Sistema de bombeamento movido a energia solar e/ou eólica, é o destaque da Grundfos

02/05/2013 - Sistema de bombeamento movido a energia solar e/ou eólica, é o destaque da Grundfos na Fenasan
 
grundfo_solar.jpgNova geração do sistema SQFlex traz módulo de inversão de tensão RSI. Dispositivo eleva o nível de pressão e vazão, viabilizando a maior captação de água de qualidade em localidades remotas e regiões desprovidas de energia elétrica
A Grundfos apresenta a nova versão do sistema de bombeamento SQFlex, que trabalha aproveitando os recursos sustentáveis da energia solar e/ou eólica. O produto é indicado para a captação de água de poços artesianos em localidades isoladas ou de difícil acesso, áreas de grande extensão e regiões desprovidas de energia elétrica, para atender ao consumo humano..Além disso, ele torna possível o armazenamento em caixas de água elevadas, para posterior uso em pressurização de torneiras, bebedouros de animais, irrigação de pequeno porte etc.
Como novidade, o sistema SQFlex incorpora o módulo inversor de tensão RSI, dispositivo que transforma corrente contínua em corrente alternada direto da placa solar, proporcionando maior range de pressão e vazão e aumento da potência.
Viabilizando a maior captação de água, a nova versão do sistema tem capacidade máxima de vazão de 150 m3/h (150 mil litros/h) e pressão máxima de 400 m de altura.
“O sistema alia eficiência energética – gerada por fontes limpas e renováveis – ao acesso à água de qualidade, proporcionando melhorias de saneamento, saúde e condições de vida”, ressalta Renato Zerbinati, coordenador de produtos e aplicações da Grundfos. Ele também aponta como benefícios a confiabilidade de desempenho, a simplicidade de instalação e o baixo custo de manutenção.
 
Características técnicas
Totalmente produzida com componentes em aço inoxidável para garantir uma maior vida útil do produto, a nova geração do sistema SQFlex é modular e fácil de montar, pois nenhum acessório pesa mais que 50 kg. Ela é composta por bombas submersas de até 15 CV, painel solar, turbina eólica, módulo de automação RSI, controlador para o monitoramento da operação, interfaces I/O de conexões e suporte para sustentação das placas. Como opção, também é possível agregar turbina eólica e baterias para armazenamento da energia excedente.
Para evitar danos ao produto, o motor submerso, de 3 ou 4 polegadas, dispõe de proteções contra sobrecarga, superaquecimento de temperatura, além de um sensor no cabo de alimentação que desliga a bomba, caso ela esteja trabalhando a seco.
 
Solar e/ou eólica
Sustentabildade e eficiência energética são as marcas registradas do sistema SQFlex. Ele se adapta às características do clima da área a ser aproveitada, o que significa que somente a energia mais apropriada será utilizada. O aproveitamento da fonte solar, por exemplo, é recomendável para obtenção de água em locais mais distantes, onde a primeira instalação elétrica pode estar a muitos quilômetros. Já, o uso da energia eólica é viável, quando a velocidade do vento prevalecer sobre as horas de sol, bem como é apropriada para campos abertos e vales, onde o vento sopra constantemente.

Foto: Divulgação

Interativa Comunicação

Site Login