Armco Staco obtém certificação de defensas metálicas H2 pela norma europeia EN-1317

19/05/2015 - Armco Staco obtém certificação de defensas metálicas H2 pela norma europeia EN-1317
 
armco_staco_h2.jpgO mercado brasileiro de segurança viária acaba de ganhar um reforço importante: a Armco Staco, fabricante de dispositivos de contenção dos veículos e segurança viária, realizou os ensaios dos sistemas tipo defensas metálicas H2 de solo na Europa e obteve a certificação pela norma europeia EN-1317. Pioneira na América do Sul a certificar este tipo de produto no exterior, a Armco Staco já começou a fabricar o material em sua planta industrial no Estado do Rio de Janeiro.
Este é o nível mais alto de defensas metálicas certificadas produzidas e comercializadas hoje no Brasil e atende desde carros leves até ônibus de até 13 toneladas. A fabricante disponibiliza ainda os sistemas Nível N2, H2, H1, H3 e H4 de solo e ponte certificados através de licença e já planeja ensaiar diretamente outros dispositivos na Europa. “Reconhecemos a importância de elevar os padrões de segurança nas rodovias brasileiras e nossa contribuição é oferecer uma gama cada vez maior de materiais com desempenho certificado”, afirma Flávio Patané, Gerente de Dispositivos Certificados para Segurança Viária da Armco Staco.
O início da fabricação das defensas metálicas H2 certificadas coincide com o andamento da revisão da norma brasileira ABNT NBR 15486, que deve entrar em consulta nacional nos próximos meses para se tornar oficial. “A NBR 15486 abrange as normas europeia EN-1317 e americana NCHRP 350 e certamente vai ter um forte impacto no mercado, incentivando os novos projetos viários a utilizarem materiais certificados, aumentando a segurança para os usuários das rodovias”, explica Patané.
Em relação aos custos, a expectativa é que a adoção de sistemas ensaiados não encareça os projetos, pois os produtos certificados já disponíveis no Brasil são mais leves que os materiais mais comumente usados no país, o que pode representar uma economia. As defensas certificadas são materiais testados por intermédio de “crash tests”, realizados com diversos padrões de veículos, em ângulos de impacto maiores dos que ocorrem normalmente na prática e velocidades definidas (constantes), cujos resultados são aferidos e atestados por laboratórios independentes e, por isso, com desempenho previamente conhecido.
 
Foto: divulgação
Priorité Comunicação

Site Login