EMTU/SP inicia Operação Visita Controlada para estudantes no VLT da Baixada Santista

13/11/2014 - EMTU/SP inicia Operação Visita Controlada para estudantes no VLT da Baixada Santista
 
emtu_vlt2.jpgO VLT da Baixada Santista começa na próxima terça-feira, 18 de novembro, a Operação Visita Controlada entre as estações Mascarenhas de Moraes e Antônio Emmerich, em São Vicente. As viagens acontecerão no período das 13h00 às 15h00, de segunda a quinta-feira, num percurso estimado de 10 minutos (ida e volta).  A partir de 01 de dezembro o programa será ampliado com viagens entre as estações Mascarenhas de Moraes a José Monteiro, num percurso médio de 17 minutos (ida e volta).
A Operação Visita Controlada é destinada inicialmente a grupos de estudantes de escolas públicas, particulares, escolas técnicas, faculdades e universidades devidamente credenciadas na Central de Atendimento à Comunidade da EMTU/SP. Os grupos devem ser acompanhados por monitor ou professor da instituição. Não há limitação de faixa etária para as viagens.
Segundo o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, o público estudantil foi escolhido nesta primeira etapa para multiplicação da experiência na sociedade. “Os estudantes têm alto grau de influência, aprendizado e participação em ações inovadoras e transmitirão aos seus familiares e amigos a experiência de viajar no primeiro VLT implantado no País”, ressaltou. A operação comercial do VLT acontecerá a partir de março de 2015.
Em seu primeiro trecho, o VLT da Baixada Santista terá  11 km de extensão e ligará São Vicente (Barreiros) ao porto de Santos. A segunda etapa, de 8 km, ligará a avenida Conselheiro Nébias ao bairro Valongo, em Santos. Os trechos totalizam 19 km de extensão e serão integrados futuramente às linhas de ônibus metropolitanas e municipais, beneficiando 220 mil passageiros/dia (70 mil usuários do VLT). A operação comercial no Trecho Barreiros (São Vicente) / Porto (Santos) está prevista a partir de março de 2015.
O VLT é o eixo central da reestruturação dos sistemas intermunicipal e municipal de ônibus na região, que se completará com a Concorrência Internacional para a Concessão Patrocinada do Sistema Integrado Metropolitano da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM RMBS). A licitação envolve a prestação dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por VLT, por ônibus e demais veículos de baixa e média capacidade na RMBS. A sessão pública para abertura das propostas está marcada para o dia 25/11/2014.
 
Características gerais
- Usuários atendidos: 70 mil / dia nos trechos Barreiros – Porto (em obras) e Conselheiro Nébias – Valongo (em licenciamento ambiental).
- Municípios beneficiados: Santos e São Vicente
- Nº de estações no trecho Barreiros / Porto: 15
- Início das obras: maio de 2013
- Investimento total (projetos, gerenciamento, desapropriações, obras, material rodante e sistemas):  R$ 1,29 bilhão
 
Agendamento de viagem para estudantes:  
Centrais de Relacionamento com a Comunidade - Baixada Santista
VLT - Veículo Leve sobre Trilhos
Unidade São Vicente
Avenida Martins Fontes, 718 – Catiapoã – São Vicente
Referência: Canteiro “Triângulo” – São Vicente.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
0800 016 16 16
 
VLT - Unidade Santos
Rua Doutor Guilherme Álvaro, s/n° - Marapé – Santos
Referência: Canteiro de Santos – “Orquidário”.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
0800 016 16 16

Foto: divulgação
Assessoria de Imprensa
Empresa Metropolitana  de Transportes Urbanos – EMTU/SP

Site Login