Caxias do Sul adota sistema com semáforos inteligentes da Digicon

22/12/2015 - Caxias do Sul adota sistema com semáforos inteligentes da Digicon
 
scats.jpgInicialmente, a implantação do primeiro SCATS (Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real), desenvolvido pela Digicon, ocorrerá em quatro cruzamentos da Rodovia RS-453, que dá acesso à Caxias do Sul/RS. A solução permite alterar automaticamente os tempos de verde dos semáforos conforme a aproximação de veículos dos cruzamentos por meio de detectores virtuais com câmeras de vídeo.
O diretor técnico da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Adair José Bianchi, explica que, após a conclusão das obras físicas, será instalada a sinalização vertical e horizontal. A expectativa é de que o novo sistema comece a operar em janeiro de 2016 e, nessa primeira fase, funcionará ainda sem tempo real para teste da operação. Conforme contagem de trânsito realizada próxima ao local, em horário de pico nos dois sentidos, o fluxo é de 4,5 mil veículos.
Além de melhorar o fluxo de trânsito, o uso do sistema também traz sua contribuição ao meio ambiente ao provocar queda nas emissões de gases em 7% e de consumo de combustível de até 12%. No Brasil, o SCATS opera com sucesso em diversas cidades brasileiras: Vitória (ES), Osasco (SP), São José dos Campos (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE), Belo Horizonte (MG), além de estar em fase de testes em Recife (PE) e Porto Alegre (RS).
Foto: divulgação

Moglia Comunicação

Site Login