Inova intensifica limpeza de bocas de lobo para evitar entupimentos e alagamentos

09/01/2014 - Inova intensifica limpeza de bocas de lobo para evitar entupimentos e alagamentos em São Paulo

inova_saneamento.jpgCom o objetivo de prevenir transtornos para a cidade em dias de chuva, empresa já está executando a Operação Verão, que aumenta a frequência da limpeza de bocas de lobo, com especial atenção às áreas de alagamentos
Em períodos de chuva, a presença de resíduos, entulhos ou qualquer outro objeto nas bocas de lobo, ramais e galerias contribui para os alagamentos da cidade. Com o objetivo de reduzir essas ocorrências, a empresa Inova Gestão de Serviços Urbanos realizará até o fim de março a “Operação Verão”, que conta com 40 equipes (diurnas e noturnas) dedicadas à intensificação diária da limpeza e desobstrução das bocas de lobos da região Noroeste de São Paulo, evitando, assim, as indesejadas enchentes.
A Operação Verão obedece a um planejamento realizado pela Inova, que sistematiza informações por meio do uso de várias tecnologias. Entre elas, as placas metálicas com código de barras instaladas pela empresa nas bocas de lobo, que permitem conhecer o histórico, a localização e o nível de criticidade. A medida possibilitou o mapeamento dos 925 pontos de alagamento reincidentes, a elaboração de relatórios e controles diários com detalhes sobre a situação das bocas de lobo antes e após a limpeza.
A empresa também definiu, de acordo com o grau de calamidade dos pontos de alagamento, o nível de criticidade das áreas para realizar a operação de maneira adequada. A análise considera o volume de resíduos coletados nas bocas de lobo, a capacidade volumétrica da caixa e a topografia da área em análise. O Nível de Atendimento I corresponde a pontos de alto grau de criticidade, como o Elevado Costa e Silva e o túnel José Roberto Fanganiello Melhem; o Nível de Atendimento II, aos pontos de grau de criticidade moderada, tendo como exemplos a passagem Tom Jobim e a rua Venâncio Aires. Já o Nível de Atendimento III indica os pontos de grau de criticidade leve, como é o caso da Rua João Jacinto.
As áreas de nível de atendimento I e II têm limpeza semanal e os locais com o nível de atendimento III são limpos quinzenalmente devido à criticidade leve.
A Inova realiza a limpeza de aproximadamente 43 mil bocas de lobo por mês e coleta cerca de 630 toneladas de resíduos. A empresa é responsável somente pela limpeza da boca de lobo, e não dos ramais e galerias das mesmas. “Em locais com alto potencial de alagamento são utilizados hidrojatos (máquinas com alto poder de sucção), que auxiliam o trabalho manual das equipes”, explica a engenheira Rafaela Amaral Penachioni, responsável pelo setor na empresa.
 
Como funciona a Operação Verão
Para realizar a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, as equipes se deslocam ao setor programado e verificam se é possível abrir a tampa da boca de lobo – há casos em que as tampas estão vedadas. O bueirista realiza a limpeza até a entrada do ramal, fecha a tampa da boca de lobo e vai para a próxima boca de lobo. O serviço segue até que todas as bocas de lobo das ruas programadas para o dia sejam limpas.
A Operação Verão está sendo executada na região das 13 subprefeituras em que a Inova atua: Perus, Freguesia do Ó/Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, Penha, Mooca, Sé, Pinheiros, Butantã, Lapa e Pirituba/Jaraguá. A medida faz parte da Operação Chuvas de Verão, coordenada pela Prefeitura de São Paulo.
 
Sobre a Inova - A Inova Gestão de Serviços Urbanos é uma empresa criada em 2011 que realiza serviços de limpeza pública, empregando equipamentos de última tecnologia nas regiões Norte e Oeste da cidade de São Paulo. Trabalha com o conceito de “Cidade Limpa”, que tem como meta a manutenção da limpeza em suas áreas de atuação. É corresponsável pela campanha “Eu limpo São Paulo”, que visa sensibilizar a população para o descarte correto dos resíduos urbanos. É uma sociedade de propósito específico, formada por três acionistas, que são: Revita Engenharia Sustentável, Vital Engenharia Ambiental e Paulitec.
 
Foto: Divulgação
Ogilvy

Site Login