Economia gerada pelo bônus já chega a 180 bilhões de litros desde fevereiro de 2014

03/08/2015 - Economia gerada pelo bônus já chega a 180 bilhões de litros desde fevereiro de 2014
 
sabesp_gesp.jpgPrograma  tem  registrado  uma  adesão  de  83%  dos consumidores, com uma redução de consumo que daria para abastecer cerca de 2 milhões de pessoas
Implantado logo no início da crise hídrica, em fevereiro de 2014,  o  programa do bônus já atingiu a marca de 180 bilhões de litros de água economizados até junho de 2015. Esse volume equivale a mais do que um Sistema  Guarapiranga  cheio ou a toda a reserva técnica do Cantareira (as duas  cotas)  ou,  ainda, a cerca de 10% da soma da capacidade de todas as represas dos sistemas de abastecimento da Grande São Paulo.
A  região da Grande São Paulo com menor consumo médio de água por imóvel é Itaquaquecetuba,  com  8,99 m³/mês - um metro cúbico equivale a mil litros -, Campo Limpo (9,04 m³/mês) e Guaianazes (9,06 m³/mês). Na ponta do maior consumo,  a  área dos Jardins continua em primeiro lugar, com 15,38 m³/mês.
O  bônus vem mantendo uma média de adesão de cerca de 83% dos clientes nos últimos  meses,  com  economia  de  6,2 m³/s. O volume de água economizado mensalmente  daria  para  atender  cerca  de  2  milhões de pessoas, o que equivale  a  10%  dos  clientes  da Sabesp na Grande São Paulo. O programa oferece  desconto  aos  clientes  que  reduzem o consumo de água. Também é aplicada,  desde  janeiro de 2015, uma multa para quem gastar mais água do que a média de consumo anterior à crise hídrica.
Além  do  bônus  e  da  multa, a Sabesp e o Governo do Estado de São Paulo investem em outras frentes para economizar água e combater a crise hídrica gerada  pela  maior  seca  registrada  nos  últimos  85  anos. A gestão da pressão,  com  a  redução  em  determinados horários do dia, tem ajudado a reduzir  as perdas de água por vazamentos. Também estão sendo distribuídos dispositivos  de redução de vazão para torneiras aos clientes, e caixas de água para moradores de áreas carentes.
Paralelamente,  obras  de  aumento  de produção de água e melhoria de distribuição  estão  sendo  realizados em toda a Grande São Paulo, algumas delas,  inclusive  já  entregues.  Mesmo  assim,  a  Sabesp  alerta  que é importante  a  população  manter  o  controle  rígido  do consumo de água, seguindo   as   orientações   de   economia   (confira   dicas   no  site: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450) e aproveitando o bônus.
 
Foto: divulgação
Assessoria de imprensa da Sabesp

Site Login