Gestão de resíduos nos canteiros de obras

03/06/2015 - Gestão de resíduos nos canteiros de obras
 
gestao-residuos-laguna.jpgSoluções ambientais são utilizadas pela Laguna para separar e minimizar resíduos gerados das construções
Realizar obras pautadas na sustentabilidade está entre as prioridades da Construtora e Incorporadora Laguna. A empresa utiliza recursos que garantem edificações mais sustentáveis, como por exemplo, o correto destino dos resíduos sólidos gerados nessas construções. “A gestão de resíduos começa ainda no canteiro de obras, com a conscientização dos colaboradores sobre a importância da separação dos materiais; em seguida, criam-se baias no local para acomodar os diferentes resíduos temporariamente”, explica Claudio Falce, gerente de engenharia da Laguna. A construtora é responsável por fazer a classificação dos materiais (madeira, aço, resto de tijolos e argamassa, papel/papelão, plástico e material contaminado, como tintas e outros materiais químicos) e buscar empresas devidamente licenciadas para o transporte e destinação final desses resíduos. Dos resíduos sólidos recicláveis produzidos nas obras da Laguna, 99,9% são destinados a locais apropriados.
A preocupação da Laguna com o meio ambiente ocorre desde o pioneirismo da implantação de certificação ambiental, como a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), selo verde de maior reconhecimento internacional, conquistado com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, até o eficiente gerenciamento de resíduos sólidos.
Em 2013, os municípios brasileiros coletaram mais de 117 mil toneladas/dia de resíduos de construção e demolição, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Pensar na gestão de resíduos faz parte de todo empreendimento a ser edificado, mesmo que o volume de resíduo seja em quantidade pequena, como é o caso da Laguna. “É necessário ter tranquilidade para construir, respeitando o meio ambiente e a legislação ambiental, além de contarmos com a implementação de metodologias e sistema de gestão, comprovadamente, eficazes, com foco e objetivos concretos”, afirma Falce.
Em Curitiba, grande parte dos detritos da cidade é entregue na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), situada no município de Campo Magro e administrada pelo Instituto Pró-Cidadania. A UVR tem o objetivo de incentivar a prática da reciclagem pela triagem dos resíduos sólidos reaproveitáveis coletados pelos programas “Lixo que não é lixo” e “Câmbio Verde”, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; isso evita que toneladas de resíduos recicláveis sejam encaminhadas aos aterros sanitários. Parceira do Pró-Cidadania desde 2009, a Laguna reforça o incentivo ao trabalho do Instituto e, neste ano, passou a apoiar também a UVR. A sociedade visa também o envolvimento dos colaboradores da construtora com o projeto social.
A Laguna oferece treinamento aos empreiteiros e operários para separação adequada dos resíduos, com dispositivos de coleta como bags, baias e caçambas, estabelecendo uma gestão adequada dentro da obra. O gerenciamento de resíduos da Laguna é efetivado em parceria com a empresa de consultoria ambiental InNatura, a qual avalia a destinação dos materiais e a documentação de controle de expedição, transporte e recepção de resíduos sólidos, chamado de Manifesto para Transporte de Resíduos (MTR).
 
Legislação propõe diminuição dos resíduos
Ao iniciar a obra, as empresas necessitam do alvará de obra, do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), do projeto de corte e aterro e da autorização de remoção vegetal; documentos que tramitam na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Na sequência, as construtoras, juntamente com uma consultoria ambiental, solicitam o Certificado de Vistoria de Conclusão de Obra (CVCO), no qual se apresenta e aprova junto à SMMA o relatório final do gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil.
No Brasil, a Lei nº 12.305/2010 é a responsável por instituir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prevê o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A proposta é colocar em prática hábitos de consumo sustentável e instrumentos que propiciam o aumento da reciclagem e da reutilização dos detritos, da destinação ambientalmente adequada e a diminuição do volume de rejeitos gerados.
A Lei engloba ainda a execução de planejamentos nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal, metropolitano e municipal; além de estabelecer às empresas privadas a elaboração de seus próprios Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A norma ISO 14001/2004, aplicável a qualquer tipo de empresa, também é responsável por regular a implementação de sistemas de gestão ambiental de acordo com a realidade do empreendimento e obter um desempenho ambiental correto em conformidade com essa certificação.
 
Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental como a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba. Mais informações tel. (41) 3259-1800.
 
Foto: divulgação
Talk Assessoria de Comunicação

Site Login