Redução de custo e tempo para saneamento na Fitabes 2015

02/10/2015 - Redução de custo e tempo para saneamento na Fitabes 2015
 
thyssenk_upp1.jpgThyssenKrupp apresenta produtos e serviços de fundação, cravação e contenção durante a 11ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental. O Córrego Ponte Baixa, localizado na zona sul da cidade de São Paulo (SP), sofre com a poluição, assoreamentos e, em época de chuvas, transborda em vários pontos, gerando transtornos para os moradores da região e, também, para quem utiliza a Avenida M´Boi Mirim para se deslocar.
Para solucionar esses graves problemas, estão sendo desenvolvidas obras de canalização do córrego e parte dessa solução é a tecnologia de escoramento para escavações Double Slide Rail (DSR), desenvolvida pela ThyssenKrupp.

Com essa tecnologia exclusiva no Brasil, que será apresentada pela ThyssenKrupp durante a 11ª Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, entre os dias 4 e 7 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), é possível realizar obras de saneamento básico, drenagem, abastecimento de água, sistemas de gás, eletricidade, construção de estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de águas residuais e descontaminação de solo.
No método alemão, utilizado para conter o solo que será escavado durante a obra, o processo é iniciado com o posicionamento de um par de guias para a escavação. Entre elas são inseridas paredes metálicas que proporcionam a contenção do solo e garantem a segurança de todos os funcionários envolvidos na obra. Quando as escavações avançam, o conjunto é empurrado para baixo por uma escavadeira. Por ser composto por módulos reaproveitáveis, o DSR permite que sejam feitos movimentos verticais das estroncas (vigas de aço) e, também, sua remoção temporária.
No caso da obra de canalização do Córrego Ponte Baixa, o Double Slide Rail permitiu diminuir a quantidade de intervenções no leito e, como consequência, reduziu a necessidade das rampas de escavação. O menor volume de terra gerado e, consequentemente, transporte de material representou uma economia de recursos de aproximadamente 30% do custo total da obra e uma redução significativa de 25% no prazo de execução da obra.
 
Experiência no Brasil
Além da tecnologia de escoramento Double Slide Rail, a ThyssenKrupp Infrastructure também possui vasta experiência em cravação e produção de estacas-prancha, que são placas de metal plano que substituem estacas convencionais e vigas de concreto. Elas são usadas em obras de contenção, controle de enchente, soluções ambientais e diversos tipos de construções civis. Além disso, é uma solução com menor impacto ambiental, comparada aos processos convencionais, pois não utiliza água e outros agentes agressivos ao ambiente, além de ser significativamente mais rápida, já que a cravação de cada estaca-prancha pode levar apenas 2 minutos.
Em Natal (RN), a obra de mobilidade do Túnel Romualdo Galvão, que dá acesso ao estádio Arena das Dunas, utilizou o sistema de cravação de estacas-prancha para escoramento e acabamento final. A obra de grandes proporções foi entregue em um curto prazo e isso só possível como resultado da tecnologia aplicada pela ThyssenKrupp. Ao longo da execução, foram cravadas em média 170 estacas por dia, com três máquinas ABI e martelo vibratório.
No total, foram executados seis mergulhões - de 1.230 m de extensão aplicando 22.705 m² de estacas-prancha e 2.354 toneladas de material.
Durante a Fitabes, a ThyssenKrupp Infrastructure também irá apresentar outros produtos dedicados a obras de saneamento no Brasil, como fundações com perfil metálico, estacas-prancha, estacas pré-moldadas e colunas de brita.
 
11ª Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental
Local: Riocentro - Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Data: 04 a 07 de outubro de 2015
 Horário: 04/10 - 21h às 23h30 - 05 a 07/10: 12h às 20h
Estande ThyssenKrupp Infrastructure: C22
 
Sobre a ThyssenKrupp - A ThyssenKrupp é um grupo industrial diversificado com ampla e tradicional experiência na área de materiais e um crescimento constante na área de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 155.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam no desenvolvimento de produtos de alta qualidade tecnológica, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. No ano fiscal de 2013/2014, a ThyssenKrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 41 bilhões de euros.
Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a ThyssenKrupp emprega atualmente mais de 12 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos de siderurgia, automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa. O Brasil é uma das prioridades do grupo e contabilizou, no ano fiscal de 2013/2014, a receita de R$ 9 bilhões.
Em 2015, a ThyssenKrupp foi considerada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) como uma das 50 empresas mais inteligentes do mundo. Esta posição é um reconhecimento às inovações criadas pela empresa e ao fornecimento de soluções significativas para os desafios da urbanização global. https://engineered.thyssenkrupp.com/en/
 
Foto: divulgação
CDN Comunicação

Site Login