Construção e mineração ganham P 310: redução nos cubos da Scania Off Road 2013

26/04/2013 - Segmentos de construção e mineração ganham P 310 com redução nos cubos na linha Scania Off Road 2013

scania_construcao.jpgAgora com opção que traciona 100 toneladas, versão 6x4 recebe substancial aumento de capacidade de tração
A Scania apresenta sua linha Off Road 2013 com nova versão do P 310 6x4. O modelo passa a ofertar aos segmentos de construção civil e mineração uma opção para tracionar 100 toneladas, possível graças a um redutor nos cubos dos eixos traseiros. O veículo com capacidade máxima de tração (CMT) de 78 toneladas, sem redução nos cubos, permanece no portfólio.
A família Off Road 2013 da Scania, de motores Euro 5, é formada pelas cabines P e G. A cabine P possui os modelos P 250 e P 310, ambos com configurações de rodas 6x4 ou 8x4; além do P 360, com tração 6x4. Já a cabina G disponibiliza os caminhões G 400 6x4, G 440 com configurações de rodas 6x4, 6x6 e 8x4 e o G 480 6x4 e 10x4.
“A linha Off Road 2013 da Scania disponibiliza aos clientes que atuam nas aplicações de construção e mineração a mais completa gama de modelos, versões de tração, distâncias entre eixos, pacotes de itens de série e opcionais e produtos customizados”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania do Brasil. “A nova gama ainda oferece máxima produtividade, eficiência na dirigibilidade, segurança, robustez, durabilidade, ergonomia e conforto ao operador.”
O novo P 310 6x4 e 8x4 com redução nos cubos amplia ainda mais a cobertura da marca. “A Scania ouviu seus clientes e aumentou a capacidade de carga do modelo para que seja possível escolher os veículos certos para cada operação e assim melhorar a rentabilidade”, diz Mendonça. A Scania é a única fabricante a comercializar a caixa de câmbio automatizada, o Scania Opticruise, para a faixa de 310cv de potência. “Ele proporciona a cabina mais confortável e ergonômica, o melhor torque e a maior economia de combustível, da categoria.”
“Para desenvolver a nova gama de motores Euro 5 com identidade para o setor Off Road, nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento adaptou cabina, motor, o Scania Opticruise, o Scania Retarder e a suspensão traseira, além de outros itens, para oferecermos um produto ideal para operações fora de estrada”, explica o gerente. “Dessa necessidade de segmentação e a partir do conceito de evolução contínua, surgiu a nova linha Off Road da Scania.”
 
Linha completa e customizada
O P 250 6x4 é mais uma versão do caminhão semipesado referência no setor. “O modelo disponibiliza o melhor torque, a maior economia de combustível e a cabina mais confortável e ergonômica da categoria. Ele faz cada vez mais sucesso e os clientes já reconhecem sua eficiência”, salienta Mendonça. Na configuração de roda 8x4, o P 250 é equipado com quarto eixo original e com garantia de fábrica.
O P 360 6x4, com capacidade máxima de tração de 150 t, oferece torque de 1.850Nm e soluções adequadas aos clientes que necessitam do máximo desempenho na tração 6x4 e na faixa de 360cv de potência.
O G 400 6X4 foi desenvolvido para operar com caçamba de minério de 16 metros cúbicos e capacidade de carga de 41 t. Ele dispõe de versões plataforma e cavalo mecânico. Seu motor de 13 litros produz potência de 400 cavalos e desenvolve torque de 2.100Nm.
Já o G440 6X4 também foi desenvolvido para operar com caçamba de minério de 16 metros cúbicos e capacidade de carga de 41 t. Caso o cliente equipe o produto com a nova caixa automatizada Scania Opticruise e o Scania Retarder, que é o mais potente do mercado, terá em mãos o caminhão de melhor desempenho do segmento. Nessa configuração, ele oferece menor tempo de ciclo, maior segurança operacional, melhor consumo e maior disponibilidade, fatores fundamentais para uma operação eficiente em mineração.
A opção de roda 6x6 desempenha um papel de tração integral para aplicações extremas de severidade, caracterizadas por pisos irregulares. O G 440 8x4 pode receber caçamba de 20 metros cúbicos para capacidades de até 50 t. O veículo também pode ser utilizado em operações de apoio, como caminhões-pipa e guindastes.  As opções com 480 cavalos, a máxima potência da gama G, possuem como principal diferencial o torque de 2.400Nm entre 1.000 a 1.350 rpm, o maior entre os concorrentes dessa faixa de caminhões pesados. O torque alto em baixas rotações gera condições para uma operação rentável ao cliente. Ele faz viagens em menor tempo e economiza mais combustível. A capacidade máxima de tração é de 150 t, também a maior da categoria.
A versão do G 480 com tração 10x4 pode ser equipada com caçamba basculante. Além dos mesmos diferenciais apontados acima e da completa lista de itens de série e opcionais, garante ainda mais opções para atender a qualquer demanda dos clientes, nesses segmentos que exigem alta severidade dos equipamentos. O caminhão 10x4 é um projeto genuíno da Scania, lançado de forma pioneira em 2007 no Brasil,  o que comprova a vanguarda tecnológica da marca no setor.
 
