O desafio de planejar a carreira

31/05/2012 - O desafio de planejar a carreira

* Marcelo Mariaca

leitor

Há fortes indicadores de que as pessoas estão planejando melhor suas carreiras hoje que no passado. Um deles é que a boa parte dos jovens que se graduam nas universidades logo engata uma especialização, um MBA ou uma pós-graduação, geralmente na sua área de interesse. Como sabem que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, eles procuram ampliar seus conhecimentos enquanto engatinham na profissão ou mesmo antes de tentar um emprego na área de sua especialização.
Quando consegue um estágio ou uma vaga de trainee numa empresa de excelente reputação, o jovem é estimulado e até orientado a planejar sua carreira. Em alguns casos, além de receber treinamento interno, obtém algumas facilidade para continuar sua formação em cursos de especialização ou pós-graduação. Nesse caso, será bem mais fácil para o jovem ter uma visão holística da profissão que pretende abraçar e identificar quais as habilidades que deverá desenvolver para ter sucesso na carreira que escolheu.

Paradoxalmente, aumentaram as dúvidas e as incertezas sobre a carreira a seguir. Uma das evidências é o alto índice de evasão no ensino superior. De acordo com dados do Ministério da Educação, de 2008 para 2009, 896 455 estudantes abandonaram a universidade. Esse número representa mais de 20% do universo de alunos matriculados. Nos cursos de engenharia, uma das profissões tradicionais de maior prestígio e em alta no mercado, o índice de evasão chega a 50% em algumas escolas segundo a Confederação Nacional da Indústria, que lançou um plano para reduzir o abandono.

Não existe um estudo geral e conclusivo sobre os motivos que levam o jovem a abandonar a universidade. Os especialistas apontam várias razões, como dificuldades financeiras do aluno, o que, imagina-se, afeta principalmente estudantes das instituições privadas. Mas estudos setoriais mostram que a “falta de vocação” está entre os principais motivos alegados pelos universitários quando desistem dos cursos.

Descobrir a vocação antes de entrar para uma universidade é um grande desafio para os jovens do mundo de hoje. Com os avanços vertiginosos na ciência, o surgimento de novas tecnologias que mudam até a forma de pensar, e as transformações no mundo corporativo, estão surgindo muitas profissões novas num ritmo que não conseguimos acompanhar. E, infelizmente, grande parte dos jovens não tem condições de sequer obter informações sobre profissões que poderiam atraí-lo. Só depois de começar a frequentar um curso superior é que muitos estudantes descobrem que queriam outra coisa na vida.

Mesmo depois da formatura, muitos desistem de trabalhar na área objeto do curso de graduação, e buscam espaço em outra carreira. O mercado está cheio de engenheiros que optaram por trabalhar no mercado financeiro, em administração de empresas e até em marketing, só para citar um exemplo.

O planejamento da carreira, portanto, é um desafio a qualquer momento da vida. O importante é que, desde cedo, se abram para os jovens todas as janelas do mundo.

* Marcelo Mariaca é presidente da Mariaca e professor da Brazilian Business School

Site Login