Soluções analíticas apoiam estratégias de negócios da CPTM

13/01/2015 - Soluções analíticas apoiam estratégias de negócios da CPTM

cptm_alckmin.jpgA utilização de informações gerenciais como ferramenta de apoio à tomada de decisão foi o principal objetivo da CPTM ao adotar as plataformas de business intelligence (BI) e Mobile da MicroStrategy, fornecedora mundial de plataformas de software empresarial. As soluções analíticas têm auxiliado a empresa nas estratégias de negócios graças à disponibilização de relatórios com alto nível de detalhamento, relacionados às áreas de Custos, Segurança Operacional, Financeiro, Coordenação de Empreendimentos e Saúde Ocupacional.
De acordo com Nilson Roberto Brito dos Santos, responsável pela gerência de tecnologia da informação da CPTM, antes da adoção do BI as informações gerenciais eram compiladas e divulgadas em planilhas Excel ou em relatórios extraídos dos sistemas especialistas. Além disso, os usuários não conseguiam criar visões diferenciadas das informações.
Atualmente, a solução de BI tornou-se uma ferramenta imprescindível no suporte à tomada de decisão na companhia. Os usuários podem criar suas próprias análises e relatórios completos (self-service) com informações valiosas relacionadas, por exemplo, ao prazo de entrega e data limite de projetos; à quantidade de passageiros pagantes e de passageiros transportados; ao custo contábil e depurado da tarifa por passageiros pagantes; à quantidade de viagens vendidas; ao valor arrecadado; à tarifa média; à quantidade de ocorrências por linha e por milhão de passageiros; e ao volume de afastamentos por tipo de afastamento e CID. Os usuários também passaram a contar com datamarts exclusivos para cada uma das áreas, agilizando de forma significativa os negócios e a obtenção de projeções futuras sobre a companhia.
Ainda segundo Nilson, seria impossível imaginar o nível de flexibilização da informação atingido hoje sem a utilização de uma solução analítica, como a da MicroStrategy. Garantia de confidencialidade, confiabilidade e velocidade na disponibilização da informação, assim como um maior detalhamento e o acompanhamento de resultados, também foram vantagens importantes que estão diretamente atreladas à adoção do BI na CPTM. "Enfim, conseguimos uma ferramenta que transforma informação em conhecimento, sem gerar dados em excesso".
A CPTM tem planos de expandir o número de usuários, principalmente da solução Mobile, ainda em 2014. "A ideia é dar continuidade aos investimentos em tecnologias inovadoras de apoio à tomada de decisão, complementando o projeto de BI com a mobilidade", finaliza.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM e foi fundada em 28 de maio de 1992, com a promulgação da Lei Paulista n° 7.861.Coube à companhia assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU [Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo - STU/SP] e pela Ferrovia Paulista S/A - Fepasa. Com isso, recebeu como herança um sistema ferroviário de quase um século de existência.
A CPTM possui atualmente 92 estações ativas em seis linhas, que totalizam 260,8 km na sua malha ferroviária. Este sistema faz parte da Rede Metropolitana de São Paulo.

EPR Comunicação Corporativa

Site Login