Tecnologia “AnoxKaldnes MBBR” otimiza o processo de tratamento de efluentes municipais e industriais

22/04/2015 - Tecnologia “AnoxKaldnes MBBR”, da Veolia, otimiza o processo de tratamento de efluentes municipais e industriais
 
veolia24.jpgTecnologia é projetada para reter mídias plásticas dentro do tanque de tratamento
Líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, a Veolia Water Technologies Brasil disponibiliza a tecnologia AnoxKaldnes™ MBBR (“Moving Bed Biofilm Reactor”), um sistema baseado no princípio de formação de  biofilme aderido em "mídias" plásticas especialmente projetadas e mantidas em suspensão no interior dos tanques de aeração, que otimizam o processo de tratamento de efluentes municipais e industriais.
Em sistemas de tratamento convencionais baseados em lodos em suspensão, o lodo deve ser continuamente separado do efluente líquido e retornado ao processo. Já na tecnologia AnoxKaldnes™ MBBR, as mídias plásticas são mantidas no interior dos reatores, por meio da instalação de telas específicas, que garantem que a biomassa aderida a uma alta área superficial protegida das mídias possa realizar seu trabalho de degradação da poluição.
Devido a sua enorme flexibilidade, a tecnologia  AnoxKaldnes™ MBBR pode ser projetada para diversas configurações de plantas de tratamento, seja com sequência de reatores MBBR em série, ou combinado com sistemas de lodos em suspensão (tecnologias denominadas de Hybas™ e BAS™).
Desenvolvida para atender diversas aplicações no mercado industrial para tratamento de efluentes, a solução oferece inúmeras vantagens, tais como: design compacto (“baixo footprint”), processo robusto e flexível, facilidade de operação e controle, bem como alta eficiência na remoção de matéria orgânica (DBO/DQO) e nitrogenada (N-NH3).
A AnoxKaldnes™ MBBR é uma tecnologia comprovada, inclusive no mercado de Papel e Celulose, com baixa área de implantação e menores custos de construção civil. Existem várias plantas que utilizam este processo, tais como Pacifico e Santa Fé, no Chile; Stendal, na Alemanha; e CMPC Guaíba, no Brasil.
 
Sobre a Veolia - A Veolia é líder global na gestão de otimização de recursos. Com mais de 187.000 colaboradores* em todo o mundo, a empresa projeta e fornece soluções de gestão de água, resíduos e energia que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades e indústrias. Por meio de suas três atividades comerciais complementares, a Veolia ajuda a desenvolver o acesso aos recursos, preservar os recursos disponíveis e reabastecê-los. A Veolia Water Technologies é especializada em soluções tecnológicas e projetos design-build para tratamento de águas e efluentes, atendendo clientes industriais e municipais.
Em 2013, a Veolia abasteceu 94 milhões de pessoas com água potável e 62 milhões de pessoas com serviço de águas residuais, produziu 54 milhões de megawatts de energia por hora e converteu 38 milhões de toneladas métricas de resíduos em novos materiais e energia. A Veolia Environnement (listada na Euronext Paris: VIE e NYSE: VE) registrou receita de €23.4 bilhões* em 2013. www.veolia.com
(*) 2013 dados pro-forma consolidados não auditados, incluindo Dalkia International (100%) e excluindo Dalkia França. Excluindo os empregados Transdev e receitas atualmente em desinvestimento.
 
Foto: divulgação
Press à Porter Gestão de Imagem

Site Login