Tigre é uma das mais internacionalizadas do Brasil

29/08/2013 - Tigre é uma das mais internacionalizadas do Brasil

tigre_ads2.jpgFundação Dom Cabral divulga estudo em que Tigre se posiciona como a 11ª maior multinacional brasileira
A Tigre, multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo, é indicada pelo ranking da Fundação Dom Cabral como a 11ª empresa brasileira mais internacionalizada. No recorte por índice de ativos, a empresa está posicionada em 10º lugar e, em número de funcionários, a 9ª. A instituição divulga o estudo há oito anos e a Tigre tem se mantido entre as principais.
Multinacional 100% brasileira, a Tigre registrou em 2012 um faturamento bruto de R$ 3,1 bilhões, sendo que 25% é resultado de suas operações internacionais, incluindo as exportações. A empresa mantém negócios com 40 países.
Seguindo uma estratégia de expansão que começou na década de 70, já alcança a marca de 14 unidades em nove países da América do Sul e Estados Unidos. Hoje a empresa possui 1,7 mil funcionários no exterior. “O mercado internacional faz parte do nosso plano estratégico e devemos dar continuidade já que os resultados são muito positivos. Além do crescimento orgânico, fizemos aquisições importantes no período”, afirma Luís Roberto Ferreira, vice-presidente de Negócios Internacionais da Tigre.
Um exemplo foi a compra neste ano da Comercial Matusita, empresa de tubos e conexões do Peru. Ainda naquele país, está em fase de projeto uma nova fábrica e uma unidade da joint-venture TIGRE-ADS, para tubos de grandes diâmetros para saneamento.
Falando especificamente sobre o Peru, o executivo ainda reforça: “o país é o quarto maior mercado internacional para o Grupo. Vimos muitas oportunidades lá que têm estimulado nossos investimentos. O Peru tem uma economia estável, juros baixos e encargos sociais menores em relação ao Brasil”.
Destaca-se também na América do Sul a operação do Chile, um mercado mais consolidado para a empresa. A Tigre, com três plantas fabris, é a líder do segmento.
A TIGRE-ADS, que produz e comercializa tubos corrugados de polietileno de alta densidade, tem registrado resultados positivos ao ponto de a empresa abrir sua segunda fábrica no Brasil, no estado de Alagoas, no segundo semestre deste ano.  “As obras de infraestrutura, principalmente as da região Nordeste têm contribuído para o avanço dos negócios”, afirma Ferreira.
Além do ranking da Fundação Dom Cabral, a Tigre também foi um dos destaques do estudo do Boston Consulting Group – “Global Challengers”, no primeiro semestre, mostrando que a companhia está em franca expansão e internacionalização dentro de um grupo de países emergentes.

SOBRE A TIGRE - A Tigre é a multinacional 100% brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo, referência nos mercados Predial, de Infraestrutura, Irrigação e Indústria. Está presente em outros segmentos com as empresas Plena (acessórios para banheiro, lavanderia, áreas externas e complementos hidráulicos), Pincéis Tigre (ferramentas para pintura), Claris (portas e janelas de PVC) e a joint-venture TIGRE-ADS, que produz tubos de polietileno de grandes diâmetros para os mercados de Drenagem, Saneamento, Energia & Telecom, Agricultura e Mineração. Fundada em 1941, tem nove plantas no Brasil e 14 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (3), Colômbia, Equador, Peru (2), Estados Unidos, Paraguai, Uruguai. A companhia também é reconhecida pela sua cultura de valorização das pessoas, relacionamento com seus parceiros e clientes, políticas socioambientais consistentes e, principalmente, inovação. Conta com aproximadamente sete mil colaboradores e faturou R$ 3,1 bilhões em 2012.

Foto: Divulgação
CDN – Comunicação Corporativa

Site Login