Linha 6-Laranja avança com a inauguração de fábrica de 40 mil m² em Perus

15/10/2015 - Linha 6-Laranja avança com a inauguração de fábrica de 40 mil m² em Perus
 
linha_laranja.jpgMais de 300 funcionários produzirão 7,3 mil anéis de concreto, usados para revestir os 13 km de túnel da linha
A aguardada Linha 6-Laranja de metrô, que interligará a Brasilândia a São Joaquim, começa a ganhar forma. Uma das provas disso é a inauguração da mais moderna fábrica de anéis de concreto – compostos por segmentos conhecidos como aduelas – na América Latina. Os equipamentos e moldes utilizados no processo produtivo são tecnologia de origem francesa.
Construída em oito meses, a nova unidade criou mais de 300 postos de trabalho. Um dos propósitos do projeto da Linha 6-Laranja é contribuir com o desenvolvimento local. Por isso, boa parte dos funcionários da unidade foi contratada na região de Perus.
A fábrica está localizada estrategicamente em uma pedreira, em uma área de 40 mil m², o que trouxe diversos benefícios ao projeto. A logística inbound, que traz matéria prima da pedreira para a produção das peças de concreto, é uma delas.
A região escolhida também proporciona uma vantagem logística outbound bastante interessante.  As aduelas produzidas chegam à obra pelo fácil acesso ao Rodoanel, Rodovia dos Bandeirantes e Marginal Tietê. “Conseguimos agilizar o transporte das peças e evitar o tráfego de caminhões em vias importantes da cidade. Um dos pilares do projeto é reduzir o impacto da obra no dia a dia das pessoas que moram ou trabalham no seu entorno”, destaca Nicolas Eduardo Vasquez, gerente Operacional do Consórcio CEL 6.
 
Em números:
· 15 peças fabricadas por dia;
· 7,3 mil aduelas produzidas, consumindo 165 mil m³ de concreto, 66 mil toneladas de cimento e 5 mil toneladas de aço;
· 10,2 metros é o diâmetro externo de cada anel, o interno é de 9,4 metros. E a largura é de 1,8 metro;
· 60 toneladas é o peso de cada aduela.
 
Foto: divulgação
Press Porter Novelli
 
PS.: A Revista Engenharia apresenta detalhes em sua edição de nº 626.

Site Login