FAPESP assina acordos com agência de fomento e universidades do Canadá para ampliar colaboração em pesquisas

26/04/2012 - FAPESP assina acordos com agência de fomento e universidades do Canadá para ampliar colaboração em pesquisas

Representantes de instituições canadenses vão discutir parcerias para estimular a interação entre pesquisadores de São Paulo e do Canadá
 
A fim de facilitar a colaboração entre pesquisadores brasileiros e canadenses, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP vai firmar uma série de acordos com instituições de fomento e pesquisa do Canadá, durante a visita de uma delegação chefiada pelo Governador Geral do Canadá, David Johnston, composta por 30 reitores das principais universidades daquele país.
Na quinta-feira, dia 26/04, será assinado um memorando de entendimento com a Natural Science and Engineering Research Council of Canada (NSERC), que prevê a colaboração em ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo entre instituições paulistas e de diferentes regiões canadenses. A proposta é promover a interação entre as comunidades científicas, incluindo a formação de profissionais e o estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.
No mesmo dia, haverá um debate na FAPESP sobre pesquisa e inovação e as oportunidades de colaboração entre Brasil e Canadá, com a participação de Abina Dann, cônsul geral do Canadá em São Paulo, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, Suzanne Fortier, presidente da NSERC, Claudia Bauzer Medeiros, do Instituto de Computação da UNICAMP, e Jamshed Merchant, vice-ministro adjunto de Agricultura do Canadá. Entre os temas em discussão estão a colaboração internacional em pesquisa científica, o impact o da tecnologia da informação na ciência e a interação entre a produção científica e a indústria. 

Fórum de Inovação
Na sexta-feira, dia 27/04, durante o Fórum de Nações Inovadoras, organizado pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo, a FAPESP vai assinar acordos de cooperação com a University of Victoria e um consórcio formado pelas universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa. Um terceiro grupo, formado pelas universidades de Simon Fraser, Concordia, York e Ryerson também firmará um termo de cooperação com a Fundação. O objetivo dos acordos é o de estimular a interação entre pesquisadores para que, a partir disso, surjam novos projetos de pesquisa em conjunto entre essas instituições e as universidades paulistas, e somam-se aos já existentes, como os firmados com as universidades de Toronto e Western O ntario. Na mesma data também serão anunciadas chamadas de propostas para pesquisas em parceria com a Universidade de Ontario Instituto de Tecnologia (UOIT) e a McMaster University.Haverá, ainda, uma reunião entre dirigentes da FAPESP e da Associação das Universidades e Faculdades do Canadá – AUCC, entidade que representa 95 universidades canadenses públicas e particulares sem fins lucrativos, quando serão feitas discussões técnicas para o aprofundamento das relações entre as instituições, cujo crescente interesse tem gerado um aumento no fluxo de informações entre os dois países.

Banner
Banner
Banner

Site Login