Como escolher uma caixa d’água?

20/02/2015 - Como escolher uma caixa d’água?
 
tigre_caixas.jpgCom a crise hídrica que tem atingido várias cidades brasileiras, a população tem aumentado a preocupação como armazenamento. Mas, antes de sair em busca de uma nova caixa d’água, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes para a escolha, como capacidade, instalação, e características da região. Veja as dicas da Tigre sobre como escolher a caixa d´água ideal para sua casa:
·Capacidade: para escolher o tamanho ideal de uma caixa d’água deve-se usar o cálculo de 150 litros/dia por morador. Ou seja, para uma casa com 5 moradores, uma caixa d´água de 1,5 mil litros é suficiente para o abastecimento por até 2 dias. Em prédios, também deve-se levar em conta que é preciso manter uma reserva de 20%, para combate a incêndios.
·Matéria-prima: as caixas de Polietileno (plásticas) garantem durabilidade, leveza e atoxidade, ou seja, não há risco de contaminação.
·Instalação: para a instalação a Tigre recomenda alguns cuidados no assentamento. A base deve ser lisa, nivelada, isenta de sujeira ou materiais pontiagudos. Pode ser de concreto ou de madeira e deve ter resistência compatível com o peso da caixa cheia (ex.: 1000 litros = 1000 Kg) também deve ser maior do que a largura do fundo da caixa.
Se a caixa d’água for instalada em locais externos deve-se fixar a tampa na base do assentamento utilizando tirantes que se fixem ao piso.
É importante seguir o manual do fabricante para instalação adequada. Peças e instalações corretas garantem a eficiência do conjunto.
·Lembrete: mesmo com o reservatório com maior capacidade é importante economizar não só em dias de racionamento.
O consumidor encontra na loja os produtos com dois tipos de tampa, as de encaixe e rosqueáveis com capacidade de 310 litros a 3 mil litros. Em março será lançado o modelo de 5 mil litros. A principal característica das caixas d’água Tigre é maior conservação da água limpa, já que a tampa possui um sistema diferenciado de encaixe ao corpo, eliminando qualquer espaço que poderia permitir a entrada de impurezas ou insetos, como o mosquito da Dengue. Isso também pode impedir que a tampa se solte com o vento.
 
Foto: divulgação
CDN Comunicação

Site Login