Design dos caminhões Volvo é visionário e focado no motorista e nos valores da marca

03/08/2012 - Design dos caminhões Volvo é visionário e focado no motorista e nos valores da marca
 
volvo_rikard_orell.jpgA preocupação com o design vem acompanhada do desenvolvimento dos caminhões Volvo desde o surgimento do primeiro veículo, no final dos anos 20. Quando o primeiro caminhão Volvo saiu da linha de montagem em 1928, ele já apresentava traços mais avançados em relação aos concorrentes, então muito antiquados. E o foco no motorista e nos valores da Volvo de segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente sempre nortearam a ação e os projetos dos designers
 
“O progresso nesta área está avançando muito rapidamente. Os caminhões estão cada vez mais diferentes em menor espaço de tempo”, observa Rikard Orell, diretor de design da Volvo Trucks. Do ponto de vista do design, um dos fatores muito importantes para o futuro será a excelente eficiência aerodinâmica, característica diretamente relacionada ao formato do caminhão. “Buscar maior eficiência sempre foi importante e será ainda mais no futuro”, ressalta o diretor.
A tradição do design da Volvo Trucks é baseada no respeito à funcionalidade e no desejo de aprimorar a vida diária das pessoas. Por isso, o foco do trabalho dos designers é sempre o condutor, pois bons caminhões atraem bons motoristas.
Assim, cabines mais espaçosas, ambientes internos arejados e livres de interferências são algumas tendências em caminhões. Externamente, os veículos possuirão um visual cada vez mais avançado, aerodinâmico, moderno e elegante.
 
Funcional e atraente
“Acredito que nós atraímos tanto o coração quanto o cérebro das pessoas”, diz Orell. “A aquisição de um veículo da Volvo é sempre um ótimo negócio para o transportador, ao mesmo tempo que existe um orgulho de possuir um caminhão da marca”, complementa. Assim, destaca o executivo, os caminhões da marca precisam necessariamente ter baixo consumo de combustível e alta dispobilidade, serem robustos e, ao mesmo tempo, atraentes.
 
Global
O design visionário da Volvo e o planejamento por trás dele sempre foram motivados por uma visão global. Afinal, o Grupo Volvo está presente em mais de 100 países de todos os continentes. Sendo assim, os caminhões da marca são usados nos mais diferentes mercados, nas mais diferenciadas condições de estrada e clima, por uma variedade muito grande de motoristas e ainda uma enorme diversidade de aplicações, topografias e altitudes. “Por isso, nesse trabalho é muito importante compreender a realidade e o contexto no qual os veículos são usados e também entender as necessidades atuais dos motoristas”, destaca o diretor.
O conceito de design dos caminhões Volvo está intimamente ligado aos valores essenciais da marca: segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente. Não é à toa que os caminhões da marca são, há décadas, mundialmente reconhecidos como a vanguarda em segurança e respeito ao meio ambiente em toda a indústria automobilística.
O design dos caminhões da Volvo sempre foi desenvolvido paralelamente à introdução de novos dispositivos de segurança e de novas tecnologias que proporcionem menor emissão de poluentes. Dessa forma, além de possuir um destacado design, os veículos da marca são historicamente reconhecidos como muito seguros e ambientalmente corretos.
 
Legenda da foto: Rikard Orell, diretor de design da Volvo Trucks
Foto: Divulgação
Volvo do Brasil – Comunicação Corporativa

Site Login