Sabesp é homenageada na Bolsa de Valores de Nova York, NYSE

16/05/2012 - Sabesp é homenageada na Bolsa de Valores de Nova York

sabesp_ete.jpg xx.jpgNegociação das ações da quarta maior empresa de saneamento do mundo no mercado americano completa 10 anos

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp completou dez anos de negociação de suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). A data, o Sabesp Day, foi marcada por uma série de atividades na NYSE e contou com a participação da diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, na tradicional abertura do pregão da Bolsa de Valores de Nova York.  Estiveram presentes no evento o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi, conselheiros e executivos da empresa, acionistas e investidores.
Após o tradicional “Opening Bell”, que determina o início das negociações na NYSE, a diretora-presidente apresentou a meta de universalizar os serviços de saneamento até o fim da década nas áreas atendidas pela Sabesp, a maior empresa de saneamento das Américas e a quarta maior do mundo em número de clientes: 27,6 milhões de pessoas.
Dilma Pena anunciou o compromisso da companhia em oferecer 100% de água tratada, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto em todo o interior do Estado de São Paulo até 2014. “A cada novo ano, a Sabesp mostra ter condições de executar seu objetivo com eficiência, de maneira sólida, dinâmica, inovadora e sustentável em termos financeiros, ambientais e sociais”, afirmou.
Para a diretora-presidente, dez anos de atividades na NYSE marcam um período de uma gestão de sucesso, refletem a confiança depositada por investidores do mundo todo e a satisfação dos clientes, beneficiados pela expressiva expansão dos serviços. “É uma estratégia de gestão bem sucedida que permite à empresa planejar, desenvolver e executar programas de longo prazo que atendem necessidades do Estado, dos municípios e que melhoram a qualidade de vida da população”, disse.
Nestes dez anos, as ADRs da Sabesp valorizaram-se 601% na NYSE, superando muito a performance do Dow Jones, que subiu 29% no período. O valor de mercado da Sabesp quase triplicou: passou de R$ 6 bilhões para R$ 17,1 bilhões. “É um sinal da confiança do investidor e do mercado em geral na estratégia que temos seguido”, afirma Rui Affonso, diretor financeiro da Sabesp. No mesmo período, na BM&FBovespa as ações da Sabesp subiram 427%, ante 401% do Ibovespa.

Histórico
A Sabesp é uma sociedade anônima de capital aberto e economia mista que tem como missão prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Em 2002, a Sabesp passou a ter suas ações negociadas no segmento do Novo Mercado da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa) e na Bolsa de Nova York (NYSE), na forma de ADR nível III. Ambos são os mais altos níveis de governança corporativa nas respectivas bolsas. Atualmente, seu capital está assim dividido: 50,3% nas mãos do Governo do Estado de São Paulo, 24,9% na NYSE e 24,8% com acionistas na BM&FBovespa.
Fundada em 1973, a Sabesp é a maior empresa de saneamento das Américas e a quarta maior do mundo em população atendida. Possui 27,6 milhões de clientes, o que representa 70% da população urbana do Estado de São Paulo, e opera como concessionária em 363 dos 645 municípios do Estado.
A meta da companhia é, até o fim da década, universalizar os serviços de saneamento em sua área de atuação, de forma sustentável e competitiva, com excelência no atendimento ao cliente.

Foto: Divulgação

Imprensa Sabesp

Site Login