Volvo tem linha completa de caminhões vocacionais para operações severas

FMX 540 - Canavieiro 3Volvo tem linha completa de caminhões vocacionais para operações severas

A Volvo possui uma gama completa de caminhões vocacionais, especialmente desenvolvida para o transporte pesado em condições severas, desde aplicações na construção e mineração até no transporte da cana-de-açúcar e madeira. Os modelos da marca se destacam por sua robustez, alta capacidade de carga, baixo consumo de combustível e, principalmente, elevada disponibilidade mecânica, fundamental neste tipo de transporte.

Desenvolvido para o transporte pesado em condições severas, o FMX está disponível nas versões 6x4 e 8x4, nas potências de 370cv, 420cv, 460cv e 500cv e 540cv. “Ele encara os locais mais difíceis com desenvoltura, devido às suas altas potências e torques”, declara Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. O modelo pode sair de fábrica também com as configurações de tração integral 4x4 ou 6x6.

Linha FMX

Os modelos 8x4 e 6x4 rígidos são indicados para operações em mineração e construção (geralmente com caçambas sobre chassi), bombas de concreto e gruas. O FMX tem ainda a opção de eixo para 150 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e uma caixa de câmbio eletrônica I-Shift configurada para operações off-road. “Para situações mais adversas os FMX podem vir equipados com caixa de 14 marcas sendo duas super-reduzidas”, afirma Jeseniel Valerio, gerente comercial de caminhões vocacionais Volvo.

Já o FMX 6x4 trator é indicado para grandes composições de transporte de cana-de-açúcar, madeira e produtos minerais. O modelo possui torque elevado o que permite velocidades médias mais altas e transporte do tipo “bate e volta” com mais de um conjunto de implementos. O caminhão tem também a tecnologia de Aceleração Inteligente, recém lançada pela marca. O sistema reconhece as cargas (Vazio/Carregado) e a topografia, otimizando a injeção de combustível para gerar o máximo de economia.

“São características da linha FMX que contribuem para aumentar a produtividade e a redução de custos no transporte”, destaca Valerio. Para o setor de infraestrutura, como o de cargas indivisíveis ou transportes especiais, o FMX pode ser equipados com eixos que possuem CMT (Capacidade Máxima de Tração) para até 250 toneladas.

Atributos

O FMX ainda se sobressai por características como um chassi de aço de alta resistência; eixos de tração de carcaça fundida e grande vão livre do solo; um trem de força robusto e confiável; cilindro de freios distante do solo e cabine com suspensão em quatro pontos e amortecedores para atenuar vibrações. Além disso, o FMX é fácil de ser implementado. O módulo eletrônico para encarroçadores permite, de forma segura, grande integração entre o implemento e a eletrônica do veículo.

VM 32 toneladas

VM 32ton 1A Volvo oferece ainda o VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. Com a maior capacidade de carga útil em sua classe, é um modelo para suprir uma demanda específica: o segmento dos veículos que atuam em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção.

Equipado com o robusto e econômico motor de 330cv e uma configuração de eixos 6x4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador. É bem mais leve que seus concorrentes: de 275 quilos a 1050 quilos.

“O VM 330cv 6x4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX”, lembra Menoncin. Ele tem, por exemplo, os robustos eixos trativos, com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta, e a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX, reconhecido como o melhor caminhão vocacional do País.

Site Login