Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança

20/11/2012 - Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança

mercedes_axor_2.jpgSolução integrada da Mercedes-Benz inclui a oferta de itens de avançada tecnologia presentes nos caminhões da marca
Top de linha no Brasil, os extrapesados Actros rodoviários com cabina Megaspace Segurança contam com sistemas exclusivos, como orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade e sistema ativo de frenagem
Além de aumentar o nível de segurança do veículo, o uso combinado de diversos sistemas de frenagem assegura mais benefícios e vantagens para o cliente, como maior durabilidade dos componentes de freio, maior velocidade média operacional e menor consumo de combustível
 
Os caminhões Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado por seu alto padrão de qualidade e tecnologia. Em termos de segurança, a marca oferece avançados sistemas e componentes, que estão disponíveis como itens de série ou opcionais. Com isso, o cliente ganha ampla flexibilidade para escolher os itens de sua necessidade ou preferência, levando em conta o tipo de operação dos veículos e as condições das vias e estradas onde irão atuar.
“O uso combinado de diversos sistemas de freios propicia muitos benefícios e vantagens. E não só em termos de proteção do caminhão, da carga, do motorista e dos demais veículos, como também de redução de custos operacionais, graças a maior durabilidade dos componentes dos freios, maior velocidade média operacional e menor consumo de combustível”, diz Eustaquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil.
Os caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros, modelos 2646 6x4 e 2546 6x2, introduziram no Brasil uma série de avançadas e exclusivas tecnologias de segurança, como o sistema ativo de frenagem, orientação de faixa de rolagem e controle de proximidade, disponíveis na versão Megaspace Segurança.
Juntamente com esses avanços tecnológicos, a Mercedes-Benz oferece um diversificado leque de soluções que visam ampliar os aspectos de segurança, como freio eletrônico EBS com ABS e ASR, bloqueio de deslocamento para partida em rampa, exclusivo freio-motor Top Brake, retarder e diversos outros itens.
 
Sistema ativo de frenagem
Se o sistema ativo de frenagem (Active Brake Assist – ABA) detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão utilizando todos os recursos de freio disponíveis, conforme a necessidade. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos demais veículos. Se há risco de colisão, o sistema ativa um alerta visual no painel e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência.
Este inovador componente do caminhão possibilita a redução do risco de colisão em situações críticas, bem como suas consequências.
O sistema ativo de frenagem de segunda geração – ABA 2 – além de aplicar freios automaticamente até a parada total do caminhão, quando o motorista não reage ao risco de colisão frontal com um obstáculo móvel, também identifica a proximidade de obstáculos parados, frenando parcialmente o veículo.
 
Sistema de orientação de faixa de rolagem
No sistema de orientação de faixa de rolagem, uma câmera especialmente montada no parabrisa detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora da via, aumentando a segurança de circulação.
 
Sistema de controle de proximidade
Um exclusivo radar, localizado no parachoque, monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância preestabelecida em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do Actros às variações do tráfego, mantendo distância ajustada, diminuindo assim o risco de eventuais colisões.
O sistema de controle de proximidade, que atua em conjunto com o piloto automático, assegura maior tranquilidade ao motorista, aumentando a segurança nas vias.
 
Sistema eletrônico de freios EBS com ABS e ASR
Além de ampliar a eficiência de frenagem, o sistema assegura maior vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, controlando o funcionamento do ABS e ASR. O EBS também gerencia a frenagem do semirreboque e com isso, equaliza o desgaste das pastilhas de freio do cavalo-mecânico.
 
Bloqueio de deslocamento para partida em rampa
Este dispositivo mantém o veículo parado por cerca de três segundos, sem que haja necessidade de acionar o freio de estacionamento, até que o motorista arranque com suavidade, evitando que o veículo desloque-se para trás. Essa função traz maior conforto para o condutor e ainda mais segurança.
 
Freio-motor Top Brake
Consagrado no mercado, o freio-motor Top Brake, sistema exclusivo da   Mercedes-Benz, proporciona muitas vantagens, como maior potência de frenagem, maior velocidade em declives, maior segurança, menor quantidade de trocas de marchas, menor custo de manutenção, ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, além de economia de combustível.
A combinação do Top Brake com o freio-motor convencional oferece uma elevada eficácia de frenagem. Além disso, assegura o aumento da velocidade média operacional, reduz o tempo de viagem e diminui o estresse do motorista, graças à facilidade de operação.
 
Freios ABS
O sistema antibloqueio de freios ABS oferece elevada segurança, pois o veículo se mantém estável e em condições de dirigibilidade mesmo nas situações críticas. Em casos de freadas bruscas, mesmo sobre superfícies molhadas ou lisas, como em ruas de paralelepípedos, o ABS evita que o veículo derrape.
Esse sistema impede o bloqueio das rodas em qualquer situação, mantém a estabilidade direcional, diminui a distância de frenagem e minimiza a probabilidade do efeito "L" no conjunto cavalo-mecânico e carreta.
O sistema ABS assegura mais vantagens, como redução de custos, ao evitar que frenagens bruscas ocasionem danos aos pneus ou rodas, e maior conforto ao dirigir, diminuindo o estresse do motorista, pois o sistema evita consideravelmente os riscos eminentes na condução.
 
Freio a disco
Os freios a disco proporcionam maior segurança graças à alta eficiência de frenagem e maior resistência térmica. A prolongada vida útil das pastilhas de freio e a facilidade de troca dos componentes garantem uma redução dos custos de manutenção.
 
Retarder
Freio auxiliar de alto desempenho, o retarder é um sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem. Amplia os níveis de segurança e garante maior eficiência e menor desgaste dos componentes do sistema de freio de serviço. Contribui para o aumento da velocidade média e para a maior disponibilidade do veículo, o que resulta em maior eficiência e melhor resultado operacional do veículo.
O retarder é totalmente integrado ao sistema eletrônico do veículo e a demanda de frenagem é definida em conjunto com os demais sistemas auxiliares de frenagem. Com a ativação da função de velocidade constante de descida, o retarder atua de forma a manter a velocidade de cruzeiro definida pelo motorista, independentemente da variação de rampa, otimizando o consumo de combustível. A velocidade memorizada pode ser aumentada ou reduzida de forma simples e confortável pelo motorista por meio da própria alavanca de comando.
O retarder complementa a capacidade do freio-motor, principalmente nas condições de velocidade mais elevada. Oferece ainda maior conforto e segurança para o motorista, uma vez que os freios de serviço são utilizados somente em casos de emergência ou na parada total do veículo.
 
Piloto automático
O piloto automático, que conta com limitador de velocidade, é um sistema eletrônico combinado por meio do qual é possível manter ou impedir que uma determinada velocidade seja ultrapassada em relação a uma regulagem prévia. O sistema oferece mais conforto ao motorista, contribuindo para que ele concentre sua atenção numa direção defensiva e econômica.
O piloto automático permite a regulagem da velocidade até a máxima do veículo. Seu manejo é simples, mediante alavanca na coluna de direção.
Já o limitador de velocidade impede que o veículo ultrapasse a velocidade programada previamente. Se isso for necessário, o motorista precisa apenas acionar o acelerador até o batente. Para reativá-lo, basta soltar o acelerador totalmente e acioná-lo novamente.
O piloto automático garante ainda maior conforto e segurança na operação do veículo principalmente em trajetos longos, nos quais não há grande oscilação da velocidade de cruzeiro. Além disso, minimiza o risco de eventuais multas pela limitação da velocidade do veículo.
 
Mais informações sobre a Mercedes-Benz estão disponíveis na internet em:
www.mercedes-benz.com.br

Site Login