Empresa especializada em sistemas de infraestrutura verde cresce 50% em 2013

13/02/2014 - Empresa especializada em sistemas de infraestrutura verde cresce 50% em 2013

ecotelhado.jpgEcotelhado é pioneira no desenvolvimento de sistemas de telhados verdes, jardins verticais e sistema biológico de tratamento de esgoto
A Ecotelhado, especializada em infraestrutura verde urbana, fechou 2013 com um aumento de cerca de 50% em seu faturamento total, comparado a 2012. De R$3,8 milhões saltou para quase 6 milhões no ano passado, considerando os brutos de sua rede. O resultado é reflexo do desenvolvimento de sistemas inéditos que atendem a necessidade das cidades serem mais sustentáveis e suprem a demanda por tecnologias inovadoras.
Os telhados verdes estão presentes em diversos tipos de construções. Escolas, indústrias, shoppings, condomínios e residências integram o portfólio. Hoje a empresa possui em torno de 250 mil metros quadrados instalados, entre telhados verdes, jardins verticais e outros produtos. Entre os benefícios estão: a redução de enchentes, conforto térmico e acústico, economia de energia e aumento da biodiversidade na cidade.
Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Ecotelhado, João Manuel Feijó, a empresa também tem investido em tecnologias que primam cada vez mais pela autossuficiência energética e hídrica das edificações, com a expansão do tratamento e reaproveitamento de água para fins não potáveis. “EUA e Europa estão discutindo essas questões. A tendência, no Brasil e no mundo, é as edificações se tornarem cada vez mais autossuficientes. Isso trará muitos benefícios econômicos”, diz.
Para atender essa demanda, a empresa desenvolveu o Sistema Integrado Ecoesgoto, que faz o tratamento do esgoto e captação de água da chuva. Toda água tratada é usada na irrigação de telhados verdes, ecoparedes, jardinagem e descargas de sanitários. “Um novo conceito de reaproveitamento e tratamento de águas pluviais. Com isso, reduzimos a coleta de lixo, por exemplo. Também resolvemos a dificuldade de irrigar os telhados. A água fica armazenada em uma cisterna na própria cobertura verde e ali acontece a irrigação”, explica. O projeto foi incluído no restrito hall feito pela ONU de iniciativas modelo do setor privado para o desenvolvimento sustentável.
Apesar da perspectiva negativa do setor da construção civil como um todo e ainda que a economia do país não avance, a expectativa da Ecotelhado é positiva. “O recém-lançado Sistema Integrado nos levará a ampliar nossa atuação. Além da construção civil, vemos grandes oportunidades de crescimento no setor educacional, como escolas e universidades, onde a educação ambiental ganha cada vez mais espaço”.
A empresa também planeja ações para intensificar as vendas de telhados verdes e jardins verticais no Brasil e na América Latina. “Toda essa projeção de ótimos resultados em 2014 nada mais é que um reflexo da aceitação por parte do nosso perfil de clientes. Pessoas, empresas, incorporadoras, instituições interessadas em inovação e entusiasmadas pelo verde. Não estão satisfeitas com a forma como as cidades são hoje e buscam na inovação dos produtos da Ecotelhado a natureza que fica difícil de encontrar nos centros urbanos”, finaliza.
 
Foto: Divulgação
Gonzales Comunicação

Site Login