Pirelli lança o Sistema Cyber Fleet no Brasil

28/11/2012 - Pirelli lança o Sistema Cyber Fleet está no Brasil

pirelli_cyber_fleet_8.jpgO novo sensor mede automaticamente a temperatura e a pressão dos pneus: 30 frotas começam a utilizar estes pneus inteligentes
Depois de percorrer mais ou menos 7 milhões de quilômetros de experimentação na Europa e na América Latina, a Pirelli lança no Brasil o Cyber Fleet, o sistema que monitora constante e automaticamente a pressão e a temperatura dos pneus dos caminhões. Conforme demonstraram os testes conduzidos desde março deste ano no Brasil, o Cyber Fleet proporciona uma economia de custos de aproximadamente 600 reais por veículo ao ano. Esta economia refere-se ao menor consumo de combustível e ao aumento da vida útil do pneu. Além disso, o pneu com a pressão correta aumenta o nível de segurança de seu uso.
Com a colaboração de uma entre as maiores empresas brasileiras de transporte de passageiros e mercadorias, foram monitorados mais de 3.900.000 quilômetros percorridos por 13 veículos com 78 sensores. Graças ao Cyber Fleet, a pressão e a temperatura dos pneus foram constantemente monitoradas e os dados recolhidos evidenciaram que todos os pneus rodaram com pressão abaixo da recomendada, sendo que 50% destes estavam com uma pressão 10% inferior. A consequência é um maior consumo de combustível e menor duração do pneu.
A pressão correta dos pneus tem um papel fundamental no nível de prestação do produto. Aliás, tanto a maior quanto a menor distância entre a pressão recomendada pelo fabricante causam: maior resistência ao rolamento, irregularidade no uso, dificuldade de controle do veículo e aumento da distância de frenagem, trazendo impactos negativos sobre o consumo de combustível, vida útil do pneu e segurança na condução do veículo. As vantagens para a frota são evidentes e podem ser resumidas em: segurança, otimização dos custos ligados ao consumo de combustível, à compra e à manutenção dos pneus.
Com o sucesso vindo nos testes de campo, feitos em colaboração com os parceiros Schrader Electronics para o sensor, Magneti Marelli para o receptor e o fornecedor brasileiro de serviços Autotrac, o Cyber Fleet será adotado por 30 das maiores frotas brasileiras de transporte de mercadorias e passageiros durante o ano de 2013. A solução Cyber Fleet baseia-se no emprego do dispositivo TMS (Tyre Mounted Sensor)  posicionado dentro do pneu, que monitora constantemente a pressão e a temperatura, permitindo ao gestor da frota implementar procedimentos precisos de diagnóstico e intervenção. O sensor também exerce a função de identificador (RFID) de cada um dos pneus.
O Cyber Fleet está disponível na versão estática e dinâmica. Na dinâmica, a integração com o sistema telemático de Magneti Marelli permite a exibição simultânea de sinais únicos dos sensores montados no veículo e a sua sucessiva transmissão telemática para uma central de dados. A notificação de anomalias de pressão e temperatura é feita em tempo real por meio de uma conexão de internet com um aplicativo específico. Além disso, é possível beneficiar-se da funcionalidade Track & Trace, para o monitoramento de cada pneu do veículo; além da elaboração dos indicadores de performance, dentre os quais destacam-se a quilometragem e a velocidade.
Na modalidade estática, os dados revelados pelo sensor podem ser lidos com o veículo parado por meio de um leitor externo que recebe, para cada pneu-sensor, as informações de temperatura e pressão. Os dados podem ser transferidos para um computador para sucessiva análise e arquivamento. Esta solução inovadora complementa a oferta de produto e de serviços da Pirelli às frotas para obter uma mobilidade sempre mais eficiente. A comercialização iniciada agora no Brasil será progressivamente estendida para os outros países da América do Sul.

FSB Comunicações / Assessoria de Imprensa da Pirelli

Site Login