Move São Paulo inicia obras de construção da Estação Freguesia do Ó da Linha 6-Laranja de metrô

22/09/2015 - Move São Paulo inicia obras de construção da Estação Freguesia do Ó da Linha 6-Laranja de metrô
 
move-sp.jpgEstrutura da estação será a primeira a ser interligada com VSE Tietê
O governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Move São Paulo iniciou hoje as obras para construção da Estação Freguesia do Ó, que faz parte da Linha 6-Laranja de metrô. Com área total construída de 11.560 m² e 33 metros de profundidade distribuídos em 4 andares subterrâneos, a Estação da Freguesia do Ó é a primeira da Linha 6-Laranja a ser construída. A obra já gerou 200 novos postos de trabalho.
Entenda a obra - O processo adotado pela Move São Paulo para construção da Linha 6-Laranja prevê a utilização de dois shields, mais conhecidos como tatuzões, ou, na linguagem técnica brasileira, tuneladoras. Estes equipamentos têm características distintas: um escavará rocha no sentido noroeste da linha (Brasilândia), e outro foi produzido para escavar solo no sentido sul (São Joaquim).
Na Estação Freguesia do Ó, o trabalho de escavação e contenção dos poços tem previsão de 14 meses para ser concluído. O próximo passo é a escavação do corpo da estação. Após a finalização dessa etapa, a estrutura da Estação Freguesia do Ó estará pronta para receber a passagem do shield para rocha.
A estrutura da Estação Freguesia do Ó será a primeira a ser interligada ao Poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Tietê. Para que o tatuzão siga o seu traçado de construção do túnel, a estrutura de concreto da estação precisa estar pronta. Em seguida, o tatuzão seguirá a escavação e construção do túnel em direção a Estação João Paulo I, que também deverá ter sua estrutura finalizada quando ele estiver chegando.
Mudança no Viário - Na primeira fase de preparação do canteiro de obras da Estação Freguesia do Ó - iniciada na segunda quinzena de julho -, as vias e acessos na região foram alteradas para receber as obras da Linha 6-Laranja. Parte da Avenida Miguel Conejo passou a ter sentido único (bairro), com duas faixas interditadas. Outra mudança importante ocorreu na Rua Bonifácio Cubas, que passou a ter sentido marginal e recebeu a faixa de ônibus exclusiva da Avenida Miguel Conejo. Para facilitar o acesso ao comércio local, os estacionamentos rotativos na via foram liberados no horário de pico. Para melhorar o fluxo entre as vias, as fases no semáforo da Avenida Santa Marina foram reduzidas e um novo semáforo foi instalado na Rua Eneas Luís Barbanti.
 
Sobre a Linha - A Linha-6 Laranja de Metrô terá 15,3 km de extensão e 15 estações integradas à rede metroferroviária e terminais de ônibus e vai beneficiar mais de 633 mil pessoas por dia em um trajeto que vai economizar até 1h30 o tempo gasto atualmente de carro ou ônibus, reforçando o compromisso da Move São Paulo de contribuir para melhorar a mobilidade urbana na cidade.
Principais dados:
Extensão: 15,3 km
Trens: 22
Estações: 15 integradas à rede metroferroviária e terminais de ônibus; 18 poços de ventilação, 1 pátio de trens e duas subestações que irão fornecer energia para a linha.
Frentes de trabalho: 36
Benefício: mais de 633 mil passageiros/dia
Tempo total de percurso: 23 minutos
Número de postos de trabalho gerados: 1 mil postos de trabalho já criados, entre colaboradores da Concessionária Move São Paulo e trabalhadores do Consórcio Construtor CEL6. No total teremos 9 mil durante a construção e 1 mil durante a operação
Valor de contrato: R$ 9,6 bilhões
 
Status geral das obras - No primeiro ano do projeto, já foram criados mais de 1 mil postos de trabalho. O canteiro central localizado dentro do VSE Tietê - que tem entre suas funções apoiar as obras -, está 100% concluído. As obras da fábrica de aduelas, que vão produzir os anéis de concreto necessários para revestir 13 quilômetros de via de túnel, já foram finalizadas.
 
Centro de Atendimento à Comunidade – CAC Freguesia do Ó
Na última semana, a Linha 6-Laranja de metrô inaugurou seu primeiro Centro de Atendimento à Comunidade. Localizado no canteiro de obras da futura Estação Freguesia do Ó, à Rua Bonifácio Cubas, 130, o horário de funcionamento do CAC é de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 19h00 e na sexta-feira, das 09h00 às 18h00.
No local, a comunidade pode obter informações gerais, tirar dúvidas e fazer comentários sobre a Linha 6-Laranja, além de ter acesso ao mapa do trajeto e assistir ao vídeo do projeto para conhecer mais sobre o trajeto da nova linha, que vai mudar o perfil de mobilidade urbana da região noroeste da cidade.
 
Sobre a Move São Paulo
A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia - São Joaquim). Com 15 estações e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia. A Linha 6-Laranja de metrô criará mais pontos de integração na rede metroferroviária e facilitará o acesso às diferentes oportunidades que a cidade oferece nas áreas de lazer, cultura, educação e trabalho.
 
Move São Paulo
In Press Porter Novelli

Site Login