Com solução da Veolia, Novelis alcança 100% de reúso de efluentes da estação de tratamento de água industrial

22/06/2015 - Com solução da Veolia, Novelis alcança 100% de reúso de efluentes da estação de tratamento de água industrial
 
veolia_novelis.jpgEstação de tratamento de água opera com a capacidade de 120m³/h
A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção, industrial e de eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. Atuante em 11 países, a Companhia é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia.
Para se tornar mais sustentável, a Novelis, entre outras várias iniciativas, investiu na substituição da estação de tratamento de água de sua fábrica em Pindamonhangaba/SP, a maior de sua operação na América do Sul. “O novo sistema possibilitou um incremento de performance da estação de tratamento, levando a um aproveitamento ainda maior do recurso”, comenta Douglas Souza, gerente de EHS da Novelis.
A empresa adotou a solução ACTIFLOC®, da Veolia Water Technologies, para reduzir o nível de poluentes e de microalgas presentes na água do manancial e diminuir o impacto destas substâncias na água industrial utilizada no processo de produção. Segundo Souza, a água empregada para a produção do alumínio requer um alto nível de qualidade em diversos parâmetros físico-químicos. O ACTIFLOC® elevou significativamente a constância da qualidade da água tratada, mantendo as especificações definidas em projeto e com o benefício adicional de reaproveitamento de águas na própria estação de tratamento.
O sistema de tratamento de água ACTIFLOC® instalado na Novelis foi dimensionado para uma produção de 120 m³/hora de água e é constituído por etapas de coagulação, floculação, decantação lamelar, filtração, centrifugação de lodo. O sistema emprega tecnologia de "lastro com microareia", o que possibilita uma grande flexibilidade para as variações de qualidade da água a ser tratada e também uma maior eficiência na utilização dos produtos químicos empregados no tratamento de água.
 
Sobre a Veolia - O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 179.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.
Em 2014, o grupo Veolia trouxe água potável para 96 milhões de habitantes e saneamento para 60 milhões, produziu 52 milhões de megawatt/hora e valorizou 31 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) obteve em 2014 um faturamento consolidado de 24,4 bilhões de euros*. www.veolia.com.
(*) Informacões financeiras 2014 pro forma, incluindo Dalkia International (100%) e excluindo a Dalkia França.
 
Foto: divulgação
Press à Porter Gestão de Imagem

Site Login