anaeróbicos. Todo o funcionamento da colheitadeira depende de um sistema hidráulico com dezenas de conexões roscadas. Para evitar que elas vazem é aplicada uma formulação especialmente desenvolvida para conexões hidráulicas, que exigem especificações diferenciadas de outros tipos de roscas.
Para a melhor performance das ferramentas químicas utilizadas, agentes de limpeza e ativadores também são aplicados. Eles garantem a cura mais rápida dos adesivos e proporcionam máxima área de contato deixando as superfícies livres de impurezas e contaminantes, como óleos, graxas e sujeira em geral.
Confira mais sobre esse case: http://www.loctite-sucesso.com.br/pt/historias-sucesso/new-holland.html/
 
Sobre a Henkel - A Henkel opera no mundo todo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Laundry & Home Care, Beauty Care e Adhesive Technologies. Fundada em 1876, a Henkel ocupa posições de liderança no mercado global nos setores de consumo e industrial com marcas conhecidas, como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega cerca de 50 mil pessoas e apresentou vendas de € 16,4 bilhões e um lucro operacional ajustado de € 2,6 bilhões no ano fiscal de 2014. As ações preferenciais da Henkel constam do índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação sobre a companhia, acesse www.henkel.com.
 
Foto: divulgação
Press à Porter Gestão de Imagem

Site Login