Terceiro dia do XXIII Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2012

10/08/2012 - Terceiro dia do XXIII Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2012

fenasan_encerramento.jpgO grande número de visitantes e satisfação dos expositores em estarem concluindo sua participação no maior evento técnico-mercadológico da América Latina foram os grandes os destaques do terceiro e último dia desse grande evento,promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp.
A exposição de 27 trabalhos técnicos, quatro mesas redondas, além da finalização do curso: “Estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas na questão dos recursos hídricos” abriu esse dia de trabalho, cuja grande expectativa estava na entrega do Troféu AESabesp aos que mais se destacaram nesta edição, na solenidade de encerramento, no período da tarde.

Mesas redondas

A mesa “Tecnologia para o saneamento básico – compra por performance, solução integral” reuniu o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luís Paulo de Almeida Neto; o superintendente da TX, Américo Sampaio, o representante da Petrobrás, Eduardo Torres e o presidente do Sindesam, Valdir Folgosi. Na oportunidade foi feita uma ampla exposição sobre as diretrizes aplicadas na elaboração das licitações para a contração de novos serviços tecnológicos, bem como do aparato tecnológico necessário ao setor.
Já a mesa “Gestão de pessoas - como desenvolver e reter capital intelectual - uma nova proposta” reuniu o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, João Baptista Comparini, e os consultores Sérgio Augusto Lopes (Solo Consultoria) e Helder M. Cezar. As considerações da mesma giraram em torno do novo perfil de liderança procurado atualmente pelas empresas: um profissional que detém conhecimento técnico e que seja capaz de liderar sua equipe de modo mais participativo abrindo um canal funcional de relacionamento.
Já a apresentação sob a temática “Novas propostas de tratamento para o lodo gerado em estação de tratamento de água” foi ministrada pelos professores, doutores João Sérgio Cordeiro (UFSCAR) e Dione Mari Morita (USP), com os profissionais técnicos Cali Laguna Anchon e Marcelo Melo Barroso. Na ocasião, foram explanados e sugeridos métodos mais simples, porém eficientes, para tratamento do lodo gerado nas estações de tratamento.
E para finalizar a manhã de apresentações, a mesa “O problema da eficácia da nova legislação do saneamento” reuniu o representante do Ministério Público do Estado de São Paulo, Roberto Senise, com o geólogo, José Carlos Souza e representante da Sabesp, Desirée Mansano, que apresentaram a necessidade de se alterar e definir por completo o papel das agências reguladoras de saneamento do país, visto que os modelos atuais, principalmente na opinião do procurador dr. Roberto Senise estão desatualizados e não correspondem à necessidade atual de nossa sociedade.
Ainda no Congresso, na parte da tarde houve a apresentação de mais quatro trabalhos técnicos inscritos e quatro palestras técnicas-comerciais, realizadas pelas empresas: MC Bauchemie Brasil, Niels Erik Espersen Expo-Net, Sherwin Williams do Brasil e Vogelsang Brasil.

Encerramento de sorteio de premiação aos palestrantes
Durante os três dias de apresentações, a AESabesp, representada pelo seu diretor cultural, Eng. Olavo Prates Sachs, presenteou um palestrante a cada dia, com um aparelho tablet. A escolha foi feita por meio de sorteio e o brinde tem como objetivo estimular a inscrição de novos trabalhos técnicos a serem apresentados nas próximas feiras. Na edição de 2012,  os premiados foram:
06/08- “ TDT- Time de Desenvolvimento Tecnológico cria novo selim ajustável para esgoto”, apresentado por Luis Carlos Pereira (Sabesp).
07/08-  “Avaliação da influência da poluição difusa em corpos d'água livres de cargas pontuais. Estudo de caso: córregos de interesse pertencentes à primeira etapa do programa "Córrego Limpo", apresentado por Juliana Caroline de Alencar da Silva (USP).
08/08- “ Metodologia de gestão de programas da Sabesp: aplicação na criação de um programa estruturante no Vale do Ribeira”, apresentado por Maria da Glória Rossetti Martinelli (Sabesp).

Lançamento de livro
A tarde do dia 8 de agosto, no estande da AESabesp, também foi realizado o lançamento do livro “Manual de Controle de Qualidade e Operação do Sistema de Abastecimento de Água”, de autoria de José Moreno, Nizar Qbar, Regina Mei Onofre e Rosiane N.G.L. de Souza, com prefácio do Prof.Dr. Pedro Mancuso, da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo. Congressistas e visitantes da Feira marcaram presença maciça na tarde de autógrafos dos autores.

