Construtora e Incorporadora Laguna realiza estudos térmicos para projetar ambientes que mantenham a temperatura agradável, até mesmo no inverno

02/07/2014 - Construtora e Incorporadora Laguna realiza estudos térmicos para projetar ambientes que mantenham a temperatura agradável, até mesmo no inverno
 
Curitiba é considerada a capital mais fria do Brasil e a cidade que menos faz sol durante o ano, ganhando até da nublada Londres. A informação foi retirada de uma ferramenta da Agência Nacional de Turismo, Embratur, que mostra quantas vezes o sol apareceu em qualquer cidade do mundo. Como no Brasil ainda não é tão comum sistemas de aquecimento interno nas edificações, pode se dizer que os curitibanos sofrem mais com o frio do que os cidadãos londrinos.
Nesse conceito, a construção civil aposta cada vez mais em estudos tecnológicos para auxiliar na projeção de ambientes termicamente mais agradáveis. “Antes da instalação de qualquer sistema de aquecimento, realizamos um estudo preliminar, que levará em consideração fatores como posicionamento do edifício, índice de insolação, entre outros”, explica Gabriel Raad, diretor geral da Construtora e Incorporadora Laguna.
Por meio de uma consultoria, a construtora aplicou o estudo em seu novo residencial: o Mai Home. “Com o auxílio de softwares conseguimos simular o desempenho térmico e energético da edificação ao longo de um ano. Depois de expostos os resultados podemos verificar qual sistema de aquecimento será mais eficiente para o empreendimento e como será o funcionamento”, esclarece o diretor.
No entanto, ele conta que o ideal é projetar ambientes que proporcionem conforto térmico em qualquer estação do ano. “Mesmo projetando ambientes em Curitiba, não podemos levar apenas em consideração o fator frio. É preciso analisar uma série de fatores para que o ambiente fique agradável no inverno e no verão”, afirma.
Como Curitiba costuma registrar invernos mais rigorosos, acaba se tornando comum a adoção de sistemas que ajudam a amenizar o impacto das baixas temperaturas, como a instalação de pisos aquecidos. O sistema funciona como uma manta térmica, que fica abaixo do revestimento e é acionada por meio de um termostato. “No mercado o aquecimento de pisos geralmente é utilizado nos banheiros, mas nos empreendimentos da Laguna optamos em proporcionar esse conforto térmico em praticamente todo o apartamento. No caso do Mai, por exemplo, o sistema só não é instalado, nas áreas de serviço”, explica Raad.
Outros sistemas que ajudam a deixar o ambiente mais aquecido são os tipos de esquadrias e vidros utilizados, além do tipo de material usado na construção das paredes. “Quanto maior a vedação da esquadria e a espessura do vidro, menor será a interferência da temperatura externa no ambiente. Por isso, o ideal é optar por sistemas eficazes como vidros de alto desempenho. Isso também vale para alvenaria das paredes que, dependendo do tipo de material, ajudará a melhorar a temperatura da residência”, conta Raad.
 
Residencial
Todos os apartamentos do residencial Mai Home receberão sistema de aquecimento nos pisos, além de vidros laminados duplos em alguns ambientes, com eficiente sistema de vedação. Além disso, as paredes serão projetadas com camadas de lã de rocha, ar e drywall, que ajudarão a manter o ambiente agradável no inverno e no verão. O empreendimento é divido em 28 pavimentos, sendo 32 unidades com dois apartamentos por andar. As unidades são dividas em 14 apartamentos Tipo, 16 Duplex e dois apartamentos Triplex.
 
Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental como a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.
 
Talk Assessoria de Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login