Scania abre inscrições para a quarta competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”

11/05/2012 - Scania abre inscrições para a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”

scania_roberto_leoncini_3.jpgAção incentiva o treinamento dos motoristas, apoia a direção segura nas estradas e promove a valorização do profissional.
Período de cadastro vai até 26 de julho
 
Já estão abertas as inscrições para a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, ação organizada pela Scania, que tem por objetivos avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes. Os interessados têm até o dia 26 de julho para efetuar sua inscrição em diversos pontos. A lista completa de locais está no site www.melhormotorista.com.br
A competição “Melhor Motorista de Caminhão” foi criada pela Scania em 2003, na Suécia. No balanço geral, a marca já recebeu mais de 100 mil inscrições para  o desafio, sendo 60 mil somente no Brasil, que a partir de 2005 passou a integrar os países participantes. O critério de avaliação dos motoristas envolve uma prova teórica, a ser entregue no ato da inscrição, e provas práticas divididas em 24  etapas regionais. Serão classificados 24 motoristas, para disputar o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil na grande final, no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.
As provas foram elaboradas para se aproximar o máximo possível do dia a dia dos condutores, com simulação de manobras e outras situações comuns ao volante. Em 2010, a ação mundial recebeu 45 mil inscrições, oriundas de 35 países. Só no Brasil, a competição contou com mais de 28 mil condutores, o novo recorde de um país no número de registros. Na edição global 2012, haverá a participação de 39 países dos cinco continentes.
“A competição MMCB tem uma relevância preciosa para a sociedade, pois ajuda a promover estradas mais seguras. A Scania quer valorizar cada vez mais a profissão de motorista de caminhão, dando suporte para que os profissionais se desenvolvam e se atualizem tanto na questão profissional quanto na social”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “Além disso, contribuiremos para conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento para atingir resultados, como segurança nas estradas e a rentabilidade nos negócios”, completa o executivo.
 
Como participar
“O motorista que tiver interesse na competição deve possuir carteira de habilitação categoria E, necessita preencher um formulário, além de responder a um questionário no ato da inscrição. Os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas que abordarão temas relacionados à legislação, preocupação ambiental e à condução responsável, defensiva e econômica”, explica Rodrigo Machado, coordenador da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”.
 
Etapas
A edição 2012 será organizada em três etapas com 24 fases regionais em 12 cidades diferentes. Os locais para a realização das finais regionais são respectivamente: Sorocaba, SP (28 e 29 de julho), Ponta Grossa, PR (04 e 05 de agosto), Eldorado do Sul, RS (11 e 12 de agosto), Londrina, PR (18 e 19 de agosto), Sumaré, SP (25 e 26 de agosto), Guarulhos, SP (01 e 02 de setembro), Rio de Janeiro (08 e 09 de setembro), Contagem, MG (15 e 16 de setembro), Vitória da Conquista, BA (22 e 23 de setembro), Jaboatão dos Guararapes, PE (29 e 30 de setembro), Marituba, PA (05 e 06 de outubro) e Rondonópolis, MT (20 e 21 de outubro).
A primeira etapa, válida pelo período de inscrição (07 de maio a 26 de julho), servirá para o motorista entregar sua ficha e a prova teórica, formada por questões de múltipla escolha e dissertativas, envolvendo os temas como direção, segurança, equipamentos e legislação. No ato da inscrição, o participante receberá um folheto educacional de conteúdo que reforça os temas da prova, além de condução eficaz, economia de combustível, manutenção preventiva e preservação do meio ambiente.
Na ficha, o condutor apontará dentre os locais pré-estabelecidos onde pretende realizar as provas da segunda etapa, caso seja aprovado na primeira fase. O motorista poderá entregar a ficha e o gabarito do teste em qualquer uma das Casas Scania ou em postos credenciados. A relação de participantes pode ser encontrada na página www.melhormotorista.com.br
Os classificados para a próxima etapa serão informados por telefone. Em caso de dúvida, o motorista poderá saná-las pelo telefone 0800 772 9822.
Na primeira fase, serão classificados os 80 melhores motoristas, por região, num total de 960 escolhidos que disputarão na segunda etapa do concurso as chamadas “finais regionais”. De acordo com o regulamento, a pontuação mínima de aprovação para a segunda fase será de 12 pontos. Em caso de igualdade, o critério de desempate será a questão dissertativa “o que você pode fazer no seu dia a dia como motorista para ajudar a diminuir a emissão de poluentes na atmosfera?”; num último recurso, a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação selecionará o classificado.
A segunda fase, disputada de 28 de julho a 21 de outubro, ocorrerá em 12 finais de semana, uma em cada região pré-estabelecida, sendo uma prova por dia (sábado e domingo), em total de 24. Cada regional contará com 40 motoristas, que passarão por novas provas teóricas e por provas práticas.
Vinte e quatro motoristas estarão na final nacional, que será disputada no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, em que os finalistas serão desafiados, novamente, por novas provas teóricas e práticas.
 
Premiação
A Scania e o Sest-Senat disponibilizarão a todos os inscritos na competição, um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso,  ele ganhará seis mil reais em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.
O segundo colocado ganhará uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, além de um jogo de pneus Pirelli com seis unidades, uma jaqueta personalizada Sest Senat e três mil e quinhentos reais em dinheiro. Para o terceiro colocado, são oferecidos uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, uma jaqueta personalizada Sest Senat e dois mil e quinhentos reais em dinheiro. Todos os 24 finalistas ganharão o Treinamento de Motoristas Scania ‘Master Driver’, de 40 horas.
A quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” conta com o patrocínio do Scania Banco, Pirelli, Sest Senat, Shell Brasil, Noma do Brasil, Rede Graal e Vale.
 
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 37.500 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos.Em 2011, as receitas totais da Scania alcançaram 87,7 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,4 bilhões de coroas suecas. No Brasil, a Scania também patrocina programas de capacitação e treinamento de motoristas, cedendo caminhões e o conhecimento técnico de seus profissionais, além de investir em ações que buscam o incremento da segurança viária no País.
Para mais informações acesse: www.scania.com.br
 
Foto: Divulgação
Legenda: Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil
 
S/A Comunicação

Site Login