Solenidade de encerramento
Um dos momentos mais esperados do evento, revelador dos ganhadores do Prêmio AESabesp, foi realizado às 17 horas do dia 8 de agosto, na solenidade de encerramento do Congresso, posto que a Feira se estendeu até às 20 horas.
Para compor a mesa de trabalhos, liderada pelo presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu; foram chamados o diretor de Água e Esgoto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Johnny Ferreira dos Santos; o assistente executivo da Sabesp, Dante Ragazzi Pauli (representando a diretora presidente da Sabesp Dilma Seli Pena); o diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro; o diretor cultural da AESabesp, Olavo Alberto Prates Sachs, e o responsável pelo Gerenciamento de Programas - UGP, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Amauri Pollachi (representando o secretário desta pasta, Edson Giriboni).
O diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Young deu início ao encerramento ao agradecer a todos os visitantes, palestrantes, expositores e organizadores presentes. Na sequência, o diretor cultural, Olavo Sachs, apresentou sua satisfação diante da quantidade e qualidade dos trabalhos técnicos apresentados neste ano, mencionou a propriedade das palestras motivacionais, ministradas pelo dr. Drauzio Varella e o navegador Amy Klink, além de mencionar que neste ano a feira contou com a presença de representantes de 17 países entre eles: México, Portugal, Israel, Alemanha e  Argentina.
O assistente executivo da Sabesp, Dante Ragazzi Pauli avaliou a feira como um sucesso absoluto e afirmou que eventos como estes são propícios para se conhecer novos talentos no setor. Ele será empossado em 30 de agosto como presidente da ABES nacional e aproveitou o ensejo para convidar a todos para essa importante cerimônia.
O engenheiro Amaury Polachi também mostrou-se satisfeito com o que observou durante sua visita ao evento e reafirmou  que a AESabesp tem se superado a cada ano e está na expectativa da próxima edição.
O representante do Ministério das Cidades, Johnny Ferreira dos Santos, aproveitou a solenidade para citar as ações do governo para o desenvolvimento e expansão do saneamento, parabenizou a organização por conseguir reunir um perfil tão gabaritado e variado de profissionais e se colocou a disposição da AESabesp para as próximas edições.
Emocionado com o sucesso do evento, o presidente da AESabesp Hiroshi Ietsugu parabenizou a todos os membros da equipe organizadora pelo grau de excelência alcançado neste ano, reafirmou que hoje a Fenasan e o Encontro Técnico fazem parte do calendário oficial de eventos do setor e, por isso, a cada ano, o grau de exigência aumenta.  O presidente ainda definiu a inserção do Encontro de Fornecedores da Sabesp ao evento como o fechamento de um importante processo, nesse ano, mas com próspera condição de continuidade nos próximos períodos. E ao declarar oficialmente o encerramento do XXIII Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2012, afirmou acreditar na força de trabalho de todos para corresponder às maiores expectativas para a 24ª edição, a ser realizada no período de 30 de julho a 01 de agosto de 2013, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte.

Os vencedores do Prêmio AESabesp 2012
No final da tarde, enfim chegou o grande momento, com a entrega do Prêmio AESabesp 2012.
A primeira outorga foi a de “Destaque AESabesp - Encontro Técnico”, destinado à unidade da Sabesp que apresentou o maior número de trabalhos técnicos. Neste ano, a ganhadora pela segunda vez consecutiva foi a Unidade de Negócio Leste, cujo troféu foi entregue pelo presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu,  ao seu  superintendente, Eng. Márcio Gonçalves de Oliveira, muito aplaudido pelos técnicos presentes.
Em seguida foi a vez de premiar os expositores e parceiros da Fenasan que se destacaram no ano de 2012. Neste ano, foi formada uma nova comissão técnica de especialistas em tecnologias e em meio ambiente que utilizou novos critérios de avaliação tanto para o Destaque Sustentabilidade como para os demais prêmios. A coordenação deste grupo e do Prêmio AESabesp 2012 ficou a cargo da  química, Maria Aparecida Silva de Paula Santos, que também é coordenadora do Projeto Ecoeventus da AESabesp e do Polo AESabesp Costa Carvalho/Centro. Os ganhadores do Prêmio AESabesp 2012 foram:

Categoria “Melhor Estande”
-Acciona Água (empresa espanhola)
-Higra Industrial
-Sampla do Brasil

Categoria “Inovação Tecnológica”
-Guarujá Equipamentos para saneamento
-Poly Easy Comercial
-Sidrasul – Sistemas Hidráulicos

Categoria “Atendimento a Cliente”
-Emec Brasil- Sistemas de Tratamento de Água
-Environquip- Engenharia de Sistemas Ambientais
-Wasserlink - Projetos e Instalações

Destaque “Destaque AESabesp – Fenasan 2012”
- B&F Dias (A empresa que apresentou a somatória e a otimização de todos os critério da premiação).

Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Fenasan

Site Login