Allison comprova benefícios da transmissão automática em evento para frotistas da construção civil

27/06/2016 - Allison comprova benefícios da transmissão automática em evento para frotistas da construção civil
 
vw_constellation.jpgA Allison Transmission realizou um Ride & Drive com importantes frotistas da área de transporte de concreto, onde eles puderam constatar, através de várias provas, as vantagens das transmissões automáticas
Em evento realizado nos dias 23 e 24 de junho nas dependências do ECPA - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP), a Allison Transmission colocou lado a lado dois VW 26.280 6x4: um com transmissão manual e outro com transmissão totalmente automática. Os veículos foram submetidos às mesmas provas, que simulavam as várias situações que uma betoneira enfrenta na rotina diária da construção civil.
No evento, grandes frotistas da área de concreto no País constataram pessoalmente as vantagens que uma transmissão totalmente automática pode trazer para o seu negócio. Ficou claro para os presentes que os ganhos em aceleração e em velocidade média de trabalho resultam em um aumento significativo de produtividade (quantas viagens/dia a mais podem ser feitas em função da agilidade proporcionada pela automática) e percentual de lucratividade em relação ao caminhão manual (quanto concreto pode transportar a mais).
Líder mundial na fabricação de transmissões automáticas para veículos comerciais, a Allison Transmission vem crescendo nos mais variados segmentos. Isso se deve a uma característica que marca seus produtos desde os princípios: desenvolver soluções específicas para cada aplicação. A construção civil vem merecendo essa atenção há décadas, com resultados comprovados pela liderança no segmento de construção na maioria dos países onde está presente.
 
VW 26.280 6x4 automático – quebrando paradigmas
Além do pioneirismo em outros segmentos, como a coleta de resíduos, a Allison Transmission também é precursora na introdução das transmissões totalmente automáticas para as betoneiras no mercado brasileiro. A primeira experiência veio com o caminhão VW 24.250E Worker 6x2, equipado com uma transmissão automática da Série 3000.
A estreita cooperação entre a MAN Latin America e a companhia no desenvolvimento de bem-sucedidos veículos anteriores, aliadas às exigências das leis de redução das emissões de poluentes, que demandaram um novo ajuste entre motorização e transmissão que atendesse às normas do PROCONVE 7, resultaram no desenvolvimento do novo VW 26.280 6x4 automático que pôde ser avaliado no evento.
Para Thiago Naman, gerente de contas da Allison Transmission para a América do Sul, “É gratificante poder contribuir para a evolução do mercado brasileiro de construção oferecendo um veículo equipado com o que existe de mais moderno em termos de engenharia. Nossas transmissões são consagradas em mercados consolidados como os Estados Unidos e Europa, tenho certeza que aqui os clientes também vão reconhecer esses benefícios e adotar nossa tecnologia.”
 
Mais produtividade e menos manutenção
Os caminhões equipados com transmissão automática, comprovadamente, são mais produtivos. Eles proporcionam maior velocidade média na execução do trabalho, o que é resultante de acelerações mais rápidas e de trocas de marcha sem perda de potência e utilizando a melhor faixa de rotação do motor. Isso se deve à Continuous Power TechnologyTM da Allison, que, através de seu exclusivo conversor de torque que multiplica suavemente o torque máximo do motor para as rodas proporciona melhor desempenho, arrancada mais rápida e maior flexibilidade operacional.
As avaliações também foram esclarecedoras por evidenciar outros benefícios que as transmissões automáticas têm sobre os câmbios manuais e manuais automatizados, que utilizam sistema de embreagem: menos tempo parado e menores gastos com peças e mão de obra.
A arquitetura de construção das transmissões automáticas protege o trem de força dos veículos em uma situação de utilização onde são necessárias inúmeras trocas de marchas, o que significa que o caminhão automático quebra menos que o manual e o manual automatizado, o que se traduz em menor custo de manutenção e em maior disponibilidade do veículo para o trabalho. As betoneiras com câmbio manual apresentam um grande desgaste do sistema de embreagem, precisando de manutenção frequente e dias de inatividade.
O veículo equipado com transmissão automática também pode operar com desenvoltura em velocidades extremamente baixas o que é usual nos canteiros de obras. Manobras em espaços reduzidos, irregulares e escorregadios também ficam bastante facilitadas em função de não se precisar ficar modulando a embreagem. Basta tirar o pé do pedal do freio e o veículo se movimenta lenta e continuamente.
Em suas já consagradas transmissões, novos e avançados comandos eletrônicos são os grandes responsáveis pela sua “inteligência” de funcionamento. A Allison tem se empenhado ao máximo em seu propósito de melhor aproveitar o torque e a potência dos motores a que as transmissões estão acopladas para otimizar o consumo de combustível, proporcionar maior eficiência na operação e, consequentemente, privilegiar a redução das emissões de poluentes. Além da destacada atuação nos canteiros de obras, as transmissões automáticas também são benéficas para os frotistas quando os veículos apenas se deslocam entre os pontos de carga e descarga nas obras.
 
Melhor para o motorista
A maior parte das betoneiras em operação no mercado ainda está equipada com caixa de mudanças manual, o que exige grande habilidade dos profissionais que a utilizam. Condições de terreno difíceis, além do caminhão circular grande parte do tempo com carga plena - e em constante movimento -, exigem muito cuidado na seleção dos motoristas.
A realidade do setor, porém, mostra que cada vez está mais difícil encontrar e manter bons profissionais, já que existe pouca especialização e uma grande rotatividade na categoria. Mais um ponto a favor das transmissões automáticas, que facilitam a condução do veículo e, portanto, menores custos de treinamento dos motoristas. Também tornam a atividade mais segura, já que o motorista sempre mantém as duas mãos no volante e os olhos voltados para a operação.
 
Sobre a Allison Transmission - A Allison Transmission (NYSE:ALSN) é o maior fabricante mundial de transmissões automáticas para veículos comerciais médios e pesados, e líder em sistemas híbridos de propulsão para ônibus urbanos. As transmissões Allison são usadas nas mais variadas aplicações incluindo caminhões coletores de resíduos, bombeiros, construção, ônibus, motorhomes, militares e energia. Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, Indiana, USA, e emprega aproximadamente 2.700 pessoas no mundo. Com presença no mercado de mais de 80 países, a Allison possui escritórios regionais na Holanda, China e Brasil e fábricas nos Estados Unidos, Hungria e Índia. A Allison também tem aproximadamente 1.400 distribuidores independentes e revendedores em todo o mundo. Para maiores informações, visite www.allisontransmission.com.
 
Foto: divulgação
Press Consultoria

Site Login