Empresa de Santa Catarina: melhoria viária para companhias de saneamento básico do Brasil

21/10/2013 - Empresa de Santa Catarina propõe melhoria viária para companhias de saneamento básico do Brasil

solpav.jpgA tecnologia única no país auxilia na recuperação das vias atingidas pelas obras, oferecendo mais agilidade, menos impacto ambiental e economia na ponta que pode chegar até 90% em relação ao método convencional
O Brasil carece de avanços no saneamento básico e as empresas estão a todo vapor nas obras para garantir melhorias para a população. Se por um lado isso é extremamente necessário, existe um contraponto que gera transtorno e reclamação recorrente: conforme aumentam o número de obras referentes ao saneamento, cresce também o número de insatisfação com os danos causados nas ruas por causa das perfurações que são inevitáveis. Muitas vezes essas obras acabam acontecendo depois da rua receber um asfalto novo e a cobertura do buraco acaba ficando com imperfeições, estragando veículos desavisados ou cedendo com facilidade.
Por conta desse revés ocasionado pelas obras, as companhias de saneamento buscam soluções que agridam menos a estrutura da cidade,  mas que ao mesmo tempo consigam atender ao seu objetivo. Observando essa crescente necessidade, a empresa catarinense SolPav Pavimentações aprimorou uma tecnologia já utilizada nos Estados Unidos e na Alemanha para a restauração do asfalto de forma rápida, econômica, ecológica e sem poluição sonora. A empresa foi além: a máquina desenvolvida foi adaptada para a realidade das rodovias brasileiras e consegue fazer a abertura de valas para a execução das obras, seguindo os mesmo princípios citados acima.
Utilizando tecnologia infravermelho, que aquece o asfalto em até 340º, a máquina consegue rapidamente abrir as fendas, para depois fazer a recomposição do buraco e deixar a rua pronta em até dez minutos. Além da ágil execução, a solução desenvolvida pela SolPav garante maior economia e agride menos ao meio ambiente, pois a máquina recupera o asfalto  que foi retirado na obra (asfalto fresado),  deixando a pavimentação nova, com ausência de defeitos e sem desperdício de matéria-prima. Outro destaque é o fácil manuseio do aparelho, que requer pouca mão de obra (no máximo três pessoas) para a sua execução, garantindo ainda mais economia para as empresas que precisam desse serviço.
“Intitulamos de Eco Tratamento Asfáltico porque através da tecnologia fomentada pela SolPav nós conseguimos reaproveitar o asfalto que seria descartado em outras hipóteses. Mais do que aproveitar, nós recuperamos essa pavimentação, independente do tempo que ela estava na via, deixando o asfalto com qualidade de novo e garantindo maior durabilidade, que chega a 12 meses. A economia do processo varia entre 40% e 90%, se comparado com os métodos convencionais,  sem falar dos benefícios para o meio ambiente e da agilidade que atinge diretamente a mobilidade enfrentada por diversos municípios brasileiros”, explica Luis Renato Bischoff, diretor comercial da SolPav.
 
APROVADA PELA SABESP
Durante o início do mês de outubro, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) solicitou uma apresentação da SolPav na cidade de Itapetinga, interior paulista. Mesmo com a forte chuva que assolou a região no período de testes da tecnologia, os resultados apresentados pela empresa catarinense impressionaram: “Durante a manhã do terceiro dia realizamos uma intervenção na Rua Pedro Marques. Aproveitamos as brechas esporádicas da chuva, já que o asfalto molhado não interfere na ação da máquina. Conseguimos em duas horas recuperar 25m² da rua. Logo após a restauração, a equipe de Infraestrutura da Sabesp constatou e aprovou a eficiência da tecnologia da SolPav, pois mesmo com o temporal que caiu em seguida ao teste, a via não sofreu com infiltrações, um problema antigo da cidade”, conta Luís.
O asfalto recuperado tinha aproximadamente 20 anos, e ficou com aspecto de novo, o que impressionou ainda mais a equipe da Sabesp. A tecnologia chamou tanta a atenção do município que o diretor da SolPav foi convidado pelos representantes da cidade para participar de um seminário com os municípios da região, para apresentar todas as praticidades da máquina.
 
Foto: Divulgação
Halo Comunicação - Agência de Comunicação Integrada

Site Login