Metal Work fornece automação dos controles para aeromóvel em Canoas (RS)

01/06/2016 - Metal Work fornece automação dos controles para aeromóvel em Canoas (RS)
 
trensurb_work.jpgA Metal Work, empresa líder na produção e comercialização de equipamentos pneumáticos para automação industrial, fornecerá produtos para o projeto de implantação do aeromóvel (veículo suspenso movido com a força do vento) no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. Líder em sistemas para controle dos movimentos, a Metal Work foi contratada para fornecer parte importante dos sistemas de frenagem, estacionamento, suspensão e atuadores para controle de velocidade na nova linha do aeromóvel, que fará integração de bairros de Canoas com o metrô.
O projeto para implantação do aeromóvel em Canoas é uma expansão da primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil, que foi aberta ao público em agosto de 2013 e funciona com cobrança de passagem desde maio de 2014, interligando a Estação Aeroporto do metrô de Porto Alegre ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
O meio de transporte automatizado em via elevada, que utiliza veículos leves em fibra de vidro, não motorizados e apoiados em pilares de concreto, tem tecnologia desenvolvida por Oskar Coester, nos anos 70. O aeromóvel, sem condutores a bordo, utiliza a propulsão pneumática para mover os trens (o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada) e uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que é empurrada pelo vento, fazendo com que o trem se movimente sobre rodas de aço em trilhos.
Segundo Hernane Cauduro, diretor da Metal Work, o projeto inovador, com tecnologia brasileira, se firma como uma opção econômica e sustentável para transporte público com baixo custo de implantação e baixo impacto gerado na construção das linhas nas cidades. “Como são aéreas, as linhas do aeromóvel não concorrem com outros veículos, ocupam pequeno espaço se comparado a trens convencionais. Além disso, geram baixíssimo ruído e a energia da propulsão dos geradores é elétrica, tecnologia limpa sem emissão de poluentes gasosos”, explica.
De acordo com Cauduro, a escolha pela Metal Work  para fornecimento de equipamentos pneumáticos para o projeto foi baseada na tecnologia oferecida pela empresa  em terminais de válvulas inteligentes desenvolvidos para automação embarcada, que permite um grau de compactação e flexibilidade, com comunicação em redes. “Além disso, a Metal Work apresentou os maiores índices de desempenho relacionados à confiabilidade dos produtos, que são altamente exigidos em quesitos de segurança e, principalmente, disponibilidade, quando aplicados em transporte público, segundo métodos para definição do B10d, índice de confiabilidade segundo norma ISO 19973 (relacionada a sistemas pneumáticos)."
O sistema é administrado pela Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre).
 
Foto: divulgação - crédito: Marco Prass / Trensurb
Vervi Assessoria de Imprensa

Site Login