SCHWING-Stetter recebe prêmio de inovação tecnológica

14/08/2013 - SCHWING-Stetter recebe prêmio de inovação tecnológica

schwing_ete_sabesp.jpgDurante 24ª Feira e Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - Fenasan e AESabesp, SCHWING recebeu prêmio por apresentar soluções que melhora e torna mais eficiente as estações de tratamento de água e esgotos das cidades brasileiras
A SCHWING-Stetter Brasil inovou ao apresentar na 24ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - Fenasan, tecnologias e soluções para o setor de saneamento, o que lhe rendeu o Prêmio AESabesp na categoria Inovação Tecnológica. Participaram do evento cerca de 17 mil pessoas entre empresários, expositores e especialistas de toda a América Latina.
Pela primeira vez, a SCHWING apresentou numa feira produtos específicos para esse setor, como as bombas de pistão. Os equipamentos, que fazem parte da linha industrial da empresa, serão cruciais na modernização das estações de tratamento de água e esgoto das cidades brasileiras, que segundo especialistas do próprio setor, possuem sistemas rudimentares.
"As bombas de pistão são mais produtivas que as de hélice contínua, por bombearem o lodo residual no formato original que ele sai dos filtros prensas, das roscas de desaguamento, das centrífugas ou das esteiras prensas, com uma porcentagem teor de sólidos de até 40%", compara o engenheiro de vendas da empresa, Ralf Mota de Oliveira. "As bombas de hélices contínuas tradicionais não conseguem bombear um lodo de 18% de sólidos com uma pressão superior a 16 bar, se não forem adicionados polímeros, necessários nesse caso para fluidizar o lodo desidratado e evitar que ele atinja uma pressão muito alta durante o bombeio", explica. De acordo com Ralf, os custos relativos à compra e misturas desse insumo impactam no orçamento e encarecem a operação.
Os sistemas fornecidos pela SCHWING possuem circuito hidráulico aberto que promove filtragem 100% de todo o óleo hidráulico. Outro aspecto positivo é a possibilidade de ser acionada elétrica ou hidraulicamente, característica vantajosa em casos de eventual falha nos comandos elétricos, sem interrupção do bombeio.
A Sabesp tem uma bomba de pistão que faz o bombeamento do lodo desidratado com 40% de sólidos, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, em São Paulo. O sistema foi instalado pela Schwing Equipamentos há três anos e durante esse tempo nenhum fator impediu o funcionamento desse sistema. "A Sabesp tem custo zero com manutenção, essas bombas podem operar um período de 50 mil horas - equivalente a cinco anos de trabalho - sem interrupção. Além disso, temos equipes especializadas para manutenção e assistência técnica", garante Ralf.
Há uma demanda crescente para utilização de bombas para materiais pastosos no setor de água e saneamento. Hoje existem os transportadores de correia expostos à corrosão do lodo e de todo o material processado. Com as bombas de pistões isso não ocorre, o acionamento não entra em contato com o material, somente os êmbolos de recalque e o transporte do lodo são feitos por tubulação em aço inox, 100% resistente à corrosão.

Schwing Equipamentos
A SCHWING é referência em toda a América Latina na fabricação de equipamentos e soluções para produção e bombeamento de concreto. "Mas há vários anos, a empresa fornece equipamentos para o segmento industrial", ressalta o presidente do Grupo no Brasil, Ricardo Lessa.
Além de bombas trabalhando em plantas da Sabesp em São Paulo e Franca, a SCHWING tem sistemas instalados em indústrias, como a Fábrica de Cimentos Holcim, em Pedro Leopoldo (MG), aplicadas no co-processamento de energia, que há cerca de oito anos bombeia resíduos químicos de petróleo para ser utilizado como combustível nas caldeiras dos fornos de Clinquer para fabricação de cimento; na Votorantim Metais, na cidade de Alumínio (SP), bombeando resíduos de zinco, e atualmente investe em vários projetos por todo o Brasil.
 
Premiação
Um dos momentos mais esperados da Fenasan foi o anúncio do Prêmio AESabesp que aconteceu durante a solenidade de encerramento do Congresso, que recebeu além de brasileiros, especialistas do Chile, Colômbia, Uruguai, Portugal, Suécia, República Tcheca, Suíça, Reino Unido, Israel e China. O presidente da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro, agradeceu a participação de todos . Confira os vencedores:
 
Categoria "Melhor Estande"
- Atlas Copco
- B&F Dias
- Pieralise
Categoria "Inovação Tecnológica"
- Hexis Científica
- Helibombas
- SCHWING Equipamentos
Categoria "Atendimento a Cliente"
- Bombas Leão
- Cassio Lima
- Sulzer

Foto: divulgação
www.schwingstetter.com.br
Timepress Comunicação Empresarial

Site Login