Melhorias na cabine
As cabines Off Road como motores Euro 5 da Scania ganharam grade frontal completamente nova, mais resistente e mais robusta. Agora, é uma peça única. No segmento rodoviário, por exemplo, ela é bipartida. Com o objetivo de melhorar o acesso à frente da cabine, a Scania projetou um degrau na parte superior do para-choque, antiderrapante, pelo qual o motorista ou o responsável pela manutenção pode se deslocar por toda a área frontal do veículo (para limpar o para-brisa, por exemplo). O acesso fica ainda mais fácil e seguro por conta do novo degrau retrátil incorporado ao para-choque e barras salientes na grade frontal, outro importante reforço para facilitar o ingresso do operador ao novo degrau de serviço.
O novo para-choque segue a mesma filosofia da grade. Produzido com um material mais resistente, suporta ainda mais os impactos da severa operação fora de estrada.  Outro reforço é o escudo protetor, localizado logo abaixo do para-choque e construído com chapa reforçada que protege o cárter e o motor. Também para ultrapassar com maior facilidade os terrenos não pavimentados nas aplicações mais severas, a nova linha Off Road da Scania ganhou uma elevação tanto do chassi quanto do para-choque.
A linha 2013 chega ao mercado com novo ângulo de ataque de 25 graus, resultado da elevação do chassi e do para-choque. Trata-se do maior ângulo da categoria para situações extremas, típicas do segmento. Com ele, o caminhão ganha força fundamental para transpor qualquer tipo de obstáculo, como, por exemplo, entrar em uma vala ou trafegar por subidas ou descidas íngremes. Para ter uma ideia do impacto positivo do novo ângulo, um caminhão rodoviário geralmente possui 18 graus de ataque.  Os caminhões Scania Off Road Euro 5 também são apresentados com novo pino de reboque de tração para 35 toneladas. “Agora, o pino é original de fábrica, exclusivo dos caminhões Scania, e com muito mais capacidade. Além de contar com a garantia da marca referência nos pesados”, salienta.
A linha Off Road da Scania chega ao mercado pela primeira vez com faróis auxiliares (de milha e de neblina) em espaço próprio, mais bem posicionados na cabine, e não mais incorporados ao para-choque. A Scania incorporou esse benefício após ouvir o pedido dos clientes. A participação deles no desenvolvimento de um produto é fundamental, e a Scania
valoriza demais esse trabalho em parceria. Isso resulta no produto certo para a operação adequada.
 
Trem de força ainda mais eficiente
Tradicionalmente, a Scania disponibiliza ao mercado o conjunto trem de força mais eficiente, econômico, robusto e de fácil manutenção. No lançamento da nova linha Off Road a fabricante consolida mais uma vez essa fama reconhecida pelos clientes. Os motores de 13 litros, que contam com a tecnologia Euro 5, possuem nova plataforma, o que trouxe ganho de 9% de torque e 5% de potência em relação ao antigo bloco de 12 litros. Na prática, os motoristas conseguem superar rampas com velocidades mais altas a rotações menores, o que resulta em menor consumo de combustível, que pode ser até 7% inferior em comparação à geração anterior.
Além do maior torque, a nova gama Off Road oferece a maior capacidade máxima de tração (CMT) da categoria: 150 toneladas. São quase 50 toneladas a mais em comparação aos principais concorrentes.
 
Novos Scania Opticruise e Scania Retarder
Na hora de escalonar as marchas, o motorista experimentará todas as vantagens da nova caixa automatiza Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o sistema ganhou mudanças de marchas mais rápidas, além de ter a carcaça confeccionada com materiais mais robustos. Na aplicação fora de estrada, um dispositivo especial da caixa, quando acionado, mantém a embreagem engatada o maior tempo possível, para evitar interrupções no fornecimento de potência e tração. As mudanças de marchas diminuem, de forma a permitir que o motor gire em rotação mais ampla.
Em sua segunda geração, o sistema hidráulico de freio auxiliar Retarder é mais eficiente em baixas velocidades, características típicas do segmento off road. O torque máximo de frenagem em rotações menores foi ampliado para 4.100Nm. Portanto, a Scania prova mais uma vez o quanto se preocupa em aprimorar seus veículos para o segmento.
Outra novidade é a suspensão de 32 toneladas para os eixos traseiros dos veículos plataforma. As molas absorvem as vibrações e imperfeições do terreno não pavimentado e protegem a estrutura. O sistema, parte do completo pacote de opcionais, equipa os dois últimos eixos da composição.
 
Customização, um diferencial
A Scania é uma das únicas empresas a possuir uma área voltada a projetos de customização do veículo conforme as necessidades de operação do cliente. No setor de mineração, a marca segue a tendência da indústria, acompanha os clientes de perto e diretamente em sua operação para oferecer as soluções mais adequadas ao perfil da frota e à necessidade de transporte e logística.
Os modelos Off Road da Scania são ideais para as mais duras tarefas em minas e canteiros de obras. Os caminhões Scania são fabricados com a maior robustez do mercado e são capazes de transportar as cargas mais densas e com elevado peso específico, muitas vezes em terrenos com aclives. Os produtos podem receber implementos caçambas basculantes com diferentes capacidades de carga para o trabalho confinado nas minas. Além de opções para aplicações de guindaste, prancha, comboio, lança-concreto, entre outros.
Caso o cliente queira se aprofundar na personalização de seu veículo, um completo pacote de itens opcionais está disponível, como lubrificador automático, lanternas com tecnologia LED, limpadores na posição vertical para preservação do para-brisa, chave geral de bateria para manutenção, preparação para rádio PX e horímetro analógico.
 
Sobre a Scania
Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 38.600 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países. As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento são concentradas na Suécia e as operações industriais estão localizadas na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2012, as receitas totais da Scania alcançaram 79,6 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 6,6 bilhões de coroas suecas.
Para mais informações acesse: www.scania.com.br

Foto: Divulgação Scania
Kreab Gavin Anderson

Site Login