Portonave vence prêmio internacional

02/10/2013 - Portonave vence prêmio internacional

triunfo_portonave.jpgTerminal é o único porto brasileiro a conquistar o título de Operador Portuário do Ano concedido pela publicação britânica Lloyd’s List
A Portonave, coligada da Triunfo Participações e Investimentos, que administra o Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina,  venceu a premiação Lloyd’s List Global Awards 2013 como Operador Portuário do Ano. O resultado foi anunciado ontem, 1º de outubro, em Londres, Inglaterra.
Essa é a primeira vez que uma companhia brasileira recebe o prêmio, concedido pela publicação britânica especializada em indústria marítima, Lloyd’s List.  Entre os critérios para a escolha do vencedor, estão eficiência operacional, segurança e iniciativas sustentáveis. Além da Portonave, eram finalistas: APM Terminals (Holanda), Krishnapatnam Port Company (Índia) e Port of Tyne (Inglaterra). Em duas edições anteriores, a Portonave já havia sido finalista e, neste ano, conquistou o título.
“Essa premiação é um reconhecimento ao trabalho que realizamos desde o início das atividades do terminal. A Portonave possui um alto índice de produtividade, com um time de profissionais comprometidos e amplos programas para minimizar os impactos ambientais e sociais de sua atividade”, afirma Carlo Alberto Bottarelli, presidente do conselho administrativo da Portonave e diretor-presidente da Triunfo Participações e Investimentos.
Localizado no complexo portuário de Itajaí (SC), o segundo maior em movimentação de contêineres do País, o Terminal Portuário de Navegantes foi inaugurado em outubro de 2007. O projeto foi concebido para atender às necessidades de escoamento de produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de suprir a demanda dos países que compõem o Mercosul. De janeiro a agosto deste ano, a movimentação da Portonave foi recorde e atingiu 468,5 mil TEUs (Twenty Equivalent Unit - unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).
Com 900 metros lineares de cais e três berços de atracação, o terminal recebe embarcações modernas e de grande porte. Possui cinco guindastes portuários, sendo seis portêineres e dois MHCs, 18 transtêineres, que são guindastes móveis sobre pneus, seis empilhadeiras de grande porte. Com retroarea pavimentada de 270 mil metros quadrados e estacionamento para 150 caminhões, o terminal portuário possui também uma câmara frigorífica administrada pela Iceport,  subsidiária integral da Portonave. A câmara é automatizada e tem capacidade estática de armazenagem de 16 mil posições pallets.
 
Sobre a Triunfo - A Triunfo Participações e Investimentos S.A. (TPIS3) é uma das principais empresas brasileiras do setor de infraestrutura com forte atuação nos segmentos de concessões rodoviárias, administração portuária e aeroportuária, cabotagem e geração de energia. De capital aberto, está listada no Novo Mercado, nível mais alto de Governança Corporativa da BM&FBovespa.
A companhia administra 642 quilômetros de rodovias no Sul e no Sudeste do Brasil, por meio das concessionárias Concepa, Concer e Econorte. Possui participação de 50% na Portonave, que opera o Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina; e de 60,7% na empresa de navegação e logística Maestra.
A empresa controla também a Rio Verde Energia, concessionária da UHE Salto, em Goiás, e a Rio Canoas Energia, concessionária da UHE Garibaldi – em construção no Estado de Santa Catarina, entre as cidades de Abdon Batista e Cerro Negro. Além disso, detém 23% da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos.
 
Foto: Divulgação
Máquina Finance PR

Site Login