Educação ambiental é tema do programa 'Meu Ambiente'

02/03/2012 - Educação ambiental é tema do programa 'Meu Ambiente'
 
aguaO programa "Meu Ambiente", da Rádio Sabesp, nesta semana, aproveita a volta às aulas para tratar da educação ambiental, um dos conteúdos indicados pelo Ministério da Educação para integrar o currículo escolar.

Discutir o assunto é fundamental para criar entre crianças e jovens a conscientização sobre os impactos causados pelo homem à natureza. No entanto, as iniciativas vão além das salas de aula. Os resultados são eficientes quando os ensinamentos também se tornam práticas cotidianas. Alunos, escolas e pais podem juntos assumir atitudes que preservem o planeta.
Nesta edição, vários exemplos inovadores que têm contribuído para as questões de sustentabilidade na educação. Como o caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que abre as portas de suas instalações para que estudantes possam conhecer de perto o processo de tratamento de água e de esgoto. As visitas monitoradas destacam a necessidade do uso racional da água e a importância da preservação do meio ambiente.
A ONG Instituto Cinco Elementos – Educação para Sustentabilidade explica que as redes de ensino devem explorar de forma multidisciplinar as questões ambientais, em disciplinas como matemática, artes e ciências.
Outro exemplo que tem dado bons resultados na rede pública de ensino é o programa “Nas Ondas do Rádio”, implantado na cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é discutir a questão ambiental por meio dos veículos de comunicação. Os próprios alunos realizam ações de mobilização em jornais murais, rádio escolar, projetos de vídeo, entre outros.
Já a escola estadual Comendador Joaquim Alves, em Pirenópolis, Goiás, resolveu ela própria dar o exemplo com medidas mais ecológicas. O colégio transforma as sobras da cantina em adubo, aproveitado no plantio da escola e também em ações de reflorestamento no entorno.
O Instituto Akatu indica que outra maneira de contribuir é inserir boas práticas de consumo na comunidade escolar. Adquirir materiais escolares ecologicamente corretos, por exemplo, pode ser uma maneira de diminuir os impactos ambientais.
 
O programa
Desenvolver conhecimentos e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente é dever de todos, por isso a Sabesp criou há quase dois anos o programa "Meu Ambiente", com o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade para as questões ambientais do nosso planeta.
O "Meu Ambiente" já teve mais de 9.000 acessos por rádios e internautas, além de ser divulgado nas redes sociais e sites de diversas instituições. O conteúdo do programa pode servir de pauta às redações interessadas pelos assuntos diversos que já foram veiculados na Rádio Sabesp.

Acesse:

http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/radioSabesp-Detalhes.aspx?secaoId=69&id=3741&categoriaId=3


Ouça as demais séries de reportagens divulgadas na Rádio Sabesp:

http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/radioSabespList.aspx?secaoId=69&categoriaId=

Site Login