Comitê de Túneis sugere solução para as enchentes

30/01/2013 - Comitê de Túneis sugere solução para as enchentes

saneamento_comite.jpgAs enchentes já se tornaram quase uma rotina para os moradores de São Paulo nessa época do ano. Para auxiliar a solução desse problema, a sugestão do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) é a implantação de sistemas de túneis interligados para conter a água das chuvas, como piscinões subterrâneos. “É uma solução que não afeta a superfície, o tráfego, nem a infraestrutura da cidade”, ressalta Hugo Cássio Rocha, presidente do CBT. “Deixando a parte superior para usos mais nobres, que é o conceito defendido pelo nosso Comitê. Além disso, não exige escavação de grandes áreas a céu aberto nos centros urbanos”.
A cidade de Tóquio, no Japão, já utiliza uma solução como esta para lidar com o problema das enchentes. Em São Paulo, a topografia é favorável para a construção de túneis. “A cidade tem colinas e vales”, explica Hugo Rocha. “É possível, a partir de regiões de fundos de vales, fazer túneis bastante profundos sob as colinas, o que permitiria o armazenamento de um grande volume de águas”.
O que se tem hoje em São Paulo para tentar conter as enchentes são os piscinões. Os custos destas obras, no entanto, são muito elevados se considerados o sistema de contenção e os impactos ambientais causados pela escavação a céu aberto . O presidente do CBT afirma que “uma rede de túneis poderia fazer o mesmo papel e, dependendo das condições em que fosse implantada, seria competitiva pelas condições de mercado, de execução de obras, fisiográficas e de ocupação da nossa cidade”. Uma rede de túneis equivalente a um piscinão de 350.000 m³ (como o piscinão da Av. Roberto Marinho) deveria custar algo em torno de 250 milhoes de reais. Com o uso sistemático de tuneladoras ou túnel convencional de diâmetro constante, esse custo poderia ser reduzido com o ganho de economia de escala.
Para o CBT, os túneis podem ser, portanto, uma excelente solução para as enchentes da cidade de São Paulo. “O Brasil tem conhecimento técnico de sobra para executar essa solução”, diz Hugo Rocha. “Na verdade, é um conhecimento absolutamente dominado. O uso é que é diferente”.

CBT
O Comitê Brasileiro de Túneis é uma entidade de caráter técnico-científico ligada à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). Fundado em 1990, o CBT reúne profissionais, acadêmicos e empresas da área para discutir questões de túneis e propor soluções subterrâneas para a infraestrutura das cidades, visando sempre o bem estar e a segurança da sociedade.

Em Termos Comunicação

Site Login