Siemens fornecerá 60 VLTs para a cidade canadense de Calgary

23/09/2013 - Siemens fornecerá 60 VLTs para a cidade canadense de Calgary

siemens_vlt2.jpgVeículos projetados para as condições climáticas do Canadá; Os 60 VLTs serão fabricados com 80% da eletricidade fornecidos por usina fotovoltaica de 2 MW, que ajuda anualmente a evitar a emissão de 1470 toneladas de dióxido de      carbono; O valor do contrato é superior a 135 milhões de euros
A Siemens firmou acordo com a cidade de Calgary, no Canadá, para o fornecimento de 60 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) S200, projetados especialmente para as rigorosas condições climáticas do país. Trata-se do primeiro pedido da nova geração de VLTs da Siemens, que está com a etapa inicial da entrega prevista para meados de 2015. O pedido completo deve ser atendido até dezembro de 2016.  O valor total do contrato é superior a 135 milhões de euros.

Os veículos serão produzidos na fábrica da Siemens em Sacramento, nos Estados Unidos, e 80% da eletricidade necessária à produção serão fornecidos por uma usina fotovoltaica de 2 MW, fator que ajuda a evitar a emissão de 1.470 toneladas de dióxido de carbono por ano.
Por conta das adversidades climáticas no Canadá, os equipamentos dos VLTs contam com ajustes especiais como os aquecedores dos engates que asseguram que os veículos realizem operações no gelo e na neve. Além disso, os cabos e conectores dimensionados são resistentes a condições meteorológicas extremas, o para-brisa conta com aquecimento elétrico e as janelas laterais de painéis triplos com baixa transmitância de luz e a isolação aprimorada reduzem as perdas térmicas em mais de 20% em comparação com os modelos anteriores, o que também resulta em menor consumo de energia.
“Os 60 VLTs serão a continuidade da nossa bem-sucedida história de mais de 30 anos em Calgary. A nova geração de veículos oferece exatamente o que essa metrópole canadense moderna e crescente precisa. Os VLTs são energeticamente eficientes e proporcionam aos passageiros níveis ainda mais altos de conforto e segurança”, disse Jochen Eickholt, Executivo-Chefe da Siemens Rail Systems.
A operação do VLT S200 com economia de energia é assegurada pelo sistema de propulsão de peso reduzido, que permite a      recuperação da energia de frenagem, bem como pela iluminação a LED, com consumo de energia 40% inferior ao da iluminação fluorescente convencional. Os veículos possuem oito portas que dão acesso sem obstáculos a cadeirantes e passageiros com bicicleta ou carrinho de bebê.
Calgary é a terceira maior cidade do Canadá, e sua população cresceu 25% desde 2006, chegando a mais de um milhão de habitantes. Com o aumento da população, cresceu também o número de passageiros que utilizam o sistema ferroviário urbano. O volume de passageiros subiu 50% somente nos últimos dez anos. Atualmente, o sistema de VLT é o mais movimentado da América do Norte e o segundo mais movimentado do mundo, transportando mais de 300 mil passageiros diariamente. A rede tem cerca de 56 quilômetros de extensão e 44 estações. A frota é constituída unicamente por veículos Siemens e, no total, há 156 VLTs em operação em Calgary.

Foto: Divulgação
CDI Comunicação Corporativa

Site Login