itorial Eng 614.jpgPALAVRA DO PRESIDENTE

O novo desafio do Instituto de Engenharia

Prestes a completar o seu centenário, o Instituto de Engenharia tem se dedicado à discussão das oportunidades geradas pelos novos modos de interação entre as pessoas por meio da internet. Hoje os telefonemas acontecem pela tela do celular. As reuniões, por videoconferência. As redes sociais estão em qualquer momento e em qualquer lugar das nossas vidas. Os aplicativos nos mostram os melhores caminhos a seguir e muito mais.

Para ratificar a invasão dessa nova maneira de comunicação, cito a primeira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia – divulgada, neste ano, pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.Essa amostra revelou que um quarto dos brasileiros passa cerca de três horas e meia por dia acessando a internet. Entre 16 e 25 anos, 78% dos entrevistados acessam a internet pelo menos uma vez por semana e, entre os idosos com mais de 65 anos, a percentagem é de 5%.
Esse novo paradigma de comunicação desafia o Instituto de Engenharia para a entrada no mundo tecnológico e virtual. Conforme mostra a pesquisa, os novos engenheiros, formados mais precisamente nas últimas décadas, são da “geração botão” – que dizer, eles estão familiarizados com as novas tecnologias digitais e sabem lidar com números com muitos algarismos, porém sem a sensibilidade da lógica e da ordem de grandeza dos processos e das operações.
O Instituto de Engenharia tem sido, desde a sua fundação, o palco das discussões de assuntos ligados à engenharia. As nossas ações sempre levam em consideração a missão da entidade: “promover a engenharia, em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade”.
Essa atuação deve ter continuidade, os conhecimentos produzidos precisam se aliar às novas tecnologias, com a finalidade de reunir as novas habilidades dos recém -formados com a experiência dos engenheiros
veteranos.
Para perpetuar seu legado, o Instituto de Engenharia deve repensar o novo perfil de associados, que tem facilidade com as ferramentas digitais disponíveis e com as perspectivas futuras, mas dificuldades de outra ordem, como o deslocamento nas grandes cidades. Os dados da pesquisa mostram ainda que quanto maior o porte da cidade onde vivem os internautas, mais tempo eles gastam em frente ao computador.
Com um mundo globalizado, a tecnologia diminui o tempo dos contatos e facilita o acesso das pessoas ao conhecimento. O mundo virtual é uma ferramenta de possibilidades infinitas, na qual os conhecimentos se cruzam e se complementam. E o Instituto de Engenharia com seus quase 100 anos tem a pressa dos jovens para se integrar e participar deste mundo novo, admirável e desafiador.

 

Site Login