Cor na iluminação interna ajuda a manter atenção ao volante nos carros globais da Ford

16/03/2012 - Cor na iluminação interna ajuda a manter maior atenção ao volante nos carros globais da Ford

ford painelA Ford realizou uma pesquisa em nível mundial para definir as tonalidades de iluminação no painel do veículo capazes de ajudar os motoristas a manter a atenção nas pistas. O resultado das experiências mostrou que os tons de azul são capazes de despertar uma enzima chamada melatonina, responsável pela atividade de alerta no cérebro.
"Além do conforto e da beleza, a segurança é uma preocupação importante na criação do interior dos veículos. A partir de pesquisas, descobrimos que o uso de determinadas cores na iluminação do painel, além de contribuir para criar um ambiente agradável, pode ajudar os motoristas a manter a atenção na pista. Esse é um dos motivos que levaram à criação da tonalidade Ice Blue", afirma Mahendra Dassanayake, líder de Design Global da Ford.
Adotada nos carros globais da marca, como o Fusion e o Edge, a tonalidade Ice Blue começou a ser introduzida em todos os modelos da marca. "Nosso objetivo é criar uma cor padrão para todos os veículos produzidos pela Ford", explica Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.
 
Cansaço visual
"Pesquisamos cores e formas que não desviem a atenção do motorista e facilitem a sua interação com o ambiente externo e os comandos. Certos níveis e combinações de luz são capazes de afetar o comportamento e provocar respostas emocionais como estresse, calma, felicidade. A luz e o brilho que refletem no painel e nos bancos são outros elementos que devem ser trabalhados para evitar o cansaço visual", diz a designer.
A pesquisa mostrou que os tons de amarelo, por exemplo, podem ajudar no discernimento e tomada de decisões rápidas. O verde relaxa o batimento cardíaco, diminui a produção de hormônios do estresse e conduz a uma respiração lenta. Já o vermelho estimula emoções mais fortes, tanto para a paixão como para a raiva. Já o azul provoca uma sensação de alerta no cérebro.
Assim como pesquisar as tendências mundiais e as preferências dos consumidores, esse conhecimento é uma ferramenta que está contribuindo para o avanço no processo de criação dos designers.

Site Login