Viapol participa do Projeto Aquapolo, que produz água de reúso a partir do esgoto tratado

03/04/2013 - Viapol participa do Projeto Aquapolo, que produz água de reúso para fins industriais a partir do esgoto tratado
 
viapol_aquapolo.jpgA Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções para construção civil, oferece uma vasta gama de produtos de qualidade reconhecida, que atende as necessidades comuns e específicas de diversos setores, entre eles, o de saneamento básico. Suas soluções oferecem vantagens, não apenas à proteção de estruturas de concreto, como a projetos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) executados por construtoras e concessionárias de serviços de saneamento em todo o País.
Estes fatores determinaram a participação da Viapol na Estação Produtora de Água Industrial (EPAI) do Projeto Aquapolo, sediado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC, da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Inaugurado em novembro de 2012, o Aquapolo é fruto da parceria entre a Foz do Brasil, empresa de engenharia ambiental da Organização Odebrecht, e a Sabesp, e tem capacidade para produzir até 1.000 litros por segundo de água de reúso para fins industriais a partir do esgoto tratado, volume correspondente ao consumo de água potável de uma cidade com 500 mil moradores.
Depois de um trabalho de especificação e esclarecimentos junto a Aquapolo, a Viapol foi responsável pelo fornecimento de 3.074 Kg de Vitpoli ECO Verde que, dadas as suas características, tem a função de proteger a estrutura de concreto das substâncias agressivas contidas no esgoto e dos produtos químicos utilizados para a sanitização da água.
Destinado à impermeabilização dos tanques de armazenamento da água tratada, o Vitpoli ECO Verde, aplicado após a conclusão das obras civis, é um revestimento impermeabilizante à base de poliuretano vegetal, que resulta em uma membrana flexível com excelentes características físico-químicas, que não altera a potabilidade da água, é resistente aos raios UV e ao vapor d’água e atende à NBR 15487. O produto apresenta ótima aderência em diversos substratos; elevada resistência química, à corrosão e a altas temperaturas e dispensa o uso da camada de imprimação (primer).
Segundo o Gerente de Negócios da Viapol, Marcos Storte, a principal tarefa foi entender as necessidades do Projeto e demonstrar aos responsáveis os benefícios da impermeabilização para a obra. “Este case trata de tratamento de esgoto para reúso da água na indústria, o que exige requisitos específicos a este fim. A água tratada tem cloro e flúor, com benefícios à saúde humana, mas são produtos agressivos ao concreto armado”, explica o executivo.
Além do fornecimento do produtos, a Viapol  prestou toda a orientação necessária à aplicação do Vitpoli ECO Verde e realizou visitas periódicas para verificação dos serviços.
 
Projeto Aquapolo
O projeto Aquapolo foi criado em 2009 a partir da constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) entre a Foz do Brasil e a Sabesp. O investimento de R$ 364 milhões inclui uma estação de produção de água de reúso para fins industriais, uma adutora de 17 km, que passa por São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André até chegar ao Polo de Capuava, em Mauá, e 3,6 km de redes de distribuição.
A água de reúso industrial é produzida a partir do esgoto tratado. O efluente, que seria devolvido à natureza dentro das condições das resoluções 357 e 430 do Conama, do Ministério do Meio Ambiente, passa por tratamento complementar, tornando o produto próprio para o uso industrial.
A oferta de uma água de reúso de qualidade sob medida para as indústrias do Polo reduz custos e aumenta a vida útil dos equipamentos, além de aumentar a oferta de água para a população da Região Metropolitana de São Paulo em cerca de 450 milhões de litros de água tratada mensais, o que corresponde a 175 piscinas olímpicas.
 
Dados técnicos:
Projeto: Aquapolo
Empresa: Aquapolo Ambiental S.A., formada a partir de uma SPE entre a Foz do Brasil e a Sabesp
Local: Estação de Tratamento de Esgoto do ABC, São Paulo
Consórcio Construtor: Odebrecht Infraestrutura
Produto fornecido pela Viapol: 3.074 Kg de Vitpoli ECO Verde
Área impermeabilizada: cerca de 1.500 m²
Empresa aplicadora: Impermear
 
Sobre a Foz do Brasil
A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, está presente em 18 Estados brasileiros, beneficiando mais de 12,2 milhões de pessoas. É responsável pela operação dos serviços de saneamento em cidades, como Limeira (SP), e tem concessões em Estados, como Santa Catarina, Rio de janeiro, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul.
 
Sobre a Sabesp
A Sabesp atende 27,6 milhões de pessoas em 363 municípios paulistas com água, coleta e tratamento de esgoto. Está habilitada a atuar com drenagem e limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. O Governo do Estado é o acionista majoritário, com 50,3% do capital. As demais ações são negociadas no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa (SBSP3) e na Bolsa de Valores de Nova York (SBS). A meta da Sabesp é que todas as cidades operadas tenham o serviço universalizado até 2014 no interior, até 2016 no litoral e até o fim da década na Região Metropolitana de São Paulo. Para isso, a empresa tem investido R$ 2 bilhões por ano. Hoje, 146 das 300 cidades já estão universalizadas.


Viapol Ltda.
Foto: Divulgação
Via Pública Comunicação

Site Login