Soluções Mizumo atendem à nova versão da Norma NBR 12.209/11

09/05/2012 - Soluções Mizumo atendem à Norma NBR 12.209/11

mizumoxx.jpgA nova versão da referida Norma define os dimensionamentos de Estações de Tratamento de Esgoto, o que coloca as soluções da empresa totalmente compatíveis com projetos variados, inclusive públicos
 
A Mizumo, referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs), caracteriza-se pela qualidade e eficiência de seus produtos. Um dos diferenciais das soluções fabricadas pela empresa é atender à nova versão da norma NBR 12.209/11. Publicada no final de 2011, tem como foco a atualização dos parâmetros e diretrizes da “Elaboração de projeto hidráulico e de processo de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETEs)”.
A Norma, agora, mais abrangente e detalhada, contempla os dimensionamentos dos reatores UASB (reator anaeróbio de fluxo ascendente e manto de lodo), FBP (filtro biológico percolador), FAS (filtro aerado submerso) e Decantador Secundário Lamelar, entre outros, atendidos com excelência pelas soluções oferecidas pela companhia.
Segundo o gestor da unidade de negócios Mizumo, Giovani Toledo, o grande mérito da empresa, em relação a esta norma, é a capacidade de atender aos parâmetros de dimensionamento descritos no documento, além de como, onde e qual fator de segurança deve ser aplicado. “Com a total aderência à Norma NBR 12.209/11, a empresa torna-se mais apta para atender ao mercado público”, afirma.
 
Obras públicas
A Mizumo conta com uma estrutura completa para atender ao mercado de obras públicas. São mais de 170 engenheiros especializados em diversas áreas e uma área de Engenharia de Aplicações composta por uma experiente e capacitada equipe de profissionais, formada por 12 engenheiros exclusivos para a área de saneamento, 30 técnicos projetistas, além de químicos e biólogos.
As soluções da empresa para tratamento de esgoto doméstico são projetadas sob medida e atendem a condomínios, conjuntos habitacionais, bairros, vilas, distritos e municípios com até 20 mil habitantes ou uma vazão de até 35 litros de esgoto/segundo – vazões maiores são avaliadas, caso a caso, pela equipe de engenharia da empresa.
Um exemplo é o Mizumo Air Plus, que atende ao padrão de remoção de nitrogênio amoniacal, ideal para empreendimentos com vazão de até 1.000 m³/dia, o que representa uma população de até 10 mil pessoas. No dimensionamento, a empresa faz uma avaliação completa, considerando a caracterização da origem do esgoto, a identificação do pico de vazão horária, a destinação do efluente tratado, entre outros aspectos.
Os tanques das ETEs possuem 2,5 m e 3,2 m de diâmetro externo, são totalmente estanques e fabricados de PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), possuindo alta resistência a ambientes corrosivos e os padrões adequados para atender às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), podendo ser instalados enterrados ou acima do solo. Por esta excelência na fabricação, a Mizumo oferece garantia de 10 anos nas peças de PRFV e vida útil dos equipamentos superior a 30 anos.
 
Soluções eficientes
Todo o portfólio de produtos desenvolvido pela Mizumo está de acordo com os critérios da Norma NBR 12.209/11 - as linhas Plus e Business, no entanto, precisam de complemento da NBR 7229/93, que contempla os processos de câmaras anaeróbias (tanques sépticos). Os projetos desenvolvidos pela Mizumo visam garantir a melhor relação entre custo-benefício do mercado. As soluções dedicadas, entre elas, das linhas Mizumo Plus, Tower e Customer, são robustas, modulares, têm baixos custos operacionais e garantia de desempenho no tratamento biológico do esgoto. Esses fatores tornam a marca ideal para projetos residenciais, comerciais, industriais e para concessionárias de serviços de saneamento ambiental, entre outros.
A Mizumo adequa a ETE às necessidades de seus clientes e atende a todas as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); as recomendações e resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente; as exigências da Certificação ISO 14.000 - pré-requisito para empresas exportadoras; e cumprem ainda com as diretrizes de estados e municípios.
 
Perfil Mizumo
Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam tratar e reaproveitar efluentes. É referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) e diferencia-se por oferecer soluções ambientais dedicadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequados a cada tipo de cliente.
Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompeia, cidade do interior de São Paulo. Conta com 130 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e uma estrutura comercial que atua em todos os estados brasileiros e, portanto, mais próxima dos clientes.
A qualidade e o atendimento são preocupações constantes. Por isso, a Mizumo possui o Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da NBR ISO 9001:2008 implantado. Colocou em prática o projeto Mizumo Produção Mais Limpa, buscando reduzir os resíduos gerados em seus processos fabris, além de priorizar a utilização de matérias-primas provenientes de fontes renováveis.
A empresa prioriza o crescimento sustentado, com investimentos feitos somente com recursos próprios. Em 2012, investirá na pesquisa, desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias, visando aumentar o portfólio de produtos e serviços, e na inovação dos processos produtivos. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 20% superior ao atingido em 2011.
A Mizumo é uma unidade de negócios do Grupo Jacto, fundado em 1948 e composto por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transporte, equipamentos para limpeza (alta pressão), transformação de plástico, ferramentaria, fundição, veículos elétricos e meio ambiente. O grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por promover o desenvolvimento sustentável em todos os seus setores de atuação.
www.mizumo.com.br
 
Via Pública Comunicação

Site Login