Obras de expansão da Estação General Osório chegam à Lagoa

10/11/2014 - Obras de expansão da Estação General Osório chegam à Lagoa, onde será construído um acesso de passageiros ao metrô
 
metro_rio.jpgIntervenções começam a ser realizadas no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, altura do Parque do Cantagalo
Para ampliar a capacidade e flexibilidade operacional da Estação General Osório, em Ipanema, o Governo do Estado do Rio de Janeiro está construindo novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros e um novo acesso à estação. Iniciadas em junho de 2011 com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, as obras entram agora em uma nova fase: a construção do acesso Lagoa.
O novo acesso ficará no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo, entre os números 2.014 e 1.976 e próximo a um sinal de trânsito e uma faixa de pedestres para facilitar a circulação do público.
No início do mês começou a realização de serviços de readequação viária em parte do canteiro central da Av. Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo. Durante as obras, o retorno de veículos existente naquela altura da Epitácio Pessoa será temporariamente interditado e o sinal de trânsito e faixa de pedestres remanejados para poucos metros à frente, no sentido Leblon. Parte da via pública existente entre os prédios 1.976 e 2.014 da Epitácio Pessoa também será temporariamente ocupada por um canteiro de obras para a construção do túnel que dará acesso à Av. Epitácio Pessoa.
Para que seja possível realizar a obra sem interdições no trânsito, o canteiro central será preparado para receber parte do tráfego de veículos da via durante a obra. Após a conclusão dos serviços preliminares, será feito um tratamento do subsolo para viabilizar a escavação da galeria do metrô por baixo da Epitácio Pessoa. Para isso, será preciso remanejar o tráfego de veículos da via. Não haverá redução da capacidade de fluxo da Epitácio Pessoa.
Na primeira fase, prevista para ocorrer entre novembro deste ano e fevereiro de 2015, os trabalhos se concentram no canteiro central, sem alteração no fluxo de veículos. Na segunda etapa, com previsão de execução entre fevereiro e dezembro de 2015, as três faixas de rolamento da pista sentido Humaitá serão deslocadas da lateral para a área central da via, onde hoje fica o canteiro central. Já na terceira etapa, prevista para o período entre dezembro de 2015 e junho de 2016, os trabalhos voltam a ser realizados sobre o canteiro central, para a construção da estrutura do acesso. A data de início de cada fase será previamente comunicada à população.
Nova sinalização será instalada na região e operadores de tráfego trabalharão na orientação de condutores e pedestres. As alterações viárias foram definidas em conjunto com a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) e têm duração prevista de aproximadamente um ano e meio. Durante todo o período da obra, o acesso aos prédios e garagens dos edifícios não sofrerá bloqueios.
 
Expansão General Osório
Para atender a normas técnicas e de segurança, é preciso fazer um túnel de ventilação e saída de emergência para as novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros que estão sendo construídas na Estação General Osório. Diante disso, o Governo do Estado decidiu fazer com que esse túnel fosse melhor aproveitado, servindo também como acesso para usuários do metrô. Desta forma, o bairro da Lagoa será inserido no sistema metroviário da cidade, fazendo com que trabalhadores, moradores e frequentadores da região tenham acesso direto à Estação General Osório.
Iniciadas em junho de 2011 com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, as obras de expansão da Estação General Osório vão ampliar a capacidade e flexibilidade operacional da estação, que contará com novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros, além do acesso Lagoa.
As escavações da área onde futuramente serão instaladas as novas plataformas já foram concluídas e, atualmente, ocorre a escavação do túnel que ligará a General Osório à Lagoa por dentro do Maciço do Cantagalo. Faltam aproximadamente 40 metros para terminar a escavação em rocha, chegando ao subsolo da Avenida Epitácio Pessoa.
Após a conclusão da obra, prevista para o primeiro semestre de 2016, a Estação General Osório estará apta a receber também os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além dos da Linha 1 (Tijuca – Ipanema) que já circulam no terminal. E o bairro da Lagoa será inserido no sistema metroviário da cidade.
 
Entenda como será a intervenção:
FASE 1 (NOVEMBRO DE 2014 A FEVEREIRO DE 2015): Serviços de readequação viária em parte do canteiro central da Av. Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo. O retorno de veículos será temporariamente interditado e o sinal de trânsito e a faixa de pedestres remanejados para poucos metros à frente, em direção ao Leblon.
 
FASE 2 (FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2015): Após a adaptação do canteiro central, as três faixas de rolamento da pista sentido Humaitá da Av. Epitácio Pessoa serão deslocadas para a área central da via, onde hoje fica o canteiro central. Não haverá redução da capacidade de fluxo da via.
 
FASE 3 (DEZEMBRO DE 2015 A JUNHO DE 2016): As três faixas de rolamento da pista sentido Botafogo voltam a ser utilizadas pelos veículos e os trabalhos se concentram novamente no canteiro central, desta vez para a construção da estrutura de acesso ao túnel que levará os passageiros até a estação General Osório.
 
* A data de início de cada fase será previamente comunicada à população
 
Comunicação com a comunidade: Para um diálogo direto e permanente com a população, a Expansão General Osório/Acesso Lagoa conta com uma Central de Atendimento à Comunidade (CAC) na Rua Professor Gastão Bahiana 31A, em Copacabana, que funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e às sextas-feiras, das 8h às 17h. Outra CAC será construída junto ao canteiro de obras do acesso Lagoa, na Av. Epitácio Pessoa, próximo ao Parque do Cantagalo e funcionará nos mesmos dias e horários.
 
Foto: divulgação
DOM Comunicação

Site Login