Governo de Minas licita PPP do Aeroporto Regional da Zona da Mata

05/11/2014 - Governo de Minas licita PPP do Aeroporto Regional da Zona da Mata

aeroporto_regional-zona-mata.jpgO Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou (05/11), sessão pública de licitação para qualificação de proposta técnica dos licitantes da Parceria Público Privada (PPP) de Concessão patrocinada para exploração de serviços aeroportuários do Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, localizado na Zona da Mata (ARZM).
Dois concorrentes participaram da licitação, a Multiterminais Alfandegários do Brasil e o Consórcio Aeroporto Zona da Mata, formado pelas empresas Socicam e Universal Armazens Gerais e Alfandegados.
Foram avaliadas as propostas técnicas e econômicas das duas empresas, e o Consórcio Aeroporto Zona da Mata apresentou a melhor proposta econômica, oferecendo um desconto de 32% no valor da contraprestação anual do Estado, que terá valor aproximado de R$ 4,4 milhões por ano, durante a vigência do contrato.
Na próxima etapa da licitação o Consórcio Aeroporto Zona da Mata deverá passar pela conferência dos documentos de habilitação.
O modelo de Parceria Publico Privada foi escolhido de modo a permitir o desenvolvimento focado tanto no transporte de passageiros quanto de cargas, dando flexibilidade à concessionária no desenvolvimento de negócios dentro do aeroporto.
O objetivo é de promover o desenvolvimento do ARZM contando com a participação de uma administração privada, à qual serão atribuídas metas de desempenho e evolução da movimentação de passageiros e cargas.
O aeroporto possui a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais com 2.530 metros, perdendo apenas para o Aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins. O terminal também é alfandegado, e pode executar todo o desembaraço de mercadorias que chegam do exterior.
 
Foto: divulgação
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas - Setop

Site Login