Mizumo customiza ETE e atende mercado com flexibilidade tecnológica

18/04/2013 - Mizumo customiza ETE e atende mercado com flexibilidade tecnológica

mizuno_ete.jpgCom a possibilidade de customizar as ETEs de acordo com as necessidades de cada empreendimento, a empresa oferece flexibilidade tecnológica, garantia de eficiência, entrega rápida, assistência técnica e reúso da água tratada
A diversidade econômica, geográfica e populacional do Brasil exige soluções diferenciadas para problemas comuns nas diversas regiões, como as necessidades de saneamento básico e preservação dos recursos hídricos. A Mizumo, referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs), oferece sistemas personalizados, a partir de produtos padronizados que são adequados conforme cada projeto.
Atualmente, as ETEs fabricadas pela empresa e em funcionamento em todo o País tratam mais de 72 milhões de litros de esgoto ao dia - volume referente aos equipamentos instalados desde o início das operações da empresa, em 2001, até dezembro de 2012. São cerca de 1.500 unidades comercializadas, das quais cerca de 10% são soluções customizadas, a exemplo dos sistemas fornecidos para municípios atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).
Estes dados mostram a capacidade da empresa em oferecer aos clientes, sejam indústrias, construtoras ou concessionárias, exatamente o que o projeto determina. “Os números demonstram o compromisso da Mizumo com a preservação do meio ambiente e representam um market share de 20% no mercado de ETEs pré-fabricadas. É uma contribuição de grande relevância para o setor de saneamento, pois colabora para a disposição adequada dos esgotos, fator essencial para a proteção da saúde pública no país", afirma o gerente geral da Unidade de Negócios Mizumo, Giovani Toledo.
 
Vantagens sob medida para concessionárias
As tecnologias desenvolvidas pela Mizumo permitem que as ETEs atendam a características técnicas e de projeto de cada concessionária. Para os diversos empreendimentos, um estudo independente é realizado por uma equipe de engenheiros e projetistas dedicados, que consideram os parâmetros de dimensionamento, como vazão, carga orgânica, nutrientes e adequada disposição - balanço hídrico, análise de solo, entre outros.
Segundo Toledo, as soluções da Mizumo têm beneficiado as concessionárias, principalmente, em relação à competitividade e ao prazo de instalação que, em geral, é metade do previsto em ETEs convencionais de concreto. Isto porque um dos diferenciais dos produtos da empresa é a combinação de tecnologias, beneficiando justamente as concessionárias de água e esgoto, que aplicam soluções de tecnologias diferentes de acordo com cada necessidade.
Além da flexibilidade tecnológica, fatores como cumprimento de prazo de execução e implantação, assistência técnica, operação assistida e projetos com entrega “turn key” (no caso de concessionárias) garantem aos clientes as mais adequadas soluções com a melhor relação entre custo e benefício, baseada em produtos de maior vida útil se comparados a equipamentos convencionais. Com isso, a expectativa é que, em 2013, os negócios junto a concessionárias de água e esgoto cresçam 25%.
Empresas da iniciativa privada e construtoras também podem se beneficiar das ETEs customizadas. A Mizumo já possui reconhecimento e aprovação no fornecimento de equipamentos para diversos empreendimentos como supermercados, hotéis, indústrias, centros de distribuição, aeroportos, etc., e em importantes obras de grandes construtoras, que hoje figuram no ranking das 100 maiores deste segmento no país, de acordo com dados da ITC (Inteligência Empresarial da Construção), uma das consultorias mais tradicionais em fornecimento de dados para o setor de construção.
 
Reaproveitamento de recursos
Uma das grandes vantagens das ETEs fabricadas pela Mizumo é a possibilidade de reúso do efluente tratado, que permite a economia de recursos hídricos. "É uma prática em crescimento. Cerca de 2% do volume tratado, atualmente, pelas ETEs Mizumo são reaproveitados por nossos clientes em processos industriais, irrigações, vasos sanitários, etc. Empresas como Serasa Experian, Microservice, Tramontina e SENAC, juntas, reaproveitam cerca de 200 mil litros de esgoto tratado diariamente", ressalta Toledo.
Mizumo - Telefone: (14) 3405.3000
 
Foto: Divulgação
Via Pública Comunicação

Site Login