Novo airbag central da ZF TRW atende futuras exigências relacionadas a impactos laterais

05/01/2016 - Novo airbag central da ZF TRW atende futuras exigências relacionadas a impactos laterais
 
zf_trw.jpgO airbag central ajuda a proteger os ocupantes dos bancos dianteiros em colisões com a lateral do veículo.
Em caso de colisões, ajuda a minimizar o deslocamento lateral do motorista e reduz o risco de interações entre o condutor e o passageiro ao lado.
O produto atende aos novos protocolos de impacto lateral da Euro NCAP.
A ZF TRW, divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva da ZF, desenvolveu um novo airbag desenhado para ajudar os fabricantes de veículos a melhorar a proteção de impactos laterais. O airbag central é integrado à estrutura da almofada localizada no encosto do assento e configurado para proteger a região da cabeça, ombros e torso dos ocupantes dos assentos dianteiros.
O airbag central ajuda a proteger os ocupantes em colisões com a lateral do veículo, seja do lado do motorista ou do passageiro do assento dianteiro, através da abertura de uma almofada de ar entre ambos ocupantes do veículo. No caso de impacto lateral, onde um veículo em movimento ou objeto atinge a lateral do veículo com força, o airbag central ajuda a manter o motorista em seu lugar. Ele minimiza o deslocamento lateral do motorista e reduz o risco de interação entre os ocupantes do assento dianteiro ou com peças internas estruturais do veículo que estejam nos arredores.
Dirk Schultz, diretor de Engenharia Global da ZF TRW Inflatable Restraint Systems, afirma que “o risco de impacto entre os ocupantes dos bancos dianteiros durante colisões laterais é significativo. Pesquisas sobre acidentes mostram que, nos EUA, quase 30% das fatalidades em impactos laterais envolvem os dois ocupantes dos bancos dianteiros e, na Alemanha, quase 30% dos ocupantes gravemente feridos sofreram colisões laterais que causaram impacto lateral entre ocupantes dos bancos dianteiros.”
O módulo do airbag central é equipado com um dispositivo híbrido de enchimento e pode ser composto por uma bolsa de tecido em peça única ou pela tecnologia de bolsa costurada. O módulo pode ser desenhado para atender diferentes requisitos de design de fabricantes de veículos, incluindo um mecanismo com tiras internas na bolsa para promover uma forma triangular após a abertura, o que ajuda a melhorar o desempenho de retenção dos ocupantes do veículo.
“Estamos observando cada vez mais interesse nesta nova tecnologia de airbag e no momento a Euro NCAP está avaliando novos protocolos de testes de impacto lateral para 2018 e para o futuro,” disse Schultz. “Se forem implementados, acreditamos que muitos veículos novos irão requerer módulos de airbag entre os bancos dianteiros.”
A solução da ZF TRW poderá possibilitar o atendimento a essas futuras exigências. A empresa já está envolvida em diversos programas de desenvolvimento e pesquisa em conjunto com os fabricantes de veículos.
 
Imagem: divulgação
MM Editorial

Site Login