editorial _636.jpgPALAVRA DO PRESIDENTE

Um novo caminho para o Brasil

Vivemos hoje um momento especial. O Brasil acaba de eleger seu novo presidente, além de novos governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e passa por um período de transformação que envolve não apenas o Instituto de Engenharia como todas as organizações da sociedade civil. Essa mudança nos poderes Executivo e Legislativo implicará na troca de equipes, o que abre espaço para uma maior participação de cidadãos e entidades que desejam apresentar seus projetos e ideias.  
Na última década, o Brasil passou por distorções causadas por desgovernos, devido a equivocadas decisões administrativas que causaram perdas financeiras, a mais profunda recessão da sua história e 13 milhões de desempregados. Agora, para corrigir o que foi feito, será preciso promover reformas política, fiscal e previdenciária. Essas mudanças serão bastante desafiadoras, pois mexerão com muitos interesses, mas poderão gerar um futuro grandioso.

Diante desse cenário, o Instituto de Engenharia oferece seu espaço para reflexão e construção de projetos voltados ao desenvolvimento do país, de pontos de convergência para a ação conjunta suprapartidária, buscando uma política de aproximações sucessivas.
Precisamos nos unir para conciliar as partes polarizadas e seguirmos fortes – e em uma única direção. Temos de alinhar os vetores e encontrar um ponto de convergência. Se cada um puxar seus interesses próprios, em lados opostos, não iremos a lugar algum. Devemos exercer a democracia, no significado mais amplo da palavra.
Se quisermos ver o país voltar a crescer não vejo outra saída a não ser pela união. Juntos, promoveremos discussões, formaremos uma oposição responsável, defenderemos e fomentaremos a participação de todos no debate público. O Instituto de Engenharia é uma arena democrática para o compartilhamento de conhecimento, o debate de ideias e a construção de soluções.

Propostas para o desenvolvimento do país
Estou muito confiante com o que vem por aí. No que depender do Instituto de Engenharia, muitos projetos serão criados pelos grupos multidisciplinares do Instituto. As equipes são compostas por associados, apoiadores ocasionais, entidades e empresas que investem tempo e dinheiro nos projetos desenvolvidos pela instituição, contam atualmente com mais de 150 participantes e estão à procura de novos voluntários.
Por meio de um “Projeto Brasil”, o Instituto de Engenharia vem desenvolvendo diversos estudos com a proposta de trazer soluções aos problemas do País. Conheça alguns deles:
Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio – Sugere ações de investimento no transporte ferroviário moderno, com integrações hidroviárias e rodoviárias que viabilizem a ocupação sustentável do território nacional; o escoamento da produção, com redução dos custos logísticos e do impacto socioambiental, e a criação de cidades inteligentes.
A Hidrovia como Vetor de Desenvolvimento e de Integração Multimodal do Brasil e da América do Sul – Visa ampliar a participação do transporte hidroviário, ainda pouco explorado, apesar dos 42 000 quilômetros de rios potencialmente navegáveis no país.
Brasil: Alimentos para o Mundo – O objetivo é apontar o protagonismo que o Brasil pode e deve assumir na alimentação do planeta nas próximas décadas, devido à sua capacidade de ser produtor e exportador de alimentos prontos e semiprontos.
Governança Metropolitana dos Transportes – Aponta a necessidade urgente da adoção de um modelo de autoridade metropolitana de transporte para a melhoria nas condições de mobilidade e logística nas regiões metropolitanas do Brasil – e, em particular, na de São Paulo.

De olho na educação e no futuro do planeta
Além dessas iniciativas, o Instituto desenvolve projetos voltados à área de educação, a exemplo de “Escolas de Engenharia”, que discute e propõe ações na formação das novas gerações de engenheiros. Outro destaque é o programa “’Mentoria a Serviço da Engenharia”, que abre espaço para a formação de mentores e para promover a transferência de conhecimento entre profissionais e estudantes de diversas áreas da engenharia.
O Instituto de Engenharia se preocupa com o hoje, mas também com o amanhã. Por isso criou o “Instituto de Engenharia do Futuro”, um Centro de Estudos Avançados (think tank) para realizar trabalhos, estudos e discussões de longo prazo sobre os problemas globais provenientes do crescimento populacional desordenado e demais demandas.

Engenheiros de destaque
Quando falamos em desenvolvimento do país, lembro que isso só é possível porque existem pessoas capacitadas e que fazem a diferença. E entre elas, as que têm uma história de contribuição e se destacam na área da engenharia, são homenageados pelo Instituto de Engenharia, por meio do evento “Eminente Engenheiro do Ano”. E nesta edição de 2018, também foram celebrados os 102 anos da instituição!
O profissional escolhido neste ano foi o engenheiro Roberto Rodrigues, por sua carreira sólida e brilhante, de 55 anos. Sua trajetória é repleta de conquistas e benfeitorias no setor do agronegócio – um dos mais promissores do Brasil.
No futuro, o Instituto de Engenharia pretende estar ao lado de pessoas como o Roberto Rodrigues e de empresas comprometidas em gerar renda e empregos. O objetivo é caminhar junto às organizações que não se limitam a interesses corporativos de curto prazo e são engajadas no desenvolvimento do país.
Os planos do Instituto de Engenharia incluem ainda a entrega dos projetos da Casa aos governantes, a fim de que possam integrar as políticas públicas. A instituição apoiará o novo presidente, no que se refere às reformas política, fiscal e previdenciária. Também ajudará os novos governadores a desenvolverem seus trabalhos e acompanhará tudo de perto para cobrar mudanças, se necessário.
Este é o papel a que se propõe o Instituto, sem abrir mão do seu protagonismo de pensar no desenvolvimento do Brasil, por meio da engenharia.
Acredito na força da instituição e na união com outras entidades, governantes e sociedade, que poderá trazer de volta ao País o progresso que os brasileiros tanto esperam – e merecem!

 

 

Banner

Site Login