Sabesp ganha prêmio nacional de TI com sistema inteligente e tecnologia Siemens

16/05/2013 - Sabesp ganha prêmio nacional de TI com sistema inteligente desenvolvido com tecnologia Siemens
 
siemens_saneamento.jpgUm sistema inteligente desenvolvido pela Sabesp para atender as necessidades de água tratada de 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo foi o grande vencedor do “Prêmio TI e Governo 2012”, entregue em São Paulo.  Considerado um dos mais avançados sistemas para gestão de recursos hídricos em áreas urbanas, o projeto “Atualização do Novo SCOA (Sistema de Controle Operacional de Abastecimento)” contou com tecnologia Siemens e foi ganhador na categoria “e-Administração”.
O projeto foi realizado entre setembro de 2010 a abril de 2012 e nasceu da necessidade da Sabesp em garantir segurança, qualidade e eficiência no fornecimento de água tratada para toda região metropolitana de São Paulo.
A iniciativa envolveu a atualização do sistema de software para supervisão e controle remoto da Adução (SCOA) e teria de ser realizada sem interrupção no abastecimento de água. O projeto foi realizado sem interrupções no sistema e gerou diversos benefícios, como resultando na redução nas contas de energia elétrica; gerenciamento de pontos críticos de pressão e garantia da agilidade na comunicação à população, em casos de desabastecimento.
“A TI é hoje a espinha dorsal da automação. E em função da grande complexidade da região metropolitana de São Paulo, a automação é a chave para um processo eficiente. Por isso, a conquista do prêmio pela Sabesp é um reconhecimento aos sistemas da Siemens, responsáveis pela tomada de decisões realizada pelos sistemas inteligentes de monitoramento, controle e gestão de água”, afirma Davi Bisinotto Gomes, Gerente de Vendas de Centros de Supervisão e Controle do setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens no Brasil.
Promovido anualmente e já em sua oitava edição, o evento é organizado pelo Anuário TI & Governo e tem como objetivo construir um cenário da Tecnologia e Informação (TI) do setor público brasileiro nos três níveis governamentais (municipal, estadual e federal), dos poderes Judiciário e Legislativo, autarquias e empresas públicas, divulgando as melhores iniciativas do governo no Brasil.
 
Parceria Siemens e Sabesp
Parceira da Sabesp desde 2007 para atualização da automatização de seu Sistema de Supervisão e Controle do Abastecimento de Água, a Siemens concluiu em 2012 o projeto Novo SCOA. Com o sistema a Sabesp pode gerenciar em suas centrais a adução da água tratada desde as unidades produtoras até os reservatórios dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), supervisionando e controlando todo o abastecimento por meio de um Centro de Controle Operacional (CCO), que se comunica com as Unidades Remotas instalados em reservatórios e elevatórias.
O sistema envolve um conjunto de ferramentas que vão além de funções de supervisão e controle. Com o Novo SCOA, a Sabesp ganhou flexibilidade para ajustar seus planos diários de funcionamento de acordo com a demanda, além de garantir mais qualidade e se resguardar dos riscos de desabastecimento. Nesse sentido, é possível gerenciar o abastecimento de acordo com a demanda de consumo da água, permitindo maior ou menor escoamento, independente, inclusive, dos obstáculos geográficos que o relevo do estado impõe ao abastecimento.
Dentro do portfólio da Siemens para a supervisão e controle do fornecimento de água tratada estão os aplicativos inteligentes, ou smart water, destinados à distribuição de água que permitem, por exemplo, o controle automático dos níveis dos reservatórios, além do controle de vazão para equilíbrio e proteção do sistema contra possíveis faltas de água para a distribuição. Os aplicativos inteligentes propiciam ainda a visualização de toda a rede de distribuição da Sabesp em displays gráficos de alta qualidade, bem como o envio de comandos de controle remotos, sem que haja a necessidade de deslocamento da equipe de operação.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil
A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.120 colaboradores, 13 fábricas e 6 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.  

Foto: Divulgação Siemens
CDI Public Relations

Site